Topo

DanceDance Revolution

FELIPE CARETTONI

Colaboração para o UOL

17/05/2011 12h29

Mesmo com alguns modos divertidos e uma interessante lista de músicas, “Dance Dance Revolution” para Xbox 360 desaponta pela falta de novidades, principlamente por não ser compatível com o sensor de movimentos Kinect, tornando a experiência dispensável. Em tempos de grande interatividade entre jogadores e consoles e do ótimo exemplo de “Dance Central”, a Konami optou por manter a série de arcade intacta somente no Xbox 360, enquanto a versão de PlayStation 3 possibilita o uso do acessório Move.

Introdução

Quando pensamos em jogos de dança, logo lembramos das antigas máquinas de arcade com os famosos botões em forma de setas e títulos como “Dance Dance Revolution” e “Pump It Up!”. O sucesso desse estilo divertido e desafiador contagiou o mundo inteiro, partindo do Japão, e não demorou para invadir os aparelhos domésticos.

Apesar da moda dos tapetes de dança parecer ter acabado, cedendo espaço para jogos focados em instrumentos musicais, como “Rock Band” e “Guitar Hero”, a Konami resolveu resgatá-la novamente com “Dance Dance Revolution”, misturando músicas atuais com clássicos das pistas de dança.

Pontos Positivos

Boa seleção musical

Na tentativa de atrair jogadores mais novos, “Dance Dance Revolution” traz uma lista muito interessante de músicas que acabaram de fazer sucesso nas rádios norte-americanas, como “Bad Romance” de Lady Gaga, “Hey, Soul Sister” de Train, “I’m Yours”, de Jason Mraz e até mesmo “Need You Now” de Lady Antebellum  . Não bastassem as várias novidades musicais, também foram incluídos os antigos sucessos “We Are Family” e “Celebration”. A lista conta ainda com músicas que podem ser desbloqueadas nos diferentes modos existentes, fornecendo várias horas de muita diversão frente à televisão.

Como todo jogo musical da atualidade, DDR possui uma loja online própria, a Music Store, por onde é possível comprar e baixar inúmeras músicas. A cada semana são disponibilizados novos sucessos, mas até o momento apenas títulos de sucesso da série como “Let’s Get Away” e “Private Eye” podem ser encontrados por lá.

Modos divertidos

Há basicamente três modos de jogo disponíveis: Free Play, Club e Dance Off, além do treinamento que ensina os vários passos de dança ao jogador. Enquanto o primeiro possibilita um rápido e simples divertimento, o Club Mode representa o que muitas pessoas chamam de “modo campanha”, desafiando de diferentes maneiras e avaliando o nível de habilidade aproximado do usuário. Mas para quem gosta de competir entre amigos, Dance Off é a melhor solução, colocando os jogadores em uma batalha para medir quem é o(a) melhor dançarino(a).

A cada passo realizado durante os modos anteriores, o game calcula o total de calorias gasto pelo jogador principal. Essa opção pode ser ativada a qualquer momento, mas é necessário fornecer a altura e o peso para tornar a medida mais precisa. Dessa forma “Dance Dance Revolution” pode ser aproveitado tanto para o divertimento quanto para a prática de exercícios físicos.

Pontos Negativos

Mais do mesmo

Enquanto a versão para Playstation 3 uniu o tapete de dança ao controle de movimentos PS Move, permitindo uma interação muito maior do jogador com o console, o Kinect ficou de fora do título para Xbox 360. Isso não apenas restringiu as possibilidades de diversão, como também rebaixou o jogo para uma mera repetição daquilo que existe desde os primeiros arcades de dança. Comparado com o ótimo “Dance Central”, criado inteiramente para o sensor de movimentos, “Dance Dance Revolution” para o console da Microsoft não traz novidades convincentes.

Dificuldade mal regulada

Os iniciantes passarão por difíceis momentos para encontrar os seus respectivos níveis de dificuldade equivalentes às suas habilidades. Isso porque “Dance Dance Revolution” possui apenas quatro estágios de intensidade (Beginner, Basic, Difficult e Expert) e muitas vezes os jogadores acharão que as músicas estão muito fáceis ou muito difíceis.

Apesar de contar com um sistema que avalia o nível do usuário de acordo com os passos concluídos, há muitas músicas de estilos parecidos que exigem diferentes habilidades, mesmo estando configuradas para um modo de dificuldade igual. Além disso, não há como parar uma música e alterar o seu nível de intensidade. O botão de pause foi simplesmente inabilitado nesta versão, mesmo o tapete de dança contando com um espaço de Start e Select.

Nota: 6 (Razoável)