UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
Mario Power Tennis
GameCube
"A grande variedade marcaria o ápice da série, mas ela acaba trazendo alguns problemas..."


16/11/2004
da Redação

A produtora Camelot divertiu muitos donos de Nintendo 64 com "Mario Golf" e "Mario Tennis" para a plataforma de cartuchos da Nintendo, e depois da excelente atualização do jogo de golfe para GameCube, as expectativas para o novo jogo de tênis eram altas. E "Mario Power Tennis" definitivamente marca uma melhora em relação ao original - apesar de não ser tão refinado quanto "Toadstool Tour".

Só falta o patrocínio

A base do novo jogo é quase idêntica à do original. Jogadores podem escolher um dos muitos personagens do universo de Mario (a seleção já é bastante variada ao ligar o game pela primeira vez, e traz muitos personagens secretos), cada qual com suas habilidades diferentes. Como antes, o game traz uma simulação sólida do esporte, permitindo diferentes tipos de raquetadas usando apenas dois botões: A e B. Para tal, é preciso apertar combinações como A e depois B, A e A de novo, e assim por diante.

Mesmo com essa interface simples, o jogo consegue capturar bem o espírito do esporte. Apesar dos atletas correrem um pouco rápido demais para dizer que o game é realista, a maneira como bola e raquete reagem de acordo com o movimento da raquete e a posição de ambas impressiona. O ritmo do jogo garante que tanto partidas simples como em duplas mantenham um ritmo rápido e divertido.

Tênis + Cogumelos

Mas a produtora Camelot disse que queria ir mais longe com "Mario Power Tennis", criando algo parecido com o que a Nintendo fez com "Mario Kart" - a idéia era adicionar elementos fantásticos para dar maior variedade ao game. O game definitivamente não peca nesse aspecto, trazendo uma grande variedade de quadras "malucas" com regras diferentes - esteiras que movimentam os personagens, fantasmas que atrapalham os jogadores, mudanças na parte considerada "fora" da quadra, plataformas que balançam... as opções não são poucas. Além disso, é possível jogar com itens inspirados em "Mario Kart" como cascos e raios, assim como participar em uma grande variedade de mini-games. Se tudo isso não bastasse, cada um dos personagens conta com um super-golpe defensivo que SEMPRE retorna a bola, e um super-golpe ofensivo exclusivo.

Na teoria, essa grande variedade seria o ápice da série, mas ela acaba trazendo alguns problemas. Essas quadras malucas acabam ficando um pouco caóticas demais, causando mais confusão do que diversão. Outro problema está nesses golpes especiais: nem o manual explica exatamente qual é o critério para carregá-los, mas isso acontece muito rapidamente. Especialmente quando você joga contra o computador, é frustrante ter que agüentar o oponente devolver bolas fantásticas tão constantemente. Uma maior dificuldade em carregar essa opção teria aumentado drasticamente a estratégia do jogo. Infelizmente, só é possível desligar esses movimentos na opção multiplayer.

Traga seu binóculo

Visualmente, "Mario Power Tennis" é um jogo competente, mas a visão panorâmica da quadra acaba comprometendo um pouco o nível de detalhe da apresentação, que só fica mais óbvia nos replays. Por outro lado, o game faz excelente uso de efeitos especiais para demonstrar cada tipo de raquetada e na direção de arte de algumas das quadras mais incomuns - uma das quadras secretas promete agradar aos saudosistas e impressiona pela criatividade de sua direção de arte.

Para os fãs dos diversos jogos de esporte estrelados por Mario, "Power Tennis" é uma boa pedida. O single-player pode acabar frustrando muita gente... mas o multiplayer promete ser diversão sólida e garantida até o próximo console da empresa sair.