UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
F1 Challenge 99-02
PC
"Todos os carros, pistas e pilotos oficiais desses quatro anos de competição..."


18/07/2003
da Redação

Apesar da supremacia da Electronic Arts nos jogos de esportes, seu sucesso parece não ser tão inabalável em todas as áreas. Como a Sony recentemente garantiu a exclusividade da licença oficial da Fórmula 1 a partir de 2003, a EA decidiu simplesmente abandonar a série. Sim, "F1 Challenge '99-'02" será o último simulador de Fórmula 1 da gigante americana. E a série definitivamente está se despedindo não com grande alvoroço, mas com um pequeno estalo.

Quatro temporadas

A exclusividade da Sony impediu que o game trouxesse qualquer novidade da temporada 2003. Para compensar, a empresa colocou não uma, mas QUATRO temporadas antigas no software, como indica o título. Isso inclui todos os carros, pistas e pilotos oficiais desses quatro anos de competição. Mas a presença de Juan Pablo Montoya na capa (escolhida, obviamente, antes de ter sua licença de motorista caçada por excesso de velocidade) é apenas o primeiro dos sinais vermelhos de que algo está errado no game.

"F1 Challenge" é virtualmente o mesmo game lançado ano passado para a temporada 2002 em termos técnicos. A física dos carros e os gráficos receberam algumas melhoras, mas fica claro que a EA não quis investir muito no game. Fãs de simuladores de console ficarão desapontados em saber que o game não traz uma opção de carreira. E a ausência de opções praticamente óbvias como acelerar o tempo durante treinos e qualificações (que, por sinal, existia na edição passada) atrapalham bastante o aproveitamento dos pontos bons do game.

Última volta

A grande salvação de "F1 Challenge" é que, com a ausência de um novo concorrente à altura desde o lançamento de "Grand Prix 4" de Geoff Crammond, o game da EA continua sendo uma das melhores opções disponíveis em matéria de simulação de Fórmula 1. Mas se você já tem a versão 2002, apenas uma necessidade terrível de reviver as temporadas de 1999 a 2001 fazem valer o preço da aquisição.