Topo

Metro Redux

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

01/09/2014 16h17

"Metro Redux" é uma das primeiras remasterizações de jogos da geração passada para os atuais PlayStation 4 e Xbox One (além do onipresente PC, é claro). Entre as muitas coletâneas que virão, o pacote da ucraniana 4A Games é uma que de fato acrescenta algo aos jogos originais.

"Redux" apresenta os jogos "Metro 2033" e "Metro: Last Light" para uma nova leva de jogadores, ambos com uma maquiagem gráfica digna e efeitos sonoros que potencializam a atmosfera sombria dos túneis da Moscou pós-apocalíptica.

São jogos fortemente voltados para a narrativa, com um ritmo mais lento do que os shooters tradicionais. Você pode adquirir os jogos separadamente por download e, se tiver que escolher apenas um, vá de "Metro 2033". O primeiro jogo da série foi o mais beneficiado pelo "upgrade" técnico.

Introdução

Produção da ucranina 4A Games e publicado pela Deep Silver, "Metro Redux" traz os dois jogos da série "Metro", "2033" e "Last Light" para PC, PS4 e Xbox One.

Os jogos são baseados nos romances do escritor ucraniano Dimitry Glukhovsky e apresentam um mundo pós-apocalipse nuclear diferente do que estamos acostumados: saem de cena as típicas metrópoles americanas arruinadas, dando lugar ao sistema metroviário de Moscou, na Rússia.

Na série "Metro", você controla o jovem soldado Artyon, que vai sair em uma jornada assustadora pelos túneis e eventualmente, o mundo acima, conhecendo as diversas sociedades que habitam este mundo e também as criaturas temíveis que ameaçam a já difícil sobrevivência humana em Moscou.

Pontos Positivos

Pacote generoso

"Redux" traz dois ótimos jogos em um só pacote. Tanto "Metro 2033" quanto "Last Light" são aventuras envolventes e que recompensam o jogador por explorar suas estações, túneis e buscar alternativas ao tiroteio direto, combinando mecânicas de tiro e furtividade. Completa o pacote o conteúdo extra do 'Season Pass' de "Last Light", incluso nesta edição, que garante, fácil, mais 10 horas de aventura.

Em ambos os games é possível escolher entre duas modalidades: "Survival" e "Spartan". "Survival" segue o estilo original de "2033", mais voltado para o horror, com inimigos mais agressivos, recursos escassos e tempo de recarga das armas mais longo. "Spartan" é o estilo de "Last Light", voltado para o combate e com mais armas e munição disponíveis para o jogador.

Melhoria notável

Ao jogar versões remasterizadas de jogos lançados para PlayStation 3 e Xbox 360, sempre fica a dúvida: não é cedo demais? Esses jogos já não eram bonitos e com gráficos em alta definição? Resumindo: vale a pena comprar o game de novo?

A 4A Games só pode responder por "Metro Redux", e nesse caso, a resposta é: foi feito um belo trabalho com estes jogos. O aprimoramento gráfico é mais notável em "2033", mas em ambos os títulos, há efeitos de partículas aqui e ali e principalmente, a parte sonora retrabalhada potencializa a atmosfera assustadora dos túneis moscovitas.

Os gráficos mais bonitos, melhorias técnicas no som e nos controles (no caso de "2033", principalmente) justificam a existência de "Redux".

Pontos Negativos

Vale a pena ver de novo?

Se você já jogou ambos os títulos, dificilmente vai encontrar algo em "Redux" que valha a pena jogar de novo. Exceto pela dificuldade Ranger e pelo conteúdo extra em "Last Light", os jogadores veteranos já conhecem a série, as reviravoltas da trama e, por serem jogos fortemente baseados na narrativa, não há tantos motivos para visitá-los de novo.

Agora, se você nunca jogou um deles ("2033" não saiu para PS3), esse é o melhor momento para explorar o universo pesado e envolvente criado pelo ucraniano Dimitry Glukhovsky.

Nota: 8 (Ótimo)