Topo

Academy of Champions

08/12/2009 19h45

"Academy of Champions Soccer" é um jogo de futebol voltado para crianças que foi anunciado com muito entusiasmo pela Ubisoft por contar com a presença de Pelé na produção. O rei do futebol aparece ao lado da jogadora americana Mia Hamm para promover o título e ganha versão digital estilizada no game, bem de acordo com o estilo gráfico caricato e colorido do título.

Escola mágica

Pelé se junta a ícones da Ubisoft
O ex-jogador aparece como uma versão futebolística de Dumbledore, uma vez que a tal escolinha de futebol do game mais parece Hogwarts dos livros e filmes de Harry Potter. Há um forte clima de magia e fantasia ao redor do lugar, que forma jogadores com habilidades bastante incomuns, capazes de desferir super-chutes ou se deslocar como um raio.

O usuário cria seu personagem e entra logo para as aulas de fundamentos, que ensinam o básico do jogo, como passes, chutes a gol ou roubadas de bola. Cada dia do calendário corresponde a uma fase, que pode ou não ter atividades diferentes como novas práticas, minigames e conversas entre colegas e instrutores. Determinados dias marcados na cor vermelha correspondem a partidas importantes que não podem ser evitadas; só evolui na história se vencê-las.

Rei do Futebol é astro no Wii
É importante cumprir todas as atividades propostas, incluindo conversas com outros personagens, pois tudo isso garante pontos e experiência. Com a experiência é possível melhorar a performance de seus jogadores, que podem ser recrutados em várias ocasiões e possuem habilidades diferenciadas. Com a pontuação é possível, por exemplo, comprar equipamentos e acessórios em uma loja gerenciada por um Rabbid, aquela espécie de coelho maluco da série "Rayman".

As atividades são interessantes e se misturam bem ao clima do game, mas são pouco variadas. Depois de um tempo dá para cansar de treinar os mesmos chutes a gol ou conversar com algum aluno novo para tentar convencê-lo a entrar no time. A grande quantidade de telas de carregamento torna este aspecto ainda mais cansativo.

Controles diferenciados

Chutes e jogadas espetaculares
Felizmente as partidas são bem divertidas. São cinco jogadores para cada lado e não há muitas regras a seguir, portanto não é necessário se preocupar com faltas, impedimentos e outras penalidades. A distribuição de comandos é bem dividida entre o Wii Remote e o Nunchuk, com o sensor de movimento utilizado apenas para ativar a habilidade especial de cada atleta. O esquema só muda caso o usuário possua o acessório Wii Motion Plus, que aumenta a sensibilidade do Wii Remote e torna mais complexo o manuseio, já que se torna possível desferir passes e chutes a gol diferenciados do modo normal.

Os gráficos, como dito antes, são bem interessantes e criam uma atmosfera de magia que justifica a falta de regras, poderes especiais e outras maluquices. Fora as telas de carregamento bem chatinhas, a performance é bastante satisfatória e as partidas rolam com grande naturalidade, em um nível de dificuldade que se ajusta aos poucos durante a progressão. Não dá para pedir muito mais diante do proposto.

Nota: 7 (Bom)