Análises | Counter-Strike: Source PC "A maior novidade fica por conta do mecanismo de simulação física..."
15/10/2004 da Redação | "Counter-Strike" foi um fenômeno inesperado do mundo dos games. Começou como uma modesta modificação feita por fãs do conceituado "Half-Life" e cativou muitos fãs por seu realismo, necessidade de planejamento estratégico, muita ação e por rodar em máquinas sem placas 3D. A popularidade fez com que os criadores amadores fossem abraçados pela produtora Valve, que hoje oferece uma nova versão baseada na tecnologia de "Half-Life 2", como brinde para quem faz a compra do novo jogo de ação. Mas a evolução no simulador de combate ao terrorismo avançou tanto quanto seu irmão de sangue?
Quem espera uma verdadeira continuação vai ficar desapontado: nesse primeiro momento, "Counter-Strike: Source" oferece um leque limitado de mapas clássicos levemente remodelados. Alguns mapas populares estão ausentes e nenhum conteúdo realmente inédito foi adicionado. E o jogo ainda perdeu certas mordomias, como quatro modelos diferentes de personagem para cada lado (por enquanto, existe apenas um). Claro, mapas agora apresentam alguns novos caminhos e decorações, mas pouca coisa que influencie a jogabilidade.
A fonte da mudança
O "Source" do nome indica o uso da mesma tecnologia que tornou "Half-Life 2" possível, mas isso não se traduz diretamente em uma qualidade gráfica idêntica entre os dois títulos. A razão disso é simples: manter o jogo acessível e rápido durante partidas na Internet. Não que as mudanças sejam pequenas: maior profundidade dos fundos, nível de detalhes e texturas melhoradas além de uma atmosfera sonora 3D impressionante. O efeito de cegar e ensurdecer do Flashbang, por exemplo, está quase igual ao de "Rainbow Six 3", adicionando maior realismo aos pequenos detalhes.
A maior novidade fica por conta do mecanismo de simulação física Havok, que permite que tonéis metálicos sejam chacoalhados com tiros, cadeiras sejam empurradas e garrafas estilhaçadas. Apesar de trazer uma influência notável (não se surpreenda com a quantidade de pessoas brincando com a faca empurrando baldes só para testar a novidade), isso poderia ter sido incorporado à jogabilidade - já imaginou poder derrubar barris por escadas e derrubar terroristas, ou empurrar caixas para usar como escudo? Infelizmente ou felizmente, por enquanto, "Counter-Strike: Source" é uma cópia exata do original no que diz respeito à parte jogável.
A interface de seleção de servidores recebeu algumas melhoras, e está mais fácil do que nunca encontrar servidores, definir favoritos e encontrar uma partida. Você até leva de brinde um benchmark simples de "Half-Life 2".
O melhor está por vir
Os criadores do game deixam claro que essa primeira edição ainda é uma obra incompleta. Mais mapas, armas, modelos de personagem e os requisitados bots oficiais estão a caminho. Tendo isso em vista, e que o produto é na verdade um brinde para quem comprar "Half-Life 2", o que está sendo oferecido não desaponta. Mas é melhor ver essa atualização como um embrião de um futuro produto final.
UOL Jogos já oferece servidor de "Counter-Strike: Source". Para jogar, visite a página de servidores de "Half-Life".
"Counter-Strike: Source" precisa ser baixado pelo serviço Steam da produtora Valve e o acesso ao jogo é liberado após a pré-compra de uma das três versões de "Half-Life 2", cujos preços variam entre US$49,95 a US$89,95. Quem comprou uma placa de vídeo ATI participante da promoção pode usar o número para adicionar o pacote Bronze à conta do Steam, ou abater o preço de um pacote mais caro.
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