UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
The Sims 2: Aberto Para Negócios
PC
"...preenche um espaço que faltava no jogo, relacionado às atividades profissionais dos Sims."


09/03/2006
da Redação

O automóvel chega, pára em frente e casa e buzina. Segundos depois, lá se vai o Sim rumo ao trabalho, de onde voltará somente algumas horas depois. De fato, o horário de trabalho dos Sims sempre foi uma espécie de "vácuo" na série best-seller (e campeã de expansões) criada por Will Wright.

"Aberto Para Negócios" (ou "Open for Business", nos Estados Unidos), o terceiro pacote de expansão criado para "The Sims 2", chega justamente para preencher essa lacuna e provar que os Sims efetivamente colocam a mão na massa quando deixam os seus lares para ganhar o pão de cada dia. E acredite: diferente de como costuma acontecer na vida real, trabalhar em "The Sims 2" pode ser muito divertido.

Sims magnatas

Dar início a um empreendimento é até simples demais, e pode ser feito de duas maneiras distintas: ou você parte para uma alternativa mais, digamos, "doméstica" - e para tal basta uma caixa registradora, uma plaquinha daquelas "Open\Closed" e, claro, itens para vender -, transformando a sua casa em empresa; ou comprar um lote em um distrito comercial.

Tudo bem que montar um negócio caseiro tem lá suas vantagens, afinal, você não precisa se deslocar de sua casa para bancar o empresário. Porém, construir uma loja, em um local adequado e específico, além de muito mais profissional, tem lá o seu charme. A variedade de alternativas é incrível e os nomes, como sempre, são traduzidos com muito bom humor. Eis uma amostra: Brinquedos e Presentes "Pimpolho Feliz", Apenas Flores e Mais Alguma Coisa, Padaria do "Bigode" e por aí vai.

Outra vantagem do empreendimento caseiro é que o Sim não precisa do capital para adquirir o lote - o que, dependendo do negócio, pode custar muito caro. Mas, desde que você deseje colocar a mão na massa, alternativas não faltam: até mesmo os Sims pimpolhos podem entrar no ramo, com as tradicionais barraquinhas de limonada.

Basicamente, há duas formas de ganhar dinheiro: vendas e prestação de serviços, por assim dizer. No primeiro caso, basta entrar no modo comercial e "clicar" nos objetos que você deseja vender - ou, então, escolhê-lo na lista de objetos do jogo, já que praticamente tudo que está lá pode ser vendido. Algumas mercadorias, no entanto, só são disponibilizadas caso você tenha determinados objetos em seu empreendimento.

Quanto à prestação de serviços, é mais simples ainda: se você optar por um salão de beleza, basta comprar uma Estação de Embelezamento "Dragão Never More" e cobrar dos Sims pelo uso; em uma casa noturna, local que os Sims utilizam para se socializar, é preciso comprar um Possibilitador Lucrotronic Divertido e Legal para faturar pelo que tempo que eles lá permanecem.

O cliente em primeiro lugar

Uma vez aberto o empreendimento, é preciso contratar funcionários para ajudá-lo na administração. Basicamente, eles desempenham funções ligadas à vendas, reposição de estoque e limpeza. Sim, porque os clientes não costumam ser dos mais pacientes e, caso entrem na loja e dêem de cara com uma placa "Esgotado", certamente irão embora - e talvez para não voltar nunca mais.

Lógico que alguns funcionários têm habilidades distintas e, antes de selecioná-los e, principalmente, direcioná-los para as suas respectivas funções, é bom observar onde cada um se encaixa melhor. Dependendo do tipo de empresa, a mão-de-obra é ainda mais especializada, principalmente em termos de habilidades manuais, como Sims que fazem brinquedos ou arranjos de flores.

Clientes mais satisfeitos são clientes mais leais, e eis aqui um ponto fundamental em "Aberto Para Negócios": clientes gostam de preços baixos, bom atendimento e variedade de produtos. Cuide para que isto aconteça e a prosperidade é certa; do contrário, a falência é que acabará sendo decretada.

Quanto mais clientes leais você obtiver, mais estrelas ganhará, o que lhe permite melhorar as habilidades do Sim proprietário, nas áreas de conexões, percepção, dinheiro, compra no atacado e motivação. Há vários níveis para cada uma e o seu Sim, com características persistentes de um típico jogo massivo online (guardadas todas as devidas proporções), poderá evoluir pelo caminho que você bem entender.

"Aberto Para Negócios", embora simples e funcional, não se limita apenas à superfície do mundo dos negócios: aqueles que gostam do "microgerenciamento" terão em mãos um pacote e tanto. Só a administração dos funcionários já é um belo desafio, à medida que os mais competentes também melhoram de nível, mas os preguiçosos (e sim, eles existem) devem ser demitidos o quanto antes.

O bem estar de seus subordinados é essencial para o sucesso da empresa, então, se necessário, é possível dar folgas para eles ou mesmo aumentos, bem como estabelecer padrões de uniforme. Se o funcionário atingir um nível de excelência, você pode designá-lo como gerente do empreendimento e, finalmente, tirar merecidas férias.

Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta

O mais bacana é que "Aberto Para Negócios" consegue lidar com o mundo dos negócios utilizando uma certa leveza que é característica do universo de "The Sims", então mesmo as regras não são lá muito arbitrárias. Basta dizer que se você - ou melhor, seu Sim - acordar um belo dia sem vontade de ir ao trabalho, é só ficar em casa. Naturalmente, caso não se possua um gerente, a loja não vai abrir, mas isso não significa prejuízo - a não ser o que, teoricamente, você deixaria de ganhar.

De vez em quando, aparece um repórter disfarçado para tomar notas e analisar a sua loja, o que gera posteriores avaliações, positivas ou negativas. Mas, ainda assim, o clima de "fiscalização" não é tão grande. Tanto que você pode delegar funções ou, se quiser, tentar convencer por si mesmo um Sim ainda indeciso sobre uma compra.

Completam o cardápio de novidades de "Aberto Para Negócios" a habitual montoeira de objetos inéditos (mais de 125), além de novidades como um inventário para os Sims, que agora podem levar alguns objetos para lá e para cá.

"The Sims 2: Aberto Para Negócios" é uma expansão excelente, repleta de conteúdo relevante e que preenche um espaço que faltava no jogo, relacionado às atividades profissionais dos Sims. Além disso, vale registrar a ferramenta maleável que é "The Sims", um produto que parece apto a comportar qualquer mudança de ares e, dessa maneira, se renovar.