Topo

El Chavo Kart

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

21/05/2014 16h16


 

Há algum tempo a produtora mexicana Slang lançou o game "El Chavo" para Wii e não teve muito sucesso em traduzir em forma de jogo o carisma dos personagens criados por Roberto Gomes Bolaños. Agora, a empresa se redime e traz um bom jogo de corrida com os personagens da vila do Senhor Barriga, com homenagens ao Brasil e algumas histórias do seriado.

Com um preço camarada e bastante conteúdo "Chaves Kart" fica devendo um modo online, já que as corridas em tela dividida não são tão boas assim. Pelo menos as vozes de Nelson Machado (Quico) e Tatá Guanieri (Chaves) e outros dubladores, se fazem presentes e são bem inspiradas, colocando você no jogo da maneira certa.

Se você é fã do seriado (e quem não é?), vale a pena passar algumas horas "sem querer querendo" em frente do seu PlayStation 3 ou Xbox 360 para se divertir com a turminha.

Introdução

Desde a estreia do desenho animado "Chaves", fãs de Roberto Gomes Bolaños esperam ansiosamente por um bom jogo com a turminha da vila do Senhor Barriga. A primeira incursão dessa trupe em "El Chavo" para Wii não foi algo assim que se diga "que maraviiiilha de jooogo" – na verdade era bem fraquinho, mas serviu como um degrau para a Slang apresentar algo mais palatável nessa segunda investida.

Eis que agora a produtora mexicana nos apresenta "Chaves Kart", jogo de corrida bem ao estilo consagrado por "Mario Kart", que tenta reunir em 10 pistas os melhores momentos seriados, como a ida à Acapulco e a visão pavorosa da casa da Dona Clotilde.

Pontos Positivos

Personagens cativantes

O ponto principal de "Chaves Kart" é a força e carisma dos personagens. Todos os personagens do desenho animado da vila do Senhor Barriga estão presentes no jogo. Figuras como Quico, Pópis, Dona Florinda, Seu Madruga e, claro o Chaves do 8, fazem com que suas personalidades brilhem e isso se reflete nos carros.

Os 'bólidos' são inspirados no desenho: o carro do Chaves é um Barril com um número 8 estampado em sua carroceria, a Brasília do Senhor Barriga, o "carrinho que minha mãe comprou" do Quico e assim por diante, em uma série de referências aos personagens do desenho. 

Mas para ouvir o que os personagens falam é necessário baixar um pouco do volume das músicas do game – o som da trilha sonora é muito mais alto e quase cobre as vozes.

Desafiador

Não há segredo aqui, "Chaves Kart" usa a maioria das mecânicas do jogo da Nintendo. Pegar vácuo, derrapar para conseguir turbo, itens especiais... Tudo remete à "Mario Kart". Dessa forma você não tem que aprender tudo do zero para conseguir jogar.

São 10 pistas para correr. Pode parecer pouco (e é) mas todas elas são desafiadoras na medida certa e com diversos caminhos secretos esperando para serem descobertos. Elas fazem referências aos mais diversos episódios, como a ida da turma para Acapulco ou quando entram na casa da Dona Clotilde.

Porém há outras pistas que é para agradar o público brasileiro, como a do Rio de Janeiro, onde passamos no meio do estádio do Maracanã durante uma partida entre o Brasil e o México (!). Já a corrida pelos "Céus do Brasil" é uma das mais difíceis, com muitas curvas fechadas e com o risco de sair da pista – e como a corrida é no céu, bem... você sai voando.

As corridas possuem diversas variações, entre elas Eliminação, onde o jogo vai removendo corredores a cada 30 segundos – e vence o último a ficar na pista. Outro modo é o Corrida por Moedas, no qual não basta ficar na frente, mas sim  quem conseguir coletar mais dinheiro. No total são sete tipos de modalidades que seguram o jogador na frente da tela por mais algum tempo.

É bonitinho

O jogo não é um dos mais bonitos que você vai ver no PlayStation 3 ou Xbox 360. Em alguns momentos você vê alguns detalhes aparecendo do nada, principalmente na hora de receber o troféu de um campeonato, mas isso não chega ser um problema, já que não acontece durante as corridas.

Os cenários são bem inspirados, no Rio de Janeiro você passa pelos arcos da Lapa, no museu você se assusta com a velocidade frenética e tem até Tangamandápio - a cidade natal de Jaiminho. No geral o game até surpreendeu por se manter fiel ao desenho animado.

ASSISTA A UMA CORRIDA DE "CHAVES KART"

  •  

Pontos Negativos

Multiplayer fraco

O multiplayer é realmente o ponto mais fraco do jogo. O primeiro ponto é que não existe opção para jogar online – algo que, hoje em dia, é indispensável para um jogo de corrida. Aí você pensa em jogar em tela dividida e descobre que esta é uma péssima ideia.

Ao colocar dois jogadores na mesma tela o jogo perde a fluidez, fica dando pequenas travadinhas e, em algumas pistas, fica mais difícil de saber quando estamos em uma curva ou em uma reta.

Nota: 7 (Bom)