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Super Street Fighter IV 3D Edition

08/04/2011 13h26

Hoje é difícil acreditar, mas "Street Fighter" e Nintendo já tiveram muito em comum: o maior sucesso dos fliperamas em 1991, "Street Fighter II", foi o responsável pela popularização do Super Nintendo, console que recebeu o jogo com exclusividade - reza a lenda que o jogo de luta também foi responsável pelo controle do Super NES ter 6 botões.

De lá para cá, muita coisa rolou e o último jogo da série lançado em uma plataforma Nintendo foi "Street Fighter Alpha 3 Upper", em 2002, para Game Boy Advance. Após um recesso de quase dez anos, a Capcom traz "Street Fighter" de volta para a Nintendo, em grande estilo: "Super Street Fighter IV 3D Edition" é o melhor jogo nesses primeiros dias de Nintendo 3DS.

O melhor até agora

Diferente do "Street Fighter IV" lançado para iPhone em 2010, o game do Nintendo 3DS é um jogo completo, com todos os lutadores vistos na versão para PlayStation 3 e Xbox 360. De Ryu, Ken e Chun Li até Cody, Hakan e Seth, todos os personagens estão presentes, com seus respectivos golpes especiais, trajes alternativos e combos fulminantes.

Mais ainda, o game apresenta uma modalidade única, chamada Dynamic Mode: a luta é vista de perto, por trás dos ombros do lutador. É onde o efeito 3D do portátil pode ser melhor apreciado, mas na prática, não é mais do que uma firula estética, perfeita para impressionar os amigos curiosos com seu novo videogame.
 

Aprecie os belos gráficos da versão 3DS de "SSFIV"


O efeito 3D funciona bem nas lutas tradicionais, vistas de lado, com os cenários formando dois ou três planos ao fundo dos lutadores e as barras de energia, super e ultra flutuando à frente. É claro que isso consome processamento: com o 3D ligado, as lutas rodam em 30 quadros por segundo. Basta desativar o efeito para que o jogo ganhe o dobro de velocidade e, aí sim, ofereça o mesmo desafio e diversão da versão para consoles maiores.

"3D Edition" traz dois sistemas de controle: Lite e Pro. No primeiro, golpes especiais e movimentos Super e Ultra são disparados pressionando a tela de toque. Mesmo para um jogador experiente, é um modo útil para conhecer lutadores com os quais não é familiarizado.

Já no modo Pro, você pode configurar os 6 botões do 3DS da forma que preferir e também incluir combinações de botões na tela de toque - mas é preciso realizar os movimentos no direcional, seja nas setas ou na roda analógica do portátil. Você vai acabar alternando entre um e outro conforme a situação e a posição dos dois direcionais no portátil é excelente para isso.
 

Veja o trailer americano do jogo

O "Super Street Fighter IV" do 3DS tem um robusto modo versus, tanto para lutas via Nintendo WiFi Connection quanto para batalhas online, com direito a ranking e todos os títulos e ícones vistos nos consoles. Para quem curte itens colecionáveis, há 500 estatuetas que podem ser compradas com pontos, ganhos jogando o game ou através do contador de passos do portátil. Essas estátuas participam de batalhas de estatísticas através da função Street Pass, rendendo mais pontos que são utilizados para comprar mais estátuas.

Algumas coisas se perdem na transição dos consoles para o portátil e o que mais chama atenção são os cenários, que perderam suas animações e foram simplificados. Os garotos brincando embaixo da ponte em Underpass agora são figuras estáticas e a praça asiática não tem tanta gente, por exemplo. Mas é um defeito menor, que não estraga a experiência de um dos melhores jogos de luta da atualidade. Diminuir a qualidade de "3D Edition" por sua platéia imóvel é como dizer que "Street Fighter II" no Super NES era ruim por ter elefantes a menos no estágio de Dhalsim.

Nota: 9 (Excelente)