Star Fox 64 3DRETRAIR FICHA

Star Fox 64 3D

Melhor jogo da série "Star Fox" retorna em versão portátil e remodelado em 3D.

  1. Desenvolvedora: Nintendo
  2. Lançamento: ND
  3. Distribuidora: Nintendo
  4. Suporte: 1 jogador, cartão de memória
  5. Gênero: Nave
7 Bom
20/09/2011

Análise: Star Fox 64 3D

FELIPE CARETTONI
Colaboração para o UOL

Considerações

"Star Fox 64" continua divertido mesmo após tantos anos no mercado, provando novamente a incrível força das franquias da Nintendo. Os gráficos pontiagudos deram lugar a belíssimos ambientes em três dimensões que reforçam a distância entre naves aliadas e inimigas, ampliando as possibilidades de esquiva e movimentação no espaço.

Por fim, apesar do divertido multiplayer local, a ausência de um simples modo online desapontou, ainda mais considerando tantos outros títulos similares para DS que se conectam à internet.

Introdução

Com uma história simples e bastante conhecida há quase 15 anos, Fox e sua equipe espacial retornam ao sistema Lylat, um conjunto de planetas ocupados pelo vilão Andross e os seus capangas.

"Star Fox" segue os passos de "Legend of Zelda" no portátil e traz de volta um sucesso do Nintendo 64, com o auxílio da terceira dimensão e alguns novos modos que dão fôlego extra para a clássica aventura espacial.

Pontos Positivos

  • Divertido como sempre
  • "Star Fox 64 3D" é um dos raros casos em que não é preciso modificar um jogo para mantê-lo atualizado à nova geração e ao mesmo tempo interessante para quem nunca o experimentou. Sua fórmula simples que mistura batalhas espaciais e milhares de inimigos permanece inalterada e extremamente divertida, mesmo com a tela menor e os diferentes botões do portátil.

  • Multiplayer local
  • O modo multiplayer para até quatro jogadores locais está presente na versão para 3DS, havendo a necessidade de apenas um cartucho e quatro aparelhos. É possível competir por pontos ou simplesmente destruir os inimigos para ser o único a permanecer vivo ao final da batalha.

  • Gráficos 3D
  • Enquanto as mecânicas e o estilo de jogo permaneceram iguais ao jogo de 1997, os gráficos foram completamente reformulados e tornaram "Star Fox 64 3D" um dos games mais bonitos para o portátil da Nintendo. Os efeitos de luzes e a extrema variedade de cenários de cada planeta, combinados com as novas tecnologias do portátil, instigam o jogador a manter o modo 3D ligado.

    Diferente do que ocorre em outros títulos de menor ação, a dimensão de profundidade desempenha um papel mais relevante aqui, já que é muito vantajoso conhecer a distância entre a nave e os objetos para executar desvios rápidos e precisos.

Pontos Negativos

  • Giroscópio
  • Além da campanha tradicional, "Star Fox 64 3D" possui um modo que permite a utilização do giroscópio do 3DS, no qual o jogador pode controlar a nave de Fox apenas movendo o aparelho para os lados. O problema, no entanto, é que essa brincadeira cansa rapidamente e dificulta a visualização das fases e dos inimigos, pois a visão permanece em constante movimento.

    Agora tente somar essa péssima novidade com o modo em 3D ativado e prepare-se para morrer bastante no jogo. Assim como em "The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D", é muito difícil ativar as duas funções ao mesmo tempo sem comprometer a diversão, mas no caso de "Star Fox" é muito melhor desligar o giroscópio e continuar enxergando os bonitos cenários em três dimensões.

  • Sem modo online
  • Se a premissa de "Star Fox 64 3D" é terminar as fases de maneira rápida e eficiente para comparar os resultados com outros jogadores, um modo online é no mínimo essencial. Imagine um modo que possibilite baixar o tempo de alguém e competir com o "fantasma" do outro em uma determinada fase. E que tal o combate entre quatro jogadores no estilo de "Mario Kart DS"? Apesar das idéias serem interessantes, a Nintendo parece ter descartado todas e nem mesmo criou um ranking online para comparar resultados.

    O pior de tudo é olhar para o passado do DS e observar uma série de jogos tão simples quanto "Star Fox", como "Animal Crossing", "Pokémon" e o próprio "Mario Kart DS", que possuem algumas dessas funções. Já passou da hora da Nintendo investir em conteúdo online, não apenas para tornar as experiências mais divertidas, como para dar maior longevidade aos jogos.

  • http://jogos.uol.com.br/3ds/analises/star-fox-64-3d.htm
  • Leia a análise de 'Star Fox 64 3D'
  • 30/09/2014
  • 3DS - UOL Jogos
  • UOL Jogos
  • @UOLJogos
  • 1

Últimos Comentários

TOP 5 DOS USUÁRIOS DO FACEBOOK