Topo

2010 FIFA World Cup South Africa

07/05/2010 15h29

Tão certas quanto novas edições anuais de "FIFA" e "Pro Evolution Soccer" é a edição temática da série da Electronic Arts para a Copa do Mundo, maior evento esportivo do planeta.

Nações se enfrentam no game da Copa
Assim, o torneio de 2010, sediado na África do Sul, ganha poucas semanas antes do início o seu videogame oficial. Ainda que a princípio possa parecer uma versão levemente modificada de "FIFA 10", "FIFA World Cup South Africa" consegue trazer novidades, características e estilo o bastante para se garantir como um jogo próprio, interessante tanto para aqueles que já jogam "FIFA 10" e até para quem não é lá muito fã da franquia.

Muitas maneiras de aproveitar a Copa

Obviamente, o grande atrativo do game é a possibilidade de vivenciar a edição 2010 da Copa do Mundo. Assim, o modo principal de partida traz o torneio com sua tabela real e recriação de todos os estádios africanos utilizados.

Reviva momentos marcantes do futebol
As escalações das equipes não são ainda as finais, visto que ainda não foram divulgadas na época de lançamento, mas atualizações onlines gratuitas permitem alterar os esquadrões para deixá-los tal qual na competição. Mesmo quem não possui conexão com internet pode fazer isso manualmente, seja selecionando atletas de uma lista que já vem no jogo ou até mesmo criando futebolistas virtuais pelo robusto editor emprestado da série "FIFA".

Mas isso é só o começo. "World Cup" se esforça em oferecer tantas opções de jogar futebol virtual que é difícil achar uma que não agrade. Por exemplo, é possível personalizar a Copa do Mundo, trocando as equipes que participam, disputar as Eliminatórias inteiras (de qualquer continente), controlar apenas um atleta em campo na busca pela classificação e vitória no torneio (no modo Captain Your Country, só um novo nome para o divertido Be a Pro) e mais.

Um dos mais divertidos e criativos é o Story of Qualifying, em que são oferecidas para jogar situações reais de partidas das Eliminatórias e pontos são conferidos conforme o desempenho.

Por exemplo, é possível comandar a Argentina naquela épica vitória do Brasil em pleno território adversário, no estádio na cidade de Rosario. Outra partida icõnica é o duelo entre França e Irlanda, no qual o atacante Henry marcou um gol com a mão. Melhor ainda, posteriormente é possível habilitar jogos da Copa de 2006 e um serviço durante o torneio de 2010 proverá gratuitamente mais conteúdo deste tipo sobre o campeonato deste ano. Nada muito diferente dos Scenarios, do saudoso "International Superstar Soccer Deluxe", da era 16-bits, mas amparado aqui por esse conteúdo dinâmico - e gratuito - via download.

Itália vs. Espanha
O âmbito online também impressiona. Pode-se competir em simples amistosos ou então embarcar em uma inteligente recriação da Copa do Mundo, que transforma seus adversários online em companheiros de grupo ou rivais na etapa de mata-mata, oferecendo uma nova e dinâmica forma de experimentar a Copa do Mundo. Felizmente, continua o ótimo serviço online da EA, que traz menus simples de navegar e conexões muito estáveis.

O Battle of the Nations é mais um exemplar interessante. Aqui você seleciona um país para apoiar e seu desempenho online conta para um quadro de desempenho geral de sua nação. Vale ressaltar, pode-se jogar com qualquer time aqui, não necessariamente a seleção que você apoia. Um porém, é que há data de validade para este modo: em julho ele termina, declarando o país vencedor. Resta saber se a EA dará continuidade a ele posteriormente.

Jogo bonito

No quesito conteúdo o game oficial da Copa dá, com o perdão do trocadilho, um show de bola e na parte técnica a apresentação também é bem competente. Como é de se esperar, o motor gráfico e controles são versões melhoradas de "FIFA 10".

Veja as novidades nos controles
Quem aprecia os comandos e física de bola da franquia da EA se sentirá em casa aqui, mas também é possível perceber algumas mudanças sutis, bem sutis, principalmente no manejo de bola. Fãs de "Pro Evolution Soccer" vão apreciar, mas os chutes, passes e lançamentos ainda são bem diferentes da série da Konami, gerando um certo estranhamento.

Seguindo a tendência dos últimos jogos de futebol do mercado, os pênaltis ganharam novas mudanças, ficando mais difíceis de executar, mas oferecendo também um nível de precisão maior sobre a trajetória da bola.

O visual agrada demais durante as partidas. Novamente o sistema de iluminação se destaca, criando uma atmosfera extremamente realista. Vendo de longe, "FIFA World Cup" parece até transmissão de uma partida de verdade. Ainda assim, é incrível como nas cenas de corte a qualidade da animação cai drasticamente, ficando extremamente robótica.

Aprenda a fazer novos dribles
Vale destacar ainda a atenção para detalhes, como o fato de os técnicos agora aparecerem na beira do gramado, imagens mais elaboradas de torcerdores e outras minúcias que tornam a experiência prazerosa para fãs de futebol. Por exemplo, em partidas amistosas pode-se selecionar o modelo atual de uniformes das seleções ou os usados anteriormente. Contudo, ao jogar as Eliminatórias só está disponível o modelo de uniforme usado à época. Tipo de detalhe que na prática não muda nada, mas para quem gosta do esporte mostra o nível de dedicação da EA neste game.

Nota: 9 (Excelente)