Topo

Gotham City Impostors

André Forte

Do Gamehall

16/02/2012 08h00

Distribuído por download, "Gotham City Impostors" cumpre o que promete: oferecer diversão descompromissada e bem humorada como uma alternativa aos jogos de tiro em primeira pessoa da atualidade, mas peca em outros fatores importantes para um título do gênero, como a longa espera para início das partidas.

O uso de armas malucas e habilidades sobre-humanas combinam bem com a temática de uma Gotham City dominada por gangues de malucos vestidos de Batman e Coringa.

Entretanto, faltou um modo solo para explicar melhor esse contexto e até uma ambientação mais fiel de Gotham City. No final das contas, é até um jogo de tiro razoável, mas de apelo quase nulo para os fãs do Homem-morcego.

Introdução

"Gotham City Impostors" mostra uma realidade alternativa na famosa cidade dos quadrinhos de Batman. Sem a presença do vigilante mascarado, alguns malucos resolveram unir suas forças e, mesmo fora de forma, se vestiram de Batman para combater a gangue do Coringa.

Essa é a premissa desse jogo de tiro em primeira pessoa que usa a marca de um dos heróis mais famosos da DC Comics para ambientar uma mecânica simples, divertida e pretensiosamente bem humorada.

Pontos Positivos

Simples e divertido

Esqueça os complexos sistemas de multiplayer online dos jogos tradicionais. Em "Gotham City Impostors" tudo foi pensado para facilitar a jogatina.

Para começar, o jogador tem apenas três modos de jogo - 'Team Deathmatch', que é a popular disputa com dois times de até seis integrantes e suas variações 'Fumigation', cujo objetivo é capturar máquinas de gás capazes de causar dano aos inimigos e 'Psych Warfare', em que o objetivo é carregar as baterias para desmoralizar os inimigos com uma máquina de lavagem cerebral.
O interessante é que os mapas não chegam a ser muito grandes, mas contam com uma série de atalhos e esconderijos interessantes. Além disso, há camas elásticas por todo lado, que permitem o acesso a locais mais altos, como os telhados.

No final das batalhas, o jogador acumula pontuação de experiência, que quanto maior, mais habilita itens bloqueados e também moedas, que servem para comprar novas armas e roupas.

Bugigangas divertidas

Uma das melhores coisas de "Gotham City Impostors" é seu vasto modo de edição - chamado de 'Secret Identity' (identidade secreta), que permite a personalização dos heróis (ou vilões).

Entre as opções, há diferentes capas, luvas e máscaras para os seguidores do morcegão, ou itens de habilidades, como patins que aumentam a velocidade, capas planadoras e botas com molas.

O interessante é que tais itens podem ser adquiridos com moedas virtuais do próprio jogo, ou com dinheiro real, através do sistema de microtransações.

Pontos Negativos

Poucos mapas

Ao todo são cinco mapas - a indústria 'Ace Chemical', as docas de 'The Docks', as quebradas de 'Crime Alley', o nada divertido parque "Amusement Mile' e a usina elétrica 'Gotham Power'.

Apesar de todos contarem com características únicas, tal oferta de cenários é muito pequena se levar em conta que se trata de um jogo feito exclusivamente para o multiplayer online.
É bem provável que a Warner lance extras no futuro oferecendo novas locações, mas dificilmente serão gratuitos.

Faltou modo solo

Ok, sabemos que o foco de "Gotham City Impostors" é de fato o multiplayer online, mas faltou ao menos uma trama mesmo que curta, para apresentar o aparecimento das gangues em Gotham.

Para os jogadores solitários, o game só oferece o Initiation, que é um breve tutorial apresentando a mecânica e o funcionamento das armas do jogo, além dos desafios do 'Challenge', que formam uma coletânea de missões simples cujo único atrativo é acumular moedas para compra de itens.

Mau uso da marca 'Batman'

Fãs do homem-morcego sabem que o cavaleiro das trevas jamais usaria uma arma de fogo, muito menos as mortíferas metralhadoras usadas pelo time Bats. De fato, "Gotham City Impostors" usa a licença da marca mais como um chamariz publicitário do que a utiliza na ambientação.

Os cenários ambientados em Gotham City são bonitos e bem detalhados, mas são coloridos demais e em nada lembra o ambiente escuro e melancólico da violenta cidade dos quadrinhos.

Como consolação, o humor negro do time Jokerz é até bem vindo, mas contrasta demais com o jeito fanfarrão dos heróis vestidos de Batman. No final das contas, é apenas um jogo de tiro divertido, mas que em momento algum se esforça para ser levado a sério.

Demora para encontrar partidas

Como dito anteriormente, o jogo conta com três modos de jogo - 'Team Deathmatch', 'Fumigation' e 'Psych Warfare', mas ao menos por enquanto, o que mais empolga os jogadores é o último, principalmente quando se trata da versão dos computadores distribuída no Steam.

Os que desejam guerrear nos outros dois modo certamente terão de esperar alguns minutos até que os demais jogadores apareçam, algo que conta pontos negativos para um jogo nitidamente voltado para o multiplayer online.

Já no PlayStation Network do PlayStation 3 esse cenário é mais favorável, com as três modalidades sendo mais rapidamente iniciadas.

Nota: 6 (Razoável)