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Análises
Sam & Max Episode 3: The Mole, the Mob and the Meatball
PC
"...a série chegou num ponto em que é preciso acrescentar mais elementos novos para renovar..."


29/01/2007
da Redação

"Sam & Max" chega à metade da temporada com um episódio tão hilário quanto seus antecessores, o que, por si só, já faz valer o investimento. Contudo, assim como aconteceu com "Situation Comedy", a impressão é a de que "The Mole, the Mob and the Meatball" é mais curto que o original.

Desta vez, a dupla de detetives precisa solucionar o desaparecimento de um informante da polícia que investigava um local chamado Ted E. Bear Mafia-Free Playland and Cassino e, repentinamente, não deu mais notícia. Para tanto, Sam e Max devem infiltrar-se no local para tornarem-se membros da máfia e descobrirem o que aconteceu.

Lugar comum

Nota-se que a Telltale Games está dando a cada episódio um tema bastante distinto, explorando-o de forma bem-sucedida para colocar o cão e o coelho em situações originais. Por outro lado, a idéia de "reciclar" cenários e personagens conhecidos pode se tornar cansativa. Em "The Mole, the Mob and the Meatball", a "loja de inconveniência" de Bosco está lá, agora com seu proprietário disfarçado de francês, enquanto, no lado oposto, fica o escritório de Sybil, que investe na carreira de testemunha profissional.

São locais conhecidos dos episódios anteriores, só que com características diferentes, o que dá margem a novas piadas. Por enquanto, a fórmula está funcionando, mas sabe-se lá até quando será assim. Locais e personagens conhecidos fazem parte da estrutura básica de um seriado, clima que a produtora quer dar a "Sam & Max", mas, para as próximas incursões da dupla, seria interessante pensar em novas possibilidades, mantendo Bosco e Sybi, mas talvez sem tanta influência na trama.

Novo mesmo só o Ted E. Bear Mafia-Free Playland and Cassino, um cassino com mafiosos (que juram não ser mafiosos) vestidos com máscaras de urso. Por lá, os protagonistas, como de costume, viverão situações hilárias em sua incursão disfarçada, através de quebra-cabeças tão desafiadores quanto os vistos nos episódios antecessores. Nada tão difícil: basta prestar atenção aos diálogos, cenários e à reação dos personagens. De quebra, você se diverte com as inúmeras referências a filmes sobre a máfia, como "O Poderoso Chefão", por exemplo.

Também há uma cena de ação com o carro e, esta parte sim deveria ser vista com uma urgência maior, à medida que parece ter virado uma espécie de "obrigação" ter algo do gênero em cada capítulo.

A máfia, o informante e a almôndega

"Sam & Max Episode 3: The Mole, the Mob and the Meatball" mantém o fôlego das piadas e tiradas sarcásticas, escondidas em todos os cantos e, muitas vezes, sem qualquer influência sobre a trama principal - isso "Sam & Max" faz como ninguém. O novo ambiente não é tão bacana quanto os estúdios da Warp TV, de "Situation Comedy", mas é suficiente para aquelas duas horas básicas de diversão.

Contudo, a série chegou num ponto em que é preciso acrescentar mais elementos novos para renovar um pouco as coisas, sob o risco de cair em um clima de repetição que não seria nada bom para um retorno que vem tão bem.
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