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Monster Hunter 4 Ultimate

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

13/02/2015 16h52

"Monster Hunter" provavelmente nunca será uma série para todo mundo - mas isso não impede "4 Ultimate" de ser o mais acessível capítulo da linha.

Pontuado por uma evidente evolução em suas mecânicas de combate, o jogo ainda quebra uma longa tradição de introduções longas e entediantes que afastavam hordas de potenciais fãs dos verdadeiros méritos da franquia.

Ao invés de perder tempo com tarefas mundanas como o cuidado de uma fazenda, jogadores agora podem se focar em bolar estratégias para derrotar as 93 espécies de monstros do game com uma das 14 diferentes variações de armas. É muito conteúdo - o suficiente para centenas e mais centenas de horas de diversão -, e não há encheção de linguiça.

Trata-se do melhor e maior jogo da série, imperdível para qualquer um que já tenha se divertido no papel de caçador de monstros. E mais importante ainda: nunca houve uma porta de entrada melhor para novos recrutas em busca de um pouco de ação.

Introdução

Em um mundo selvagem onde enormes serpes e dragões tomam os céus e outras monstruosidades buscam presas na terra, alguém precisa se responsabilizar pela segurança dos pequenos e frágeis humanos.

Conhecidos por utilizarem a força dessas criaturas contra elas mesmas, os caçadores de monstros que dão título à série de RPGs de ação da Capcom não são super-heróis. Mesmo assim, munidos com armas e armaduras feitas dos dentes, escamas e peles de seus inimigos, eles vão rumo às paisagens mais inóspitas do mundo para enfrentar a morte quase certa.

Em "Monster Hunter", não há mira automática ou contagem de combos. É a habilidade do jogador contra a inteligência do monstro em embates que podem durar perto de uma hora. A tensão é constante, e um erro pode significar a morte até mesmo do mais experiente caçador. Atributos significam pouco perto da precisão nos comandos. Não é uma experiência branda, mas sim uma que recompensa quem tem paciência e se esforça para melhorar a cada missão.

"4 Ultimate" é a versão expandida do quarto game da linha principal da série, lançada exclusivamente para o 3DS. O jogo tem diversas missões que devem ser superadas de maneira solitária, mas seu foco é o multiplayer, local ou online, onde até quatro caçadores devem unir suas forças para derrotarem os mais terríveis monstros.

Pontos Positivos

Combate renovado

Para os padrões de uma série que mudou muito pouco ao longo de seus 10 anos de existência, "Monster Hunter 4 Ultimate" representa uma evolução enorme.

Mais ágeis do que nunca, os caçadores agora saltam sobre obstáculos quase imediatamente, escalam paredes com muita rapidez e conseguem até realizar ataques no meio de saltos. É possível até mesmo pular nas costas de um monstro e tentar derrubá-lo com ataques em um ponto fraco.

As novidades permitiram que a Capcom fosse muito mais criativa na concepção dos cenários, que agora são muito mais verticalizados, com plataformas, desníveis e andares. Mais do que as simplórias planícies que prevaleciam nos jogos anteriores, os mapas tornam-se personagens nas batalhas, afetando tanto a maneira como um jogador deve pensar em seus movimentos quanto o comportamento dos monstros.

O combate em "4 Ultimate" é mais interessante. Ao invés de apenas seguir padrões de ataques e esquivas, os jogadores agora são motivados a pensar ativamente e mudar sua estratégia em tempo real, na medida em que os monstros navegam pelo cenário.

Nada é supérfluo

Todos os elementos de "Monster Hunter" que fãs consideravam tediosos foram jogados fora em "4 Ultimate".

A começar pela surpreendente e ágil introdução, que joga os caçadores na ação de imediato e faz em uma hora o que jogos anteriores faziam em cinco, o game tem um ritmo vencedor. A ideia é permitir que o jogador consiga pular de missão em missão rapidamente. E funciona.

Diálogos foram encurtados. Ainda que certas mecânicas sejam didaticamente explicadas através de textos, esses são mais leves e diretos ao ponto.

A administração da fazenda, que ocupava até dez minutos entre missões em "Freedom Unite", foi substituída por um sistema de multiplicação de itens que permite aos jogadores obterem poções e outros essenciais sem muito esforço.

Novas armas

Vivem dizendo por aí que certos jogos têm um alto fator replay por causa da variedade de armas - que "vale a pena jogar de novo com uma arma diferente". Até hoje, "Monster Hunter" é o único jogo em que isso realmente é verdade.

São 14 tipos diferentes de armas, como espada e escudo, arco, lança, martelo, entre outras. Cada uma delas tem suas próprias habilidades especiais, forças e fraquezas. As discrepâncias de uma para outra são tão grandes que mudar de arma é quase como mudar de jogo.

Com novos ataques que devem ser combinados com saltos, tipos clássicos de armas ganharam novas facetas. Mas os destaques certamente são a Insect Glaive e a Charge Blade - duas variações inéditas que trazem ainda mais opções aos combates.

A Insect Glaive é perfeita para iniciantes por permitir que o caçador realize saltos a qualquer momento. Mesmo assim, sua mecânica de captura de essência pode ser muito bem aproveitada por veteranos da série. Já a Charge Blade, com suas duas formas diferentes e várias configurações de ataques, é uma das mais complexas armas do jogo. Dominá-la é uma satisfação enorme.

Mundo e trama aproveitados

A mitologia do mundo de "Monster Hunter" sempre foi interessante, mas pouco aproveitada. Antes de "4 Ultimate", as histórias eram praticamente irrelevantes. Não que a trama do novo game quebre muitos paradigmas, mas ao menos ela motiva os fãs a prestarem atenção nas conversas e enfrentar as missões da 'campanha'.

Na tradução do game, a Capcom acertou na dose de humor, com referências à cultura pop que ficam muito engraçadas em contraposição à temática medieval do universo da série.

Somado a tudo isso estão os belíssimos cenários do game, que conseguem criar uma ótima atmosfera de mundo selvagem mesmo com a baixa resolução da tela do 3DS. O trabalho da direção de arte, a qualidade das animações dos personagens e monstros, e a atenção aos detalhes em geral criam uma apresentação praticamente impecável para um game que precisou enfrentar várias limitações de hardware em seu desenvolvimento.

Pontos Negativos

Feito para 2 analógicos

"Monster Hunter 4 Ultimate" foi feito para ser jogado com um segundo analógico.

A alternativa para donos do 3DS e do 3DS XL é utilizar o acessório opcional Circle Pad Pro. O New 3DS já vem com um segundo analógico. Já usuários do 2DS não têm nenhuma opção a não ser se acostumar com o 'd-pad' virtual.

Como não existem mais combates submersos no game, o problema não é tão grande como era na versão de 3DS de "3 Ultimate". Mas lidar com os ataques rápidos dos monstros e conseguir virar a câmera nas horas certas é uma tarefa desconfortável. Sim, funciona - principalmente para quem chegou a jogar a série com "a garra" no PSP -, mas não é o ideal.

Nota: 9 (Excelente)