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DriveClub

Pedro Henrique Lutti Lippe

Do UOL, em São Paulo

07/10/2014 15h09

"DriveClub" é um jogo de corrida.

Ele não tenta inovar com uma estrutura surpreendente para o modo carreira, nem afogar jogadores com opções infindáveis de personalização. Criar um mundo aberto para exploração com carros ou distrair os fãs com firulas também nunca foram pontos em sua lista de pretensões. Ao invés disso, o game foca seus esforços em criar disputas divertidas. E consegue.

Apesar de seus aspectos sociais não serem incríveis ao ponto de justificarem a menção no título, o jogo cumpre a maior parte das metas que promete cumprir. Ele é excepcionalmente bonito, tem carros gostosos de dirigir e faz de tudo para que não existam obstáculos entre os fãs e as pistas.

Introdução

Desenvolvido pela mesma Evolution Studios da série "Motorstorm", "DriveClub" é um exclusivo de PlayStation 4 que oferece corridas de um estilo que se encaixa entre "Ridge Racer" e "Gran Turismo", pendendo mais para o lado do primeiro.

O estilo gráfico realista dos simuladores é um de seus destaques, mas as curvas fechadas que podem ser vencidas com a ajuda do freio de mão é outro. Com essa mistura, ele remete a jogos como "Project Gotham Racing" ou o "Need for Speed: Hot Pursuit" da Criterion.

O que separa "DriveClub" de outros jogos de corrida é seu vício em estatísticas. Todas as ações dos jogadores, desde derrapagens até ultrapassagens, contam para o progresso de uma barra de experiência ou outra. E quando um fã se junta a cinco outros para formar um clube, o desempenho de todos passa a afetar o progresso de sua pequena comunidade.

Pontos Positivos

Apresentação impecável

Na hora de construir o aspecto visual de "DriveClub", a Evolution Studios acertou em priorizar a sensação de velocidade que as corridas passam.

A combinação entre efeitos gráficos e sonoros presentes no jogo fazem com os que os jogadores realmente sintam-se dentro de carros em alta velocidade - principalmente com as câmeras de cockpit e para-choque e a HUD desativada. Belas pistas como as no Chile e no Canadá, construídas com uma boa direção de arte, complementam a experiência.

"DriveClub" sabe que o visual é um de seus fortes, e se preocupa em não quebrar a imersão dos jogadores, trocando os terríveis pontilhados nas pistas por bandeiras coloridas que indicam as dificuldades das curvas.

Fora das corridas, os menus simples e inteligentes também servem para mostrar o cuidado da produtora com a apresentação do jogo.

Mecânica excelente

"DriveClub" encontrou um balanço muito bom entre simulação e arcade, remetendo em muito ao clássico "Project Gotham Racing".

O jogo não exagera na leveza nos carros como "Need for Speed Rivals", nem os faz parecer mais pesados do que realmente são como "Grid 2". Acertar as derrapagens com perfeição é bem difícil, mas um novato consegue se dar bem em corridas prestando atenção às indicações de curvas apenas freando.

O equilíbrio é real. Dos jogos que dizem estar no meio-termo entre as duas vertentes de jogabilidade, "DriveClub" é o que se firma na posição com mais convicção. Ele perdoa erros e não pune como um simulador, mas também não faz os carros perderem sua identidade como os surreais jogos arcade. É diferente, e agrada.

Loadings muito curtos

Em comparação com qualquer outro jogo do gênero, as telas de loading de "DriveClub" são assustadoramente rápidas.

A agilidade dos carregamentos é surpreendente principalmente pela quantidade de detalhes nos estágios. A partir do momento que você abre o jogo no PlayStation 4, é possível entrar em uma corrida em menos de 20 segundos.

Especialmente saindo de jogos como "Gran Turismo 6", isso é uma surpresa bastante agradável. Com menos tempo ocioso com o controle em mãos, os jogadores sentem-se motivados a fazer mais eventos na campanha e disputar mais corridas.

Pontos Negativos

IA agressiva

Com o passar das provas, a inteligência artificial dos corredores controlados pelo jogo começa a cansar. Eles são mais agressivos do que inteligentes, tentando sempre continuar em seus caminhos pré-traçados desconsiderando completamente a posição do jogador.

Quando estão sendo ultrapassados, os rivais costumam ignorar seus avanços. E quando a ultrapassagem ocorre de fato, não é raro que eles batam contra seu veículo e joguem você para fora da pista.

Abrir uma vantagem logo no começo das corridas é uma opção nas primeiras provas, mas nos níveis mais avançados os jogadores são obrigados a sentir a frustração de enfrentar isso de frente.

Aspectos sociais

O conceito de clubes - um grupo de duas a seis pessoas que competem nas pistas sob a mesma bandeira - é legal, mas tem poucos efeitos práticos na vida dos jogadores.

A visão de um game de corrida completamente social não é realizada através de menus e carros desbloqueáveis compartilhados.

Os 'face-offs' que aparecem durante as corridas também não acrescentam muito à experiência. Eles não passam de missões paralelas (como "Faça uma velocidade média maior que esse outro jogador" ou "Siga o traçado por mais tempo que seu rival"), e muitas vezes servem apenas como distrações durante as disputas.

Nota: 8 (Ótimo)