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Mario Kart 3DS

FELIPE CARETTONI

Colaboração para o UOL

29/11/2011 18h01

"Mario Kart" chega ao 3DS cheio de novidades que não apenas divertem mais, mas também adicionam inúmeras possibilidades em uma mesma corrida. O destaque vai para o completo modo online que inclui opções tradicionais e um inédito sistema de comunidade que atrai amigos para uma mesma sala virtual.

Os lindos gráficos completariam o pacote de novidades com chave de ouro se não fosse o entediante e curto modo para um jogador. Mesmo assim, “Mario Kart 7” é forte candidato a melhor jogo de 3DS de 2011, unindo as qualidades de seus antecessores com o melhor desta geração.

Introdução

Prepare-se para entrar em um mundo extremamente competitivo, onde não importa qual método ou atalho usar, é preciso sempre chegar em primeiro lugar. Poética ou não, essa é uma frase que resume bem toda a série de corrida do encanador da Nintendo, que chega agora à sua sétima versão desafiando ainda mais as leis da física, com fases aquáticas e disputas aéreas inéditas.

“Mario Kart 7” retoma o que foi feito com a franquia desde o Super Nintendo, embarcando agora para um mundo com pistas completamente tridimensionais, repletas de novas mecânicas e itens poderosos, mas sem perder seu estilo único que une tradição com inovações refinadas.

Pontos Positivos

Novos itens, novas mecânicas

O jogo traz novos personagens, como Metal Mario, Lakitu e Wiggler, e também inaugura o uso de dois novos itens que há muito tempo estão presentes nos jogos de Mario. Um deles é a simpática folha que transforma o personagem em tanooki, concebendo aqui a habilidade de acertar itens e oponentes com a ajuda de uma cauda. O segundo é a flor de fogo que possibilita o arremesso de bolas flamejantes para trás e para frente, garantindo invencibilidade momentânea se usada corretamente.

Caso tudo esteja perdido e o jogador se encontre entre os últimos lugares, haverá uma chance de obter o item 7 que, assim como o número de títulos da franquia, fornece sete itens diferentes de uma só vez ao retardatário. O resultado disso, como sempre, é explosivo.

Durante as corridas é possível coletar um limite de dez moedas que, além de fornecerem um pequeno impulso ao piloto, podem ser colecionadas fora das pistas para a obtenção de novas peças de kart. Dessa maneira, você personaliza seu jogo com atributos mais diversificados do que apenas personagens e veículos, mas também rodas e asa deltas. Karts pequenos com rodas grandes garantem maior velocidade dentro e fora das pistas, enquanto o inverso aumenta a aceleração e a estabilidade.

Corridas no ar e embaixo d'água

“Mario Kart” sempre desafiou as leis da física, mas no 3DS o jogo vai além. Ao pular de rampas e penhascos, é possível apertar o botão de pulo para ganhar impulso e, na maioria das vezes, abrir a asa delta. Ao fazer isso, você pode controlar o seu vôo para pegar itens no céu e desviar de cascos indesejáveis. A ação protege o kart de oponentes furiosos, mas pode diminuir a velocidade do personagem se executada por muito tempo.

Se o céu não é o limite, o mesmo pode ser dito sobre a água. Pela primeira vez na série, cair em terreno aquático não é mais o fim do mundo, já que todos os karts são equipados de hélices que permitem a navegação em locais submersos. Para aproveitar a novidade, "Mario Kart 7" traz pistas totalmente aquáticas, como a Wario Shipyard, um navio naufragado repleto de peixes e correntes de água.

Visão em primeira pessoa

Para aqueles que gostam de maior realismo, mesmo que isso pareça impossível em “Mario Kart 7”, a Nintendo criou a visão em primeira pessoa, similar àquelas câmeras internas de jogos de corrida como “Need for Speed” ou “Gran Turismo”. Apertando um botão, o jogador irá enxergar exatamente o que o personagem estará vendo, inclusive parte do volante no lado inferior da tela. Com essa configuração, é possível controlar o kart da mesma maneira de antes, ou ativar o giroscópio do 3DS para controlar o veículo movimentando o próprio portátil.

