UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
The Sims 2: Vida Noturna
PC
"Os recursos inéditos dão novo fôlego aos relacionamentos amorosos..."


12/09/2005
da Redação

"The Sims" é simplesmente o jogo mais vendido de todos os tempos. A tacada certeira de Will Wright, um dos maiores gênios do entretenimento eletrônico. Não é preciso dizer muito mais que isso para apresentar a série. E, como qualquer best-seller que se preze, "The Sims" recebeu suas expansões - na verdade, foram sete, um número recorde -, algumas boas, outras nem tanto.

O sucessor "The Sims 2" vai seguindo mais ou menos o mesmo caminho: com cerca de um ano de vida, o jogo recebe agora a seu segundo pacote de expansão, "Vida Noturna", cuja temática é bastante diferente da vista em "Vida de Universitário", seu antecessor. Saem os estudos, entram as baladas.

A vida é a arte do encontro

Como o próprio título sugere, a noite está em voga na expansão, que enfoca os relacionamentos amorosos com os outros Sims, adicionando uma série de recursos e ferramentas para você "apimentar" seus encontros. As atrações estão todas localizadas no centro da cidade, ao qual é possível ir de táxi ou carro.

Sim, é exatamente isso que você leu: chega de caronas. Em "Vida Noturna", seu Sim adquiriu mais independência e pode ter o seu próprio veículo, mas não sem antes construir uma garagem, obviamente. São apenas cinco os modelos disponíveis -de esportivos a vans-, mas já é o suficiente para dar um rolé pelo centro da cidade ou mesmo pelo bairro. Em uma casa com mais de um Sim, apenas um deles pode ser o proprietário do carro, e é você quem escolhe o felizardo.

Mas, vamos voltar aos encontros. Bem, como de costume, "Vida Noturna" está totalmente em português, merecendo uma localização com o capricho usual. Entre os locais que você pode visitar no centro da cidade estão o "Boliche Ripa no Pino", "Museu de Arte Moderna Javi Isso" e o "Parque Vem Cá Benzinho". Mais direto, impossível.

São nestes lugares que acontecem os encontros, seja para cantar, dançar, jogar boliche ou... bem, você sabe o quê. Agora, o relacionamento dos Sims tem novas variáveis: a atração eles depende do fator Química, que torna as coisas mais práticas, pois seu Sim observa um local ou outro Sim em específico e já consegue ter uma noção se pode rolar alguma coisa ali ou não. Se a Química acontece, novas interações são liberadas mais cedo.

Se mesmo assim a sua vida amorosa não engrenar, é possível apelar para a Cigana Casamenteira, o novo personagem não-jogável da expansão. Esta nobre senhora com conhecimentos do além é capaz de encontrar o seu par perfeito, desde que você tenha simoleons (a moeda do jogo) suficientes, é claro. A cigana também vende uma poção que torna o Sim mais atraente por alguns instantes.

Mas, cá entre nós, é apenas um jogo. Com certeza, o terreno virtual é mais fácil que o real. Bem, de fato as mulheres Sims são menos complicadas, mas isso não quer dizer que você não precisará se esforçar para conquistá-las. O medidor de encontros, com vários níveis distintos, acompanha o sucesso (ou fracasso) das investidas dos Sims junto aos outros. Escolha as ações certas e características como Humor e Relacionamento receberão um considerável aumento.

Em "Vida Noturna", outro fator que exerce bastante influência são justamente os Pontos de Influência, ganhos quando seu Sim realiza certos desejos especiais do par. Com estes pontos, é possível "pedir" certos favores ao Sim apaixonado (leia-se "Amélia"), como limpar a sua casa ou cuidar do jardim. O amor é lindo, não?

Como é de praxe em se tratando de expansões para "The Sims", "Vida Noturna" adiciona uma penca de novos itens - 125, no total. Merecem destaque a Esfera RenoVaTrix Plus, uma engenhoca que muda as aspirações dos seres virtuais; e o Caixão, onde os Sims vampiros podem repousar seguros do Sol - sim, "Vida Noturna" também tem seus mistérios sobrenaturais.

Por falar em itens, agora é possível carregar alguns deles junto com o Sim, devidamente armazenados em um inventário, recurso que pode ser bastante útil. Se a paquera anda difícil na pista de dança, por exemplo, você pode passar um perfumezinho para ver se a situação melhora para o seu lado.

Que seja infinito enquanto dure...

Tal como dissemos no início, existem as boas e as "não tão boas" expansões para "The Sims". "Vida Noturna", felizmente, se encaixa melhor na primeira opção. Se o jogo já tem um apelo que atinge vários perfis de jogadores, a expansão também acerta em cheio ao evidenciar as baladinhas, seja em uma boate ou em um jantar romântico.

"Vida Noturna" é revolucionário? Obviamente que não. Porém, se o objetivo é prolongar a vida útil de "The Sims 2", então a missão foi cumprida. Os recursos inéditos dão novo fôlego aos relacionamentos amorosos, mas o jogo continua basicamente o mesmo. Com certeza, o pacote de expansão é suficiente para entreter os fãs do best-sellers por mais alguns meses - tempo suficiente para que chegue às prateleiras uma próxima expansão.