Topo

Evolve

Victor Ferreira

do Gamehall

09/02/2015 03h01

Em “Evolve”, a Turtle Rock Studios expandiu e inovou as ideias apresentadas em “Left 4 Dead”, criando uma experiência multiplayer rica que recompensa prática, estratégia e - dependendo do lado em que está - trabalho em grupo.

No papel do monstro ou de um dos caçadores que o persegue, o jogador deve aprender as diferentes habilidades e mecânicas de cada classe ou tipo de criatura para não ser aniquilado pelo inimigo, o que requer um nível maior de paciência e dedicação.

As diferentes classes e tipos de monstro devem agradar vários tipos diferentes de jogadores, mas a experiência multiplayer pode ser afetada significativamente por pessoas que não tem costume com este tipo de game e não entendem quais as diferenças de papel entre eles.

Ainda assim, com um bom grupo de companheiros ou adversários, “Evolve” pode ser fonte de algumas das batalhas mais intensas e excitantes de 2015, seja ao emboscar e derrubar uma criatura gigante ou dar o troco em seus caçadores com um bote surpresa.

A experiência online durante o período da análise não mostrou grandes problemas, mas é importante levar em conta que era um ambiente controlado, com poucos jogadores acessando os servidores simultaneamente. Pelos problemas que vários jogos sofreram no último ano, e por "Evolve" ser tão dependente do multiplayer, ainda vale a pena esperar um pouco para ver se tudo está certo com este componente durante a fase de lançamento.

Introdução

Desenvolvido pelo mesmo estúdio responsável pela série “Left 4 Dead”, “Evolve” mostra um grupo de mercenários que é contratado para ajudar com a evacuação da colônia localizada no planeta Shear, que tem sofrido com ataques de misteriosas criaturas capazes de evoluir e se tornar mais poderosas rapidamente ao comer criaturas selvagens.

O jogo divide até cinco jogadores em duas equipes: quatro controlam os humanos, que devem ajudar com o resgate matando monstros, destruindo os ovos destes seres ou resgatando colonos. Já o quinto controla o monstro, que deve achar formas de sobreviver à caça dos perseguidores para conseguir chegar ao último estágio de evolução, sendo capaz de lutar de igual para igual contra os quatro inimigos.

Com a vida humana em Shear na balança, estes dois grupos devem se enfrentar pelas florestas do planeta, até que apenas um deles saia como vencedor.

Pontos Positivos

Multiplayer assimétrico

O principal chamativo de “Evolve” é seu sistema de partidas multiplayer assimétrico, com uma das facções do jogo tendo uma vantagem numérica em relação a outra, e cada personagem apresentando uma função própria e habilidades especiais.

Isso poderia criar uma séria desvantagem contra quem controla o monstro, mas a Turtle Rock conseguiu, em sua maior parte, balancear o sistema significativamente, dano oportunidade a cada um dos lados tomar vantagem do conflito, desde que saibam o que estão fazendo. Uma equipe de caçadores pouco entrosada, por exemplo, não dura muito após um ataque da criatura - especialmente sem um médico bem preparado e protegido..

No modo Caçada, por exemplo, o monstro deve, no início, tentar evitar sempre que possível combate contra os humanos. Mas ao conseguir mover-se furtivamente e evoluir o suficiente, os caçadores podem sofrer um bocado para derrubá-lo sem serem completamente destruídos antes.

Já outros modos, como Ninho e Defesa, colocam os humanos em desvantagem, tendo de destruir ovos de monstros (sendo que o quinto jogador pode chocar um deles para criar um aliado) e lutar contra uma horda agressiva dos bichos, respectivamente.

 

Personagens únicos e variados

O elenco de “Evolve” é rico e capaz de se adaptar às necessidades de diversos tipos de jogadores, desde os extremamente agressivos até quem prefere defender e apoiar o resto da equipe.

No total, há doze caçadores - incluindo, a princípío, mais quatro por DLC - divididos entre Assalto, Armadilheiro, Médico e Suporte. As classes tem uma habilidade especial e um papel a ser cumprido durante as partidas - o Armadilheiro, por exemplo, é responsável por lançar a redoma que encurrala o monstro -, mas o legal é que cada caçador tem um estilo de jogo único.

Na classe de Armadilheiro há Maggie, que tem como principal diferencial Daisy, um animal capaz de rastrear o monstro e reviver aliados caídos, tornando-a uma excelente escolha para Caçada. Em modos em que não é necessário partir para cima da criatura logo de cara, porém, pode ser mais vantajoso escolher Griffin, que pode colocar sensores capazes de detectar sua localização por som, dando tempo para a equipe se preparar para o combate.

O mesmo vale para outros os casos: em Assalto, Markov pode atacar vários bichos ao mesmo tempo com seu fuzil elétrico, enquanto Hyde causa dano constante com seu lança-chamas, tornando-o uma boa escolha para Ninho, por exemplo. A escolha do personagem influencia bastante no modo em que a ação acontece durante o jogo.

O mesmo vale para os três monstros: Golias, Kraken e Espectro. Cada um tem sua determinada utilidade - Golias tem vida e ataques básicos fortes, Kraken é extremamente poderoso mas com pouco escudo, e Espectro tem pouca vida mas é capaz de emboscar os caçadores facilmente - que acabam sendo ideais para determinados tipos de jogador e partida.

O lado negativo disto é que o Espectro e quatro caçadores - Parnell, Abraham, Caira e Cabot - são conteúdo extra, e é necessário pagar para ter acesso a eles. Embora isso seja parte desagradável da atual indústria de games, a Turtle Rock e a 2K Games ao menos não impede todos os usuários de jogar ao lado ou contra estes personagens.

Modo Evacuação

Não há conteúdo single player em “Evolve” - o máximo são partidas com bots -, mas assim como “Left 4 Dead”, o game traz uma campanha própria, conhecida como ‘Evacuação’.

A campanha traz cinco missões diferentes, que representam os dias até a última tentativa de evacuação de Shear. Vitórias para os caçadores representam mais colonos salvos durante este período, enquanto um monstro vencedor resulta em centenas de mortes.

O que torna Evacuação tão diferente são os diferentes efeitos que podem acontecer em uma partida dependendo de quem venceu a anterior. Caso os humanos vençam, por exemplo, uma nave pode identificar a posição do monstro automaticamente, ou uma barreira limita sua movimentação. Já se os caçadores perderem, a criatura pode ter uma cria como suporte, ou o equipamento dos humanos pode falhar em determinados momentos.

Isto cria uma dinâmica diferente do que é visto ao se jogar uma série de partidas simples, forçando quem perdeu a última rodada a se adaptar às desvantagens que o novo cenário oferece, o que pode criar situações únicas - como o momento em que a redoma do Armadilheiro é desativada e o monstro consegue escapar com um resto de vida, por exemplo.

Pontos Negativos

Mapas muito parecidos

Com algumas exceções, os mapas de “Evolve” seguem o mesmo padrão básico de “grande estrutura no meio cercada por selva”. Isso faz com que muitos destes terrenos acabem se misturando na cabeça do jogador.

Há exceções, como o Aviário, que possui uma sessão inteira coberta por neve, e a Represa, que por já aparecer tanto em vídeos e versões de teste do jogo já tem seu layout mais popularizado. Mas, como um todo, a menos que o visual do mapa seja radicalmente diferente do que outros, não há muito de memorável nestes territórios.

Pelo menos a Turtle Rock prometeu novos mapas, que serão lançados gratuitamente para todas as plataformas.

Progressão demorada

Se por um lado o jogo brilha ao ter um elenco variado e com diferenças significativas entre cada personagem, boa parte deles está fora do alcance do jogador até que cumpra certos requisitos com quem está inicialmente liberado, o que pode ser um processo cansativo e demorado.

Isso é ainda mais claro com os monstros, que requerem uma quantidade de dano significativo com todos os seus poderes. Isso em teoria encoraja jogadores a testarem os diferentes poderes disponíveis para a criatura, mas quem já se acostumou a utilizar e melhorar certas habilidades é forçado a arriscar perder a partida com golpes que não gosta ou não prefere usar.

Ganhar níveis também é significativamente mais lento a menos que jogue o modo Evacuação, que tende a dar bônus especiais ao fim de cada campanha.

Nota: 9 (Excelente)