Topo

PilotWings Resort

FELIPE CARETTONI

28/03/2011 11h49

"Pilotwings Resort" coloca o jogador em um paraíso tropical e tridimensional, local que poderia ser perfeito para explorar com as infinitas ferramentas do 3DS: giroscópio, tela sensível, disco analógico e por aí vai. Mesmo com tantas possibilidades, o jogo se limita em apresentar apenas dois modos básicos - missões repetitivas e exploração livre da ilha - e ainda ignora algumas das funcionalidades anteriores.

As missões são desbloqueadas de acordo com estrelas obtidas pelo jogador em cada uma das dificuldades: treinamento, bronze, prata, ouro e platina. Isso significa que não há a possibilidade de enfrentar os níveis mais exigentes de cara, pois é preciso começar pelas fases mais simples para obter as estrelas em questão.

Cada uma dessas dificuldades permite que sejam usados três tipos de veículos distintos - avião, mochila a jato e asa delta - ou variações dos mesmos, com controles específicos que exploram muito bem a alavanca analógica do portátil. A partir daí, o jogador precisa completar as missões de acordo com o que é pedido, atravessando anéis em pleno voo, coletando itens espalhados pela ilha ou até mesmo pousando os veículos em algum local indicado. Para cