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Análises
Feel the Magic: XY-XX
Nintendo DS
"... usar exclusivamente a caneta e o microfone..."


20/12/2004
da Redação

Das mesmas mentes malucas que produziram "Space Channel 5" chega um game que explora a tela sensível e o microfone do portátil Nintendo DS para criar uma série de passatempos bastante excêntricos. Esse é "Feel the Magic XY-XX", primeiro jogo da Sega.

Só faltou a trilha do Richard Clayderman

O game traz uma típica história de amor à primeira vista: um rapaz vê a garota na rua e fica imediatamente perdido de paixão. Sem saber exatamente o que fazer, ele é abordado por um estranho grupo de artistas performáticos - os Rub Rabbits - que estão decididos a ajudá-lo a ganhar a atenção da garota. O que se segue é uma bizarra trama contada na forma de diversos mini-games. Tudo isso é mostrado com um visual estilizado que mistura as cores e formas popularizados nos anos 70 com personagens que são apenas silhuetas.

Cada um dos capítulos e seus passatempos são precedidos por pequenas histórias em quadrinhos que usam os gráficos estilizados. Com um visual retrô, "Feel the Magic XY-XX" é único vários sentidos. Depois de ver essas cenas, você deve ajudar o herói e os Rub Rabbits a pintar corações, atravessar cordas bambas sobre prédios em uniciclos, arremessar pessoas com estilingues para destruir um carro, enfrentar touros... as coisas só vão ficando mais estranhas.

Caneta em punho e fôlego no pulmão

A originalidade é o ponto forte da aventura. Além de usar exclusivamente a caneta e o microfone do portátil, a interação com os passatempos são bastante diferentes - mesmo que alguns games compartilhem mecânicas muito parecidas entre si. Um deles exige que você esfregue a areia de uma praia em busca de objetos perdidos (use a caneta para 'raspar' na tela sensível), enquanto outro pede que o jogador assopre a vela de um barco (através do microfone) para alcançar a moça em alto mar. Apesar de mais complexos que os jogos de "Wario Ware", sucesso do Game Boy, a Sega soube desenvolver boas idéias para o tema.

O maior problema de "Feel the Magic: XY-XX" é sua falta de variedade. Os 25 passatempos são divertidos e únicos, mas ao contrários das dezenas de opções frenéticas de "WarioWare", é mais difícil continuar empolgado depois de vencer a aventura (que não deve levar mais do que duas ou três horas). Para manter sua atenção durante a primeira jogada, a narrativa é simples, mas bastante eficiente. Mesmo tendo personagens que são apenas silhuetas, "Feel the Magic" não perde o charme.

Siga o coelho

Para tentar aumentar a vida útil do game, a Sega escondeu diversos coelhos nas telas de narrativa, assim como criou versões mais desafiadoras dos passatempos que rendem estrelas. Juntar coelhos e estrelas libera novas roupas para a heroína - apesar disso aparecer apenas na tela de seleção de fase e em poucos fases.

Em seu primeiro jogo para o DS, a Sega conseguiu fazer um título que incorpora a ideologia da Nintendo, e o game promete fazer muito sucesso entre pessoas novatas neste universo. Os veteranos do videogame podem ficar decepcionados com a simplicidade e falta de profundidade, mas quem busca algo diferente deve experimentar esse jogo que pode, no mínimo, ser descrito como "laranja e único".