UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
Counter-Strike: Source
PC
"A maior novidade fica por conta do mecanismo de simulação física..."


15/10/2004
da Redação

"Counter-Strike" foi um fenômeno inesperado do mundo dos games. Começou como uma modesta modificação feita por fãs do conceituado "Half-Life" e cativou muitos fãs por seu realismo, necessidade de planejamento estratégico, muita ação e por rodar em máquinas sem placas 3D. A popularidade fez com que os criadores amadores fossem abraçados pela produtora Valve, que hoje oferece uma nova versão baseada na tecnologia de "Half-Life 2", como brinde para quem faz a compra do novo jogo de ação. Mas a evolução no simulador de combate ao terrorismo avançou tanto quanto seu irmão de sangue?

Quem espera uma verdadeira continuação vai ficar desapontado: nesse primeiro momento, "Counter-Strike: Source" oferece um leque limitado de mapas clássicos levemente remodelados. Alguns mapas populares estão ausentes e nenhum conteúdo realmente inédito foi adicionado. E o jogo ainda perdeu certas mordomias, como quatro modelos diferentes de personagem para cada lado (por enquanto, existe apenas um). Claro, mapas agora apresentam alguns novos caminhos e decorações, mas pouca coisa que influencie a jogabilidade.

A fonte da mudança

O "Source" do nome indica o uso da mesma tecnologia que tornou "Half-Life 2" possível, mas isso não se traduz diretamente em uma qualidade gráfica idêntica entre os dois títulos. A razão disso é simples: manter o jogo acessível e rápido durante partidas na Internet. Não que as mudanças sejam pequenas: maior profundidade dos fundos, nível de detalhes e texturas melhoradas além de uma atmosfera sonora 3D impressionante. O efeito de cegar e ensurdecer do Flashbang, por exemplo, está quase igual ao de "Rainbow Six 3", adicionando maior realismo aos pequenos detalhes.

A maior novidade fica por conta do mecanismo de simulação física Havok, que permite que tonéis metálicos sejam chacoalhados com tiros, cadeiras sejam empurradas e garrafas estilhaçadas. Apesar de trazer uma influência notável (não se surpreenda com a quantidade de pessoas brincando com a faca empurrando baldes só para testar a novidade), isso poderia ter sido incorporado à jogabilidade - já imaginou poder derrubar barris por escadas e derrubar terroristas, ou empurrar caixas para usar como escudo? Infelizmente ou felizmente, por enquanto, "Counter-Strike: Source" é uma cópia exata do original no que diz respeito à parte jogável.

A interface de seleção de servidores recebeu algumas melhoras, e está mais fácil do que nunca encontrar servidores, definir favoritos e encontrar uma partida. Você até leva de brinde um benchmark simples de "Half-Life 2".

O melhor está por vir

Os criadores do game deixam claro que essa primeira edição ainda é uma obra incompleta. Mais mapas, armas, modelos de personagem e os requisitados bots oficiais estão a caminho. Tendo isso em vista, e que o produto é na verdade um brinde para quem comprar "Half-Life 2", o que está sendo oferecido não desaponta. Mas é melhor ver essa atualização como um embrião de um futuro produto final.

UOL Jogos já oferece servidor de "Counter-Strike: Source". Para jogar, visite a página de servidores de "Half-Life".

"Counter-Strike: Source" precisa ser baixado pelo serviço Steam da produtora Valve e o acesso ao jogo é liberado após a pré-compra de uma das três versões de "Half-Life 2", cujos preços variam entre US$49,95 a US$89,95. Quem comprou uma placa de vídeo ATI participante da promoção pode usar o número para adicionar o pacote Bronze à conta do Steam, ou abater o preço de um pacote mais caro.