Topo

F1 2015

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

06/08/2015 12h38

A Codemasters está em uma encruzilhada com a série "F1", pois a cada ano que passa, fica mais claro que a empresa não está conseguindo manter o ritmo de inovação e novidades para a série: prova disso é que "F1 2015" derrapou feio neste ano. Enquanto a grande novidade do era chegar aos consoles PS4 e XBO, muitos dos avanços que a série tinha feito nos anos anteriores foram esquecidos.

O game não tem, por exemplo, modos de jogo importantíssimos para um game esportivo desse calibre, faltando coisas como modo de carreira, cooperativo online, desafios da temporada, o Champions Mode e o multiplayer em tela dividida. O mais maluco é que todos esses recursos já tinham aparecido nos games anteriores.

A verdade é: "F1 2015" tem um ponto bem positivo, que são os gráficos. De resto, o que vemos é um jogo inacabado e entregue para o consumidor com preço cheio.

Introdução

Primeiro jogo da série para a nova geração de consoles, "F1 2015" promete trazer uma série de novidades técnicas, incluindo pneus e condições climáticas mais realistas, além de elementos como sujeira e temperatura na pista. Porém o game chega com uma série de problemas, inclusive em alguns dos pontos positivos você verá que o game está aquém a todos os outros games da franquia.

Pontos Positivos

Gráficos

Nesse quesito a Codemasters quase acertou em cheio. Os gráficos foram definitivamente o principal foco de melhoria em "F1 2015", que roda a 60 quadros por segundo e com direito a efeitos de chuva e de calor fantásticos. As corridas noturnas são incríveis e o ponto alto do game, principalmente pelos carros, são muito bonitos e quase dão a sensação de que você está vendo na tela uma corrida de verdade.

Mas tem um porém: tudo é maravilhoso enquanto os carros estão se movimentando e inteiros, mas quando rola um acidente, a coisa fica feia - e não do jeito que você espera: as peças dos carros ficam em baixa resolução e até parecem ser feitas de isopor. Como todo o resto está muito bonito, esses problemas ficam mais visíveis e gritantes.

Pro Mode

Controlar o carro não é uma tarefa muito difícil se você usa os assistentes do jogo, como o controle de tração e os freios ABS. Essas assistências são ótimas para quem não é um jogador assíduo pois, dessa forma, você consegue correr sem sair muito da pista e até fazer alguns bons tempos de voltas e coisas do tipo.

Porém se você quer algum desafio de verdade, o Pro Mode é sua parada oficial. Nesse modo de direção você vai ser obrigado a controlar tudo no braço, inclusive a mudança de marchas e ajustes finos de balanceamento, pois o Pro Mode não oferece ajuda alguma. Nessa modalidade você se sente compromissado a dar o seu melhor para chegar ao tipo do pódio.

Mesmo nessa parte, vale lembrar que algumas coisas da jogabilidade estão um pouco aquém do esperado, principalmente na parte de aerodinâmica. Correr atrás de um carro, no vácuo, não causa alteração alguma na forma em que você pilota – o game não dá sensação alguma de turbulência. Isso fica especialmente estranho, já que a categoria se ergueu no controle do carro em situações extremas e nada disso foi transferido para o game.

Pontos Negativos

Corte geral nos modos de jogo

Uma das coisas mais bacanas dos jogos de Formula 1 da Codemasters era a quantidade de modos que ajudavam a manter o game no console por muito tempo. Porém em "F1 2015" a coisa descambou e não temos mais uma série de modalidades de jogo que estavam presentes nos anos anteriores.

Nesse ano não temos o modo de carreira. Exatamente: nem mesmo o modo de carreira, que estava presente desde o primeiro game da série, conseguiu se manter. O mesmo vale para o modo cooperativo online, corridas em tela dividida e até mesmo os desafios da temporada foram cortados. É como se "F1 2015" fosse um recomeço ruim da série.

Multiplayer cheio de problemas

Semanas depois do lançamento, o modo multiplayer continua vazio. Por vários dias a reportagem do UOL Jogos tentou jogar partidas online sem sucesso. Nas únicas três partidas que conseguimos jogar, encontramos sérios problemas de lag e carros fantasmas que passam por dentro de seu carro.

Nota: 5 (Medíocre)