Multiplayer completo

Localmente, "Mario Kart 7" oferece várias opções de jogo para até oito pessoas se divertirem. Elas podem disputar corridas comuns, batalhar com balões ou trocar informações variadas através do StreetPass, desde os seus avatares no Mario Kart Channel até os seus “fantasmas” gravados no Time Trials.

Mas é no modo online que “Mario Kart 7” estabelece o seu ápice de diversão. Os jogadores podem entrar em corridas aleatórias ou convidar amigos, mas não precisam mais trocar Friend Codes, bastando apenas ter uma pessoa configurada na lista do próprio 3DS para jogar. Todos os oponentes enfrentados, inclusive os desconhecidos, aparecerão em uma lista extra no menu do modo online, podendo ser adicionados à lista de amigos ou deletados.

A grande novidade aqui é o sistema de comunidades, onde você pode criar seus próprios grupos e convidar amigos para corridas privadas. Para isso, basta configurar algumas regras, criar o nome da comunidade e receber um código que deve ser repassado aos amigos que quiserem participar da jogatina. Infelizmente é mais um número grande para anotar, mas a diversão final supera o trabalho. Vale lembrar que podem ser criadas inúmeras comunidades e apagá-las assim que desejar.

Em relação à fluidez das partidas, são muito raras as vezes em que ocorre qualquer tipo de problema de lentidão ou travamento. O comportamento dos karts dos oponentes no modo online é muito mais instável do que em uma conexão local, mas jamais compromete a diversão final.

Gráficos excelentes

“Mario Kart 7” está muito bonito e seus efeitos tridimensionais não apenas passam excelente impressão de profundidade, mas auxiliam de maneira considerável a previsão de colisões entre o kart e outros itens. O jogo é composto por 32 pistas bem diferentes, com climas que variam de praias até montanhas de gelo, todas muito bem trabalhadas graficamente.

A Retro Studios, responsável por “Donkey Kong Country Returns”, participou na criação da nostálgica pista DK Jungle e também adaptou os 16 circuitos clássicos de várias outras plataformas, como Luigi Raceway de Nintendo 64 e Koopa Cape de Wii, para esta versão de Nintendo 3DS. Além do tratamento visual, essas pistas receberam atalhos inéditos, aéreos ou subaquáticos.

Pontos Negativos

Muito curto

Não há dúvidas de que o modo online de “Mario Kart 7” está bem completo, mas o mesmo não pode ser dito sobre a experiência solo. Por não estar voltado somente à interação entre amigos, o título deveria diversificar mais o single player, trazendo novos conteúdos e estabelecendo desafios mais complexos.

Terminar as 32 pistas nas quatro dificuldades é uma tarefa simples demais para um jogo tão divertido como este e acaba cansando rapidamente. Diferente de seu antecessor para DS, que trouxe missões extras que envolviam coletar moedas e derrotar chefes bem elaborados, “Mario Kart 7” repete os tradicionais modos Time Trails (com “fantasmas” pré-configurados) e batalhas, sendo que este último pouco tem a oferecer sem a participação de amigos.

Mesmo as partes dos karts, que são obtidas através de moedas coletadas durante as corridas, não estimulam o replay do jogo. A sensação aqui é a de que não existe um objetivo a seguir e que falta algo para estimular a diversão. Que tal criar desafios que envolvam corridas apenas com a visão em primeira pessoa e o uso do giroscópio? E que tal uma competição cujo objetivo é desviar de milhares de obstáculos em pistas feitas para isso? As possibilidades são muitas, mas é uma pena que nenhuma apareceu por aqui.

Efeito 3D pode ser cansativo

Por ser um título de corrida muito colorido e estar sempre em movimento, a imagem em três dimensões pode causar maior desconforto do que o habitual. Se você ficar incomodado, considere abaixar ou até desligar a função 3D com maior freqüência.

Nota: 9 (Excelente)