Topo

2002 FIFA World Cup

13/05/2002 18h36

Mais um FIFA tão pouco tempo depois do lançamento de FIFA 2002? Hhmm... não é bem assim. Eu explico. Existe uma palavrinha mágica chamada marketing e uma ocasião também mágica chamada Copa do Mundo, que só acontece de quatro em quatro anos. E como a EA não é boba nem nada, aproveitou que falta menos de um mês para a Copa e lançou Copa do Mundo FIFA 2002, que apesar de trazer pequenas novidades, é praticamente igual ao seu antecessor.

Para aqueles fãs do esporte que curtem fidelidade aos fatos reais (provavelmente a maioria), o jogo oferece um grande atrativo. Como possui a licença oficial da FIFA, todas as seleções da Copa estão lá com seus uniformes oficiais e com todos os jogadores convocados pelos respectivos técnicos. Os vinte estádios, muitos deles construídos especialmente para a Copa e com características das mais modernas disponíveis, também podem ser escolhidos.

Aliás, temos até presenças ilustres de craques que não foram chamados. No Brasil, por exemplo, você pode ver que Juninho Pernambucano e França estão na lista. Mas quem espera encontrar Romário nos vestiários, pode esquecer. Nem a EA teve peito de convocá-lo depois que Felipão desistiu do baixinho.

Em Copa do Mundo FIFA 2002 as opções de jogo são Amistoso e o próprio torneio, que esse ano tem sede dividida entre a Coréia e o Japão. Há também a opção multiplayer para quem quiser se aventurar em partidas on-line.

Além de trazer a licença oficial do evento, outras grandes qualidades do game são as animações detalhadas e o som extremamente fiel. Durante as partidas, você consegue realmente sentir a vibração das torcidas, que entoam gritos de guerra e levantam grandes bandeiras dos times. Grandes lances ganham replays instantâneos com vários ângulos diferentes e pode-se perceber uma sensível melhora nos movimentos dos atletas.

O momento do gol também ganhou um replay mais bonito e é acompanhado de uma trilha sonora grandiosa, composta nos estúdios da EA.

Em relação às novidades adicionadas, merecem destaque a função Craque e a função Jogada Aérea. A primeira permite que jogadores consagrados mundialmente, como Zidane, Ronaldo, Figo, Roberto Carlos e outros façam a diferença em seus times. Ou seja, esses jogadores são notadamente mais habilidosos em determinado sentido. Por exemplo, se você estiver com a intenção de penetrar na área adversária, tenha certeza de que sua tarefa será mais fácil se a bola estiver nos pés de Ronaldo.

Já a função Jogada Aérea permite que você execute movimentos específicos usando apenas uma tecla. Dependendo da altura em que a bola chegar a seu jogador, fica muito mais fácil dar cabeçadas, bicicletas, voleios e outras jogadas plásticas que possam levá-lo ao gol.

Nota: 8 (Ótimo)