UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
Need for Speed: Hot Pursuit 2
PC
"Corridas em grandes rodovias abertas atraem a atenção de policiais, que tentam prender você."


31/10/2002
da Redação

A Electronic Arts, em sua tentativa de abranger a maior fatia possível do mercado, lançou simultaneamente todas as versões de seu mais novo "Need for Speed" (que é uma continuação de "NFS3: Hot Pursuit"). Só que para cumprir seu cronograma, a versão primária do jogo foi feita pela Black Box (a mesma de "Sega Soccer Slam") para PlayStation 2, enquanto os portes foram relegados ao estúdio da EA em Seattle. O resultado é inegavelmente inferior: muitos elementos presentes no console da Sony simplesmente não existem no GameCube, Xbox e PC. Isso não quer dizer que o jogo para PC é ruim... ele apenas falha em atingir a mesma excelência encontrada no original.

Mas, tendo em vista a raridade de bons jogos de corrida estilo arcade no computador, "NFS: HP2" certamente não desaponta. O jogo se apropria da peculiaridade do terceiro título da série: corridas em grandes rodovias abertas atraem a atenção de policiais, que tentam prender você. Fora isso, o game não tenta ser diferente de nenhuma outra maneira: são corridas simples, curtas, mas sólidas.

Modalidades

O jogo é dividido em três categorias: campeonato de corridas convencionais, fuga de polícia e um evento personalizável, cujos carros e pistas devem ser destravados juntando-se pontos nas duas modalidades anteriores. Essas duas primeiras são divididas em missões diferenciadas (cerca de 30 em cada), que são organizadas e destravadas seguindo uma escala hierárquica.

Com uns poucos toques do mouse, sem ter que pensar muito, você já cai da tela de apresentação para uma corrida. Os controles são igualmente simples e podem ser executados com facilidade no teclado. A beleza do jogo está nas pistas, que apresentam um grande nível de detalhe e profundidade, assim como muitos atalhos não mapeados - normalmente pequenas estradas de terra. Elas são bem grandes e repletas de marcos que garantem sua variedade - sempre ambientadas em lugares famosos do mundo. Estruturas como um teatro de arena grego e o famoso teatro de Sidney, na Austrália, são alguns deles.

Máquinas possantes

O investimento mais pesado da Electronic Arts foi nos carros: o game traz uma lista respeitável de veículos licenciados, que vão de BMWs até protótipos de carros, passando por Ferraris e até alguns carros esporte da McLaren. Cada um deles recebe um modelo tridimensional cuidadosamente reproduzido. Além de cada um dirigir com uma sensação diferente, eles podem ser pintados a gosto. Infelizmente, como é obrigatório nos contratos de licenciamento, esses veículos não podem ser danificados de maneira nenhuma (até capotar é resolvido em alguns segundos).

Para a alegria dos fãs do estilo arcade e desespero dos malucos da simulação, o sistema de física do jogo é pouco preciso. Capotar um carro não é muito difícil, e os giros são falsos. Todos os veículos respondem e exibem tração incomum, revelando a intenção da empresa em agradar a um público mais amplo. O sistema não é ruim, apenas facilitado para as massas.

Corra que a polícia vem aí

A presença dos policias na modalidade Hot Pursuit definitivamente adiciona um gosto interessante à mistura, apesar de não ser tão divertido quanto o original. Policiais seguem quem desrespeita o limite de velocidade, chamando reforços e organizando barreiras. É possível até ganhar um bônus despistando-os. A única coisa questionável é o uso de helicópteros para arremessar bolas flamejantes contra você. Além disso, em dado momento do jogo, você destrava a opção de controlar a polícia, algo que parece meio idiota no começo, mas pode valer algumas gargalhadas com o tempo.

"Need for Speed: Hot Pursuit 2" não é um grande exemplar do seu gênero, mas com a falta de bons jogos de corrida estilo arcade no PC, ele é uma boa opção para quem acha "F1 2002" muito complexo.