Topo

Super Mario 3DS

PABLO RAPHAEL

da Redação

10/11/2011 08h00

"Super Mario 3D Land" é o primeiro grande game do Nintendo 3DS, desenvolvido e pensado para o portátil e que usa quase todas suas funções de forma criativa e inteligente. É um jogo excelente, que se equipara aos melhores títulos do Mario, em qualidade e diversão. Mais ainda, é o melhor motivo para adquirir um 3DS.

Introdução

"Super Mario 3D Land" é uma aventura inédita do mascote da Nintendo, desenvolvida com o 3DS em mente - algo que não pode ser dito dos principais jogos do portátil até agora, como "Ocarina of Time" e "Star Fox 64", clássicos requentados do Nintendo 64.

Nessa nova aventura, Mario atravessa o Reino dos Cogumelos para, como sempre, resgatar Peach das garras de Bowser, encarando 8 mundos cheios de surpresas e referências aos games anteriores.

Pontos Positivos

Variedade de situações

"3D Land" segue o esquema dos primeiros "Super Mario", com 8 mundos lineares para explorar e cada estágio termina com um salto na bandeira. Há 3 estrelas para coletar em cada fase e uma batalha com Bowser no fim de cada mundo.

Mas o jogo combina elementos de jogabilidade de toda a série, com trechos que lembram "New Super Mario", "Mario 64" e até "Mario Galaxy". Em outros momentos a câmera muda para uma visão aérea, como nos "Zelda" de antigamente.

Mario precisa correr, saltar e voar pelo cenário, usando poderes como a clássica flor de fogo e até a roupa de guaxinim, de "Mario Bros 3". Ao entrar em um bloco com uma hélice, manobras aéreas ao estilo "Pilotwings" também viram parte da jogo. Assim como em "New Super Mario", você pode estocar itens na tela inferior do portátil e trocar de habilidade quando precisar.

Também há trechos em que é preciso mudar o ângulo da câmera para superar os obstáculos, o que transforma o efeito 3D em parte da mecânica de jogo e não só um requinte visual.

Referências aos outros "Super Mario"

Os estágios de "3D Land" são muito bem planejados. No início de cada fase, inclusive, você pode ir até um binóculo e, movendo o 3DS, dar uma olhada no que vem pela frente.

Os cenários são cheios de referências clássicas e os veteranos da série reconhecerão trechos inspirados em "Super Mario World" e até mesmo o final do mundo 1.1 do primeiro "Mario Bros". O mesmo vale para a trilha sonora, que combina temas clássicos de Mario com remixagens inspiradas e que grudam no ouvido.

Controles fáceis de dominar

Dominar os movimentos e habilidade de Super Mario é fácil. No começo você não vê utilidade para o botão de corrida, mas em estágios avançados, é preciso utilizar muito a corrida seguida de pulo para avançar. Jogadores de "Mario Galaxy" sentirão falta do "spin attack", aquele movimento em que o encanador gira os braços quebrando tudo, mas o bumerangue, item que estréia em "3D Land" cumpre bem o papel de detonar inimigos - o truque é atirar o objeto e desviar dele na volta para que ele fique voando por algum tempo ao redor de Mario e acertando os monstrinhos para você.

Efeito 3D caprichado

O visual do jogo é uma mistura de "New Super Mario" com "Galaxy". É tudo muito bonito, colorido e bem feito. Mas o que mais chama atenção é a qualidade do efeito 3D. Os cenários ganham profundidade, os pulos de grandes alturas se tornam mais emocionantes e, principalmente, o jogo fica mais divertida.

Em "Mario 3D Land", o efeito tridimensional é parte integrante da brincadeira e o que é melhor, mesmo com moedas voando pela tela, inimigos saltando pra lá e pra cá e tantos outros elementos, o 3D não deixa o jogo confuso. Com um bom ponto de apoio para os braços para não perder o foco, você atravessa o game do começo ao fim com o efeito ativado, sem problemas.

Pontos Negativos

Linear demais

Mesmo com a busca pelas estrelas e uma boa quantidade de salas secretas, "3D Land" é um jogo bastante linear: no fim, são 8 mundos com 5 a 6 fases em cada um, sempre em linha reta.

"3D Land" é um jogo de plataforma tradicional e, dentro do que se propõe, é um jogo muito bom. Mas não espere por um mundo aberto para explorar como em "Mario 64" ou "Galaxy", nem mesmo pelo mapa complexo de "Super Mario 3".

Faltou um modo multiplayer

O game usa muito bem vários recursos do Nintendo 3DS, inclusive com uma troca de itens via StreetPass, mas peca pela ausência de um modo multiplayer, seja online ou local. Atravessar o Reino dos Cogumelos em 3D é divertido, mas seria ainda mais pulando por aí com Mario e Luigi.

Nota: 9 (Excelente)