Topo

From Dust

CLAUDIO PRANDONI

da Redação

17/10/2011 14h45

Apesar da proposta inovadora e um interessantíssimo sistema de interação entre elementos da natureza, "From Dust" é um game que ofusca seu próprio brilho com uma série de problemas de jogabilidade e interface. É tão confuso navegar pelos cenários e utilizar seus poderes que a experiência perde muito de seu charme. Ainda assim, fãs de estratégia encontrarão uma abordagem interessante e inovadora para o gênero

Introdução

Quando a Ubisoft anunciou em 2010 a produção de "From Dust", muita expectativa se criou. Ainda que fosse um título lançado direto para download (o que já sugere uma produção mais simples e enxuta), tratava-se de um novo trabalho de Eric Chahi, produtor renomado pelo clássico cult "Out of this World".

Diferente do antigo game, que é uma aventura em 2D, "From Dust" lembra mais um jogo de estratégia ao estilo de "Populous", em que o usuário encarna uma divindade e deve guiar seu povo, manipulando elementos da natureza para isso.

Pontos Positivos

Interação entre elementos

O grande charme de "From Dust" reside nas interações promovidas entre os diversos elementos naturais representados. A brincadeira começa de forma simples, mas logo você começa a usar lava para criar rochas, terra para criar pontes e assim por diante.

Melhor ainda, a mecânica se integra perfeitamente ao motor gráfico, obrigando o jogador a levar em conta também a física dos ambientes. Por exemplo, barrar uma correnteza de água leva tempo, já que é preciso acumular bastante terra para compensar a quantidade que é levada pela água. Enfim, é um quebra-cabeça orgânico, inteligente e prazeroso de ver em ação.

Gráficos

Não basta a mecânica criativa, "From Dust" ainda apresenta um visual lindo, com representações bem críveis de água, lava, terra e vegetação. Nada é estático, tudo ondula ao sabor do vento e das ondas, criando ainda uma impressão divertida de maquete por conta da câmera aérea.

Os movimentos dos integrantes de sua tribo não acompanham o alto grau de qualidade dos gráficos e ainda sofrem um bocado pelo problemático sistema para traçar caminhos automaticamente, que faz seus súditos darem voltas e voltas como se estivessem perdidos, mas a impressão geral que fica é bem positiva.

Extras

Apesar de a campanha principal de "From Dust" ser curta, há motivos para jogar novamente já que os estágios escondem segredos para descobrir ou simplesmente desafiam o jogador a terminar cada nível com um certo grau de desempenho.

Os conteúdos adicionais explicam um pouco mais da história da tribo que protagoniza o game, tornando a tarefa recompensadora para aqueles que se interessarem pelo enredo e universo do título.

Pontos Negativos

Controles confusos

De nada adianta uma proposta inovadora com gráficos incríveis se os controles colocam tudo a perder. É exatamente isso que acontece em "From Dust" e seus comandos pouco precisos. O movimento do cursor é confuso - seja jogando com um joystick ou com mouse - assim como a coleta e uso de elementos, que ensaiam usar os gatilhos analógicos para controlar intensidade, mas pouco influencia na mecânica.

Para piorar, o controle de câmera é desajeitado e desagradável pois permite apenas olhar os cenários e seus súditos ou muito de perto ou muito de longe. Faz uma tremenda falta uma câmera intermediária ou mesmo ter controle sobre o zoom.

Interface

Controles confusos encontram par perfeito na interface pra lá de enigmática. Geralmente é difícil saber onde estão seus personagens, qual é o objetivo, com quais objetos é possível interagir e assim por diante. Há indicadores na tela, mas são sutis ou pequenos demais e não chamam tanta atenção quanto deveriam.

Curta duração

Tudo bem que "From Dust" é um jogo distribuído apenas por download, o que geralmente já sinaliza uma produção mais curta e enxuta, mas mesmo para os padrões de games deste tipo é uma campanha curta.

O game apresenta apenas 13 fases, sendo que cada uma pode ser batida em pouco menos de meia hora. Ou seja: "From Dust" pode ser batido tranquilamente em cerca de 6 horas. Claro, há uma quantidade de razoável de extras para habilitar, mas se levarmos em conta que é ainda mais rápido para habilitá-los, a jogatina não se prolonga muito.

Ausência de multiplayer

Ainda que tenha seus problemas, a jogabilidade de "From Dust" poderia abrigar perfeitamente opções de partida multiplayer, algo já consolidado em games de estratégia.

Fosse cooperativo ou competitivo - ou até os dois estilos - o modo multiplayer ajudaria a prolongar a vida útil do game, diminuindo um pouco o peso da curta campanha principal.

Nota: 6 (Razoável)