UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
FIFA 2003
PC
"A sensação é a de um jogo menos robótico, onde pelota e jogadores correm soltos..."


25/10/2002
da Redação

Mais um ano, mais um "FIFA", com apenas algumas mudanças superficiais, certo? Errado. É bem verdade que, tradicionalmente, as melhorias (e até o uso dessa palavra é discutível) são só cosméticas - gráficos um pouco mais bonitos, alguma modalidade nova e a atualização dos times. Mas justiça seja feita, neste ano a EA Sports se esforçou para criar um simulador de futebol digno de um pentacampeão.

Futebol arte

A edição 2003 vai fundo nas mudanças: os gráficos foram reconstruídos do zero e o realismo ganhou atenção especial, mas é no pontapé inicial que o peloteiros do teclado começam a conhecer este novo "FIFA".

Conduzir a bola, com toques curtos, breques, e jogo de corpo (ao invés de caminhar com ela flutuando aos seus pés) é uma realidade! Experimente dar um passe ou um lançamento e a resposta será imediata, dentro, é claro, das capacidades de cada jogador. Na defesa, não adianta mais sair distribuindo carrinhos para todo lado. O novo sistema de marcação valoriza mais a paciência na troca de jogadores e o uso de divididas (o velho e bom 'chegar junto' das peladas). A sensação é a de um jogo menos robótico, onde pelota e jogadores correm soltos e com maior de fluidez.

Seleção de craques

Para auxiliar na produção, a EA Sports contou com a ajuda de ninguém menos que Edgar Davids, Ryan Giggs e o nosso Roberto Carlos, que supostamente fizeram bem mais do que posar com cara de mal para a capa.

Em termos de variedade, "FIFA 2003" mantém a tradição de incluir centenas de times e ligas de países onde o futebol perde em popularidade até para o badminton. Os times brasileiros são apenas 15 grandes das principais capitais, o que deve deixar alguns decepcionados: Atlético Mineiro, Atlético Paranaense, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória. Mas, mais chato do que torcer para um time ausente, é saber que não existe a alternativa de disputar o Brasileirão!

Falando especificamente da versão brasileira, por mais que você seja um fã de Milton Leite, talvez não consiga aturar o seu colega Antonio Moreno, com seus comentários no melhor estilo Lombardi. Nada que você não possa desligar nas opções, mas já que a empresa investiu na localização, poderia ter feito algo melhor.

O melhor simulador

FIFA 2003 representa um grande avanço para a série. Embora o jogo fique atrás de séries como "Winning Eleven", para videogames, "FIFA 2003" se destaca como o melhor simulador de futebol para computadores. E certamente a Electronic Arts não irá parar aqui. Diferente de outras edições, a compra desta nova merece ser estudada com carinho.