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Análises
Mario Kart: Double Dash
GameCube
"... cada evento vira mais uma questão de sorte do que habilidade."


05/12/2003
da Redação

Mantendo viva a série que estourou no Super NES, a Nintendo lançou a mais nova versão de "Mario Kart" para GameCube. Mas depois das mais diferentes reclamações sobre seus sucessores para Nintendo 64 e Game Boy Advance, a empresa colocou a fórmula de volta na prancha de desenho e recriou tudo quase do zero - tirando inclusive os karts do título!

Dois corredores entram, um kart sai

O título "Double Dash" se refere à nova mecânica que traz dois personagens por veículo. O jogador deve escolher entre os 16 (sem contar secretos) habitantes do Reino dos Cogumelos e escolher um veículo de tamanho compatível com o de seus ocupantes. Os personagens definem qual será o item especial que estarão disponíveis na corrida, e o veículo dita como se comportará o controle de aceleração, velocidade máxima e curvas na corrida.

Como antes, "Mario Kart" oferece copas de 50, 100 e 150 cilindradas, além de um Battle Mode para lutas multiplayer. Duas novas modalidades de Battle (matar inimigo somente com bombas e um clone de "Capture the Flag") e uma categoria extra, assim como pistas, personagens e carros secretos completam o pacote. Nos primeiros minutos, "Double Dash" parece ser apenas mais um jogo da série, mas essa impressão não dura muito.

Super Item

Quando o jogo foi reconstruído, alguns elementos básicos foram alterados de forma radical. Ainda existe o truque de turbo nas derrapagens, mas os personagens não saltam mais - isso acontece apenas com rampas. Essa mudança é pequena quando comparada com a salada de frutas que fizeram com os itens.

A adição de itens exclusivos para cada personagem adicionou elementos muito poderosos à mistura. Além disso, agora é muito fácil perder itens. Some isso ao fato do computador pegar itens como qualquer jogador (e não de forma artificialmente equilibrada como acontecia nas outras edições) e cada evento vira mais uma questão de sorte do que habilidade. Isso não chega a ser ruim no multiplayer, mas no Grand Prix é um problema sério: é possível estar em primeiro lugar na metade da última volta e chegar em penúltimo lugar com enorme facilidade - tudo culpa do uso indiscriminado dos itens poderosos pelo computador.

A mecânica de dois motoristas brilha quando dois jogadores se unem em um esforço cooperativo. É possível fazer com que uma pessoa dirija o veículo enquanto outra se preocupa com itens e até bata nos adversários próximos. Existe a possibilidade de ligar até oito GameCube em rede (cada um com sua televisão e cópia do jogo) para multiplayer, mas como os personagens são escolhidos aleatoriamente, a opção é menos interessante do que muitos esperavam.

Colorido e funcional

As pistas são o elemento que mais melhorou desde a edição do Nintendo 64, trazendo design simples mas cheio de atalhos e surpresas - além do visual atualizado que a série merecia. Cada uma traz um tema e estilo diferente, permitindo uma boa variedade e um excelente desafio para aqueles que querem vencer seu melhor tempo na opção Time Attack. As 16 pistas do game são certamente um dos melhores aspectos dessa edição.

As pequenas fases para multiplayer, seis no total, são pequenas mas ajudam a manter a ação acirrada. Além do tradicional "estouro de balões", Shine Thief é uma competição para ver quem consegue segurar o Shine por mais tempo, e Bob-omb Blast permite uma competição cujos únicos itens são bombas - que podem ser acumuladas em grandes quantidades - e pontos são dados e tirados com cada explosão. Assim como as corridas Versus, essas modalidades trazem toda a velocidade, dinâmica e emoção (para não falar nas disputas cheias de xingamentos) que fizeram de seus predecessores verdadeiros clássicos.

"Mario Kart: Double Dash" não desaponta fãs da série que esperavam se aventurar mais uma vez na opção multiplayer. E apesar das pistas serem perfeitas para quebradores de recordes, a opção Grand Prix sofre demais com os novos itens super-poderosos. Se você conseguir ignorar esse elemento que coloca sorte acima da habilidade, "Mario Kart" não decepcionará.