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Final Fantasy Fables: Chocobo Tales
Nintendo DS
"...consegue misturar diferentes gêneros e ainda apresentar um estilo gráfico ímpar..."


13/04/2007
da Redação

No decorrer de seus 20 anos, a série "Final Fantasy" recebeu diversos jogos paralelos à trama principal, apresentando conteúdo novo e independente. E, apesar de carregarem o poderoso nome da franquia, nem sempre seguiam o padrão de qualidade de "Final Fantasy".

Os chocobos, espécie de ave que compõe o universo da série, já protagonizaram alguns destes títulos paralelos. Contudo, de todos eles, "Final Fantasy Fables: Chocobo Tales" é o único que não pode ser considerado um produto caça-níquel, tamanho o capricho e a originalidade da equipe que o desenvolveu.

É festa em Final Fantasy

"Chocobo Tales" deixa de lado a tradicional fórmula RPG da série e dá lugar a uma nova e interessante mecânica, que combina aventura, minigames e batalhas com cartas. Você controla um simpático chocobo encarregado de salvar seus amigos, que foram aprisionados em diferentes contos de fada, após um deles ler, por acidente, o feitiço de um misterioso livro mágico.

O simples toque na tela inferior do portátil, que mostra o cenário através de uma visão superior, move o chocobo. A tela de cima apresenta um mapa que, além de facilitar a movimentação pelos cenários, indica ícones que ajudam o jogador a localizar eventos, personagens e minigames. Nos momentos de exploração, não há muito o que fazer além de conversar com outros chocobos ou humanos em busca de pistas, coletar cartas-monstro escondidas e procurar por minigames, que aparecem na forma de livros mágicos - um dos grandes atrativos do jogo.

Cada um destes livros traz um conto de fadas (aqui adaptado ao mundo dos chocobos) além de um minigame baseado na história. O primeiro deles, por exemplo, conta a história de um cacto que menospreza uma tartaruga por sua falta de agilidade. Ao apostarem uma corrida, no entanto, é a tartaruga que vence, ganhando a dianteira enquanto o cacto tivava um cochilo, na certeza que ganharia - uma clara referência ao conto "A Lebre e a Tartaruga". E o minigame, obviamente, é uma corrida.

Aqui, contudo, você pode destravar três diferentes finais para cada história, cumprindo certos desafios, como vencer no nível mais difícil, fazer uma determinada pontuação etc. Cada final reflete no mundo dos chocobos, abrindo caminhos que dão acesso à novas áreas ou resgatando personagens que estavam presos.

Yu-Gi-Oh que se cuide!

Durante a aventura, você encontra diferentes cartas-monstro, que são usadas para invocar criaturas durante as batalhas em turno. Diferente dos RPGs tradicionais, as batalhas são esporádicas. A primeira delas, por exemplo, acontece após duas horas de jogo, aproximadamente. Embora não sejam tão complexas quanto as batalhas de "Final Fantasy", podem ser bastante confusas no começo.

A ação acontece em turnos: você possui um deck personalizável com oito cartas e, a cada rodada, o jogo seleciona aleatoriamente três delas para você. Dentre estas, você deve escolher uma, que será comparada com a do oponente. Cada carta possui um círculo em cada em cada uma de suas bordas. Estes podem estar vazios ou conter os ícones espada ou escudo. Se, por exemplo, no círculo superior de sua carta houver uma espada e no mesmo círculo da carta do oponente, um escudo, seu ataque será defendido.

Algumas cartas apresentam também efeitos especiais, que podem amplificar o poder de ataque e defesa ou dar vantagens ao jogador e desvantagens ao oponente, caso o ataque primário seja desferido. Tais efeitos utilizam cristais de diferentes cores que são concedidos ao jogador a cada carta utilizada, tornando as coisas mais difíceis e complexas.

Levando em consideração o estilo infantil do jogo, as batalhas podem ser extremamente confusas para as crianças. "Chocobo Tales" tenta evitar que isso aconteça tornando todas as ações bastante claras e dando ao jogador tempo suficiente para entender por que ele desferiu um ataque bem sucedido ou foi atingido pelo oponente, durante a fase de comparação de cartas.

O sistema é bastante inteligente e dá espaço para muita estratégia. No entanto, a sorte também conta e pode fazer das batalhas um inferno. Afinal, mesmo que você selecione uma de suas melhores cartas, nada acontecerá se seu oponente lançar uma capaz de defender seu ataque e, conseqüentemente, cancelar o efeito da mesma.

Além disso, há cartas poderosas demais (e não só nas mãos do jogador) que, em um único turno, são capazes de preencher toda a energia de quem a lançou ou eliminar o oponente, dependendo de certos fatores, como a quantidade de cristais obtidos. Desta forma, é comum perder horas em uma única batalha no início, quando você ainda não possui muita experiência com o sistema.

Uma estratégia é conhecer as cartas do oponente durante uma batalha e ser derrotado intencionalmente. Em seguida, organizar um deck capaz de impedir os ataques e efeitos especiais das cartas do inimigo.

Capricho inquestionável

A porção party-game não oferece tantos joguinhos quanto os títulos da série "Mario Party", a principal referência do gênero. Para compensar, todos eles são bons o suficiente para garantir muita diversão e boas risadas, principalmente quando jogados por quatro pessoas - o jogo traz suporte à rede Wi-Fi. No entanto, aqueles que já jogaram "Yoshi's Touch & Go" e "Mario 64 DS" verão que "Chocobo Tales" não é o melhor exemplo de criatividade em minigames, visto que a idéia de alguns deles foram diretamente extraídas dos jogos citados, mas executadas de forma diferente.

Uma das grandes sacadas é o estilo visual dos minigames e das batalhas, que imita livros pop-up (aqueles que trazem elementos que pulam para fora quando uma página é virada). Embora "Paper Mario" já tenha utilizado o recurso anteriormente, é notável a criatividade imbuída em "Choboco Tales". Todos os elementos em papel do jogo simulam a colorização por lápis de cor e giz de cera, evidenciado pela divertida seqüência de abertura, que conta com graciosas animações em 2D e stop-motion (feita com massinha).

As músicas e efeitos sonoros fazem referências às aventuras clássicas de "Final Fantasy" em muitos momentos. Apesar de existirem diversas melodias inéditas (e contagiantes), a maioria delas são inspiradas na franquia-mãe ou reproduções idênticas às originais, como a tradicional música de vitória.

Não é mais um caça-níquel

"Final Fantasy Fables: Chocobo Tales" consegue misturar diferentes gêneros de jogo e ainda apresentar um estilo gráfico ímpar. O resultado é um título de alta qualidade, que faz jus ao nome da franquia e garante diversão para jogadores solitários, grupos de amigos, crianças e, por que não, adultos.