UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
TOCA Race Driver 3
PC
"... traz um volume imenso de conteúdo, além de modalidades online cheias de opções."


30/03/2006
da Redação

A Codemasters é um das mais antigas softhouses de entretenimento da Inglaterra e é famosa por suas séries de simulação, desde épocas remotas no computador ZX Spectrum da companhia Sinclair, a partir de meados da década de 80. Todo esse "know-how" foi empregado na atual geração de consoles, para a qual a produtora desenvolveu títulos competentes como "Colin McRae Rally" e o próprio "TOCA Race Driver".

"TOCA Race Driver 3" continua em sua trilha de evolução, trazendo uma simulação de física mais apurada e uma enxurrada de modalidades automobilísticas para experimentar, cada um deles trazendo a dirigibilidade própria das respectivas categorias. O pacote é completo com um sistema de danos igualmente realista e funções de corrida multiplayer online.

Simulador amigo

Como mencionado, "TOCA Race Driver 3" tem fortes componentes de simulador de corridas e isso quer dizer que, por exemplo, as curvas precisam ser feitas em velocidades adequadas e o comportamento dos veículos depende de diversos fatores, como a aderência do solo e o centro de gravidade do carro.

Geralmente, jogos deste estilo não são muito amigáveis a usuários novatos, mas o título se esforça para tentar abraçar mesmo quem não tem muita experiência em simulação. Aqui, isso acontece com uma seleção do nível de dificuldade, que determina o nível de agressividade e habilidade dos carros controlados pelo computador, e um recurso para recomeçar as provas instantaneamente, sem prejuízo nenhum para o jogador.

É um título em que as horas de aprendizado se refletem diretamente na melhora do desempenho e isso é gratificante. Mesmo assim, algumas corridas exigem um nível de direção bastante elevado, mesmo nas dificuldades mais modestas, e é esta uma das faceta que deve agradar os que buscam desafios.

Esses jogadores que já vêm de outros carnavais, poderão testar suas habilidades em níveis de dificuldade maiores, daqueles que pequenas falhas podem colocar uma corrida perfeita a perder. Além disso, o corredor virtual terá acesso a uma série de ajustes, como o rebaixamento do veículo, a dureza dos pneus e a relação entre marchas. O carro já vem com ajustes padrões, úteis para qualquer tipo de traçado, mas essas modificações podem ser a diferença nos níveis mais altos.

Chegando ao topo de diferentes maneiras

"TOCA Race Driver 3" possui duas opções diferentes para o modo de carreira. A primeira se chama World Tour, em que o jogador encara diversas modalidades de corridas até chegar à categoria máxima. As modalidades incluem desde caminhões com 18 eixos até a Fórmula-1, passando por Indy, Karts e DTM, dentre as mais de 35 disponíveis.

Funciona assim: em cata etapa de sua carreira, o jogador escolhe a competição que quer correr, entre duas ou três opções de disciplina - nos dois últimos níveis, há apenas uma categoria a escolher. Cada uma delas é composta por etapas curtas, pelo menos no início, e um objetivo a cumprir, como chegar até numa determinada posição. Feito o objetivo, você pode optar por uma das categorias do nível acima ou, até mesmo, escolher outra do mesmo grupo.

Essa gama de corridas para uma etapa da careira também ajuda aos novatos, já que, se tiverem dificuldade numa modalidade, podem tentar a sorte em outra. Cada disciplina que terminar no World Tour ficará disponível nas Free Races, Time Trials ou nas partidas multiplayer em que estiver sendo o anfitrião. Geralmente, cada uma das categorias conta com um único modelo de carro ou, no máximo, algumas poucas opções.

Entre uma fase e outra há cenas não-interativas, que, se não são das melhores se visto pelo ângulo tecnológico, proporcionam um pouco de humor devido às falas de seu chefe de equipe e mecânico. Às vezes, seu adversário vem reclamar de você, principalmente depois de corridas mais tumultuadas. Mas não espere encontrar um enredo muito estruturado.

Já o modo Pro Career é um campeonato completo para cada categoria de corrida. Aqui, as modalidades estão agrupadas por temas, como a Classics, que engloba tempos passados do automobilismo e alguns nem tão remotos assim, como a modalidade em que você comanda os carros de Fórmula-1 da equipe Williams na década de 80 e 90, quando era uma potência da categoria. A progressão segue a mesma filosofia do World Tour: começa-se em disciplinas mais cadenciadas para ir subindo de dificuldade a cada etapa. Outros temas incluem carros tipo Fórmula, Touring Car, Gran Turismo e até um dedicado exclusivamente à marca Honda, cuja maior estrela é o modelo NSX.

O modo multiplayer de "TOCA Race Driver 3", que pode ser por tela dividida, rede local ou online, é dos mais completos. Além de escolher categorias, carros e pistas, é possível determinar se a partida será um campeonato inteiro ou corridas independentes. Além disso, existe a opção de definir uma série de regras, como uma que pune o jogador que tenta cortar caminho nas curvas. Um ranking global contará os pontos, dependendo do desempenho de cada corredor virtual.

No modo online, os videogames se mostraram com bom desempenho, sem atrasos que pudessem prejudicar as partidas. O fluxo de tela fica um pouco menos suave, como é de se imaginar, mas a experiência continua satisfatória. O PlayStation 2, para garantir um multiplayer online mais robusto, teve que sacrificar o número de jogadores para até oito simultâneos, enquanto o Xbox e o PC agüentam doze. Mas o desempenho no computador não foi tão bom quanto nos consoles.

Vetores para te quero

O destaque do game vai para a simulação de física, que parece bem apurada, apesar de parecer que os carros estão meio "flutuantes" que os títulos concorrentes. Outra diferença está nos freios, que parecem melhores, pois mesmo numa velocidade muito alta é possível reduzi-la num tempo relativamente pequeno, e isso facilita fazer uma curva muito fechada vindo de uma reta. Para sorte dos novatos, todos os carros parecem contar com ABS e estabilizadores, que impedem de você patinar ao virar o volante bruscamente.

Um dos principais perigos em provas de asfalto está do lado de fora das pistas. A grama ou a brita, por exemplo, fazem com que os pneus tenham a aderência prejudicada e é garantia de perda de velocidade e/ou controle. Mesmo voltando para a pista, os restos de sujeira no pneu ficam por algum tempo, prejudicando o contrato com o solo. Esses terrenos acidentados também estragam a suspensão.

A colisão entre os carros também pode causar efeitos devastadores, além de descontrolar o veículo. "TOCA Race Driver 3" conta com uma programação de danos bastante apurada. Os bólidos se deformam dependendo do local e intensidade da colisão, que podem causar danos em locais que podem não ser visíveis, mas prejudicam o desempenho.

Motor, eixos, suspensão e transmissão são algumas dessas partes e, se a quebra for severa, podem resultar no abandono da prova. Os carros tipo Fórmula, que tem formas mais obtusas, tem um modelo de danos mais aparente. Os aerofólios são bastante sensíveis, e eles são peças fundamentais na estabilidade desses veículos.

Tudo muito brilhante

A inteligência artificial dos adversários se ajusta bem aos diferentes níveis de jogadores. Nas dificuldades mais moderadas, o computador tende a ser mais conservador na aproximação das curvas - freia antecipadamente e faz o contorno de forma segura. Além disso, tenta a manter sua trajetória e apenas revida quando tocado e, assim, retirado de seu traçado original.

Já nas dificuldades mais elevadas, os competidores freiam na medida quase ideal para fazer as curvas, saindo com boa velocidade na retomada das retas, e também tomam posições de forma agressiva. Mas o que dá um toque até "humano" ao computador é que os adversários podem se enroscar entre si, dando oportunidade para você ganhar mais posições. Mas isso não é muito comum de acontecer.

Na parte visual, o destaque fica por conta dos automóveis, modelados com detalhes e fidelidade. O efeito de sombra e de brilho dos bólidos chama a atenção, apesar de, em algumas situações, haver um exagero no reflexo, que deixa o carro com uma grande área branca, como se estivesse superexposto. A parte cosmética do modelo de danos também é bem-feita, proporcionando a quebra do veículo em diversos locais.

As pistas também seguem o desenho fiel das localidades verdadeiras, como as famosas Laguna Seca e Nürburgring, e o destaque fica por conta das texturas do asfalto, ainda que meio lustrosas - parece que a pista toda está encerada. O fluxo de tela é extremamente "macio", em torno de 60 quadros por segundo, mesmo com vinte carros sendo controlados pelo computador. Nos modos online, a taxa cai para a metade. Os gráficos mais definidos estão no PC, seguido de perto pelo Xbox e, um pouco mais atrás, pelo PlayStation 2.

O barulho essencial fica para o motor dos carros, que reproduzem com boa fidelidade cada um dos tipos de veículos. A trilha sonora fica reservada para os menus, onde se costuma tocar músicas apaziguadoras, em contraste com a adrenalina e barulheira das pistas. Apesar de periféricas na experiência de jogo, as dublagens e os diálogos, bem-humorados, estão competentes e ajudam a quebrar um pouco da tensão.

Escolha sua prova

"TOCA Race Driver 3" é um jogo que tem na variedade seu ponto forte. Com 70 carros, 80 pistas e, principalmente, mais de 35 modalidades de corrida - cada um deles com uma característica de direção própria -, traz um volume imenso de conteúdo, além de modalidades online cheias de opções. Mesmo quem não está muito acostumado com o estilo mais para simulador tem chances de aprender com algumas das facilidades que o jogo oferece. Enfim, as chances são de agradar gregos e troianos.
Veja também
Videoanálise de "TOCA Race Driver 3" na TV UOL