Topo

Fable: Heroes

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

09/05/2012 18h40

"Fable: Heroes" é uma versão extremamente simplicada da popular franquia de RPG da Lionhead. O jogo deixa praticamente todos os elementos importantes da série de lado, como a liberdade de exploração e o enredo. Em seu lugar, oferece pouco mais do que muito pancadaria. Os cenários são cheios de referências aos outros "Fable" e os fantoches de heróis como Reaver, Hammer e Garth tem um certo charme, mas é só.

É um game divertido para os jogadores mais novinhos, que podem apreciar esmagar botões por algumas horas e chutar galinhas em mini-games aqui e ali, mas não espere por mais do que isso.

Introdução

Os games da série "Fable" nunca se levaram muito à sério, mas "Heroes" dá um passo além na direção da diversão sem compromisso. Um passo, talvez, grande demais. O jogo, que parece uma coletânea de mini-games, é um 'beat'n up' bem simples. Os heróis avançam pelas fases distribuindo pancadas em tudo que vier pela frente e coletam moedas que podem ser usadas para liberar novos personagens ou melhorar atributos em uma espécie de jogo de tabuleiro.

Pontos Positivos

Divertido para os mais jovens

Quem procura um game divertido para brincar com o irmão mais novo ou filhos pequenos, vai encontrar em "Fable: Heroes" uma boa opção. O game é simples e dá para ir do começo ao fim pressionando só o botão de ataque, sem se preocupar com estratégias, esquivas ou complexos sistemas de magia.

A pancadaria é estilizada e não tem nada de violenta. Os minigames de corrida e de chutar galinhas - piada recorrente em todos os "Fable" - certamente vão entreter os jogadores mais novinhos, assim como o visual colorido do jogo.

Tabuleiro de evolução

Em "Fable: Heroes" os personagens ganham moedas durante as fases e correr para pegar todas antes que sumam é parte da brincadeira. Essas moedas são gastas na evolução dos personagens, em uma espécie de jogo de tabuleiro.

Aqui, cada jogador rola dados para avançar pelas casas. Cada casa corresponde a um grupo de habilidades, como ataques contra certos tipos de criaturas, novos movimentos e personagens extras.

Casas secretas são liberadas conforme o jogador avança no game como um todo, desbloqueando Conquistas ou adquirindo todas as habilidades de outras casas. É simples, mas ao mesmo tempo, envolvente para quem não consegue resistir à completar tudo que um jogo oferece.

Referências à série

O jogo é cheio de referências à série, coisa que os fãs de "Fable" saberão apreciar. Os estágios são inspirados em cenários dos games anteriores, como os cemitérios dos Hollow Men e as cidades de Bowerstone e Aurora. A tela de créditos é um estágio com os nomes dos desenvolvedores, com várias passagens importantes da série retratadas ao fundo.

Pontos Negativos

Simples demais

Ao simplificar as mecânicas de "Fable", "Heroes" deixa de lado coisas como a história e a exploração de cenários. Não há nenhum enredo, são fantoches que percorrem o cenário em linha reta, distribuindo sopapos nos inimigos e coletando moedas.

"Heroes" se concentra nos combates entre heróis e monstros. O jogador conta com um ataque rápido, um ataque mais forte, esquiva e um golpe especial para encarar as criaturas que infestam os estágios.

Na prática, você só usa o ataque rápido. Pressiona o mesmo botão do começo ao fim de cada fase e chega inteiro no final. O ataque forte é inútil, pois demora demais para ser executado. Os outros movimentos só são necessários mesmo na segunda metade do game, a uma versão sombria e mais difícil - mas não muito - dos estágios do game.

Muito linear

Os estágios de "Fable: Heroes" são linhas retas, geralmente com uma bifurcação no fim, que leva para uma luta com um chefão ou um mini-game de corrida ou de chutar galinhas ou coisa parecida. Não há aqui a exploração do cenário que você encontra em outros "Fable". Paredes invisíveis bloqueiam o caminho e impedem que você colete moedas que cairam para fora da estrada, por exemplo.

Os estágios são curtos e avançar em "Heroes" é fácil e simples. Mesmo as lutas com os chefes não oferecem grandes desafios: você bate, bate e bate. O chefao invoca vários monstrinhos. Você acaba com eles e repete a operação até derrotar o adversário.

Só é bom no multiplayer

Jogar "Fable: Heroes" com amigos é divertido, principalmente pela disputa pelas moedas deixadas pelos inimigos ou por objetos destruidos durante a aventura. Agora, jogar sozinho é outra história: você é acompanhado por 3 personagens que são eficientes na hora da briga, mas que não competem pelas moedas ou pelos baús com itens especiais.

Basicamente, eles ficam olhando seu personagem e esperando que voce pegue as coisas. É bom para acumular pontos, sem dúvida, mas ao mesmo tempo, o jogo perde boa parte da graça.

Nota: 5 (Medíocre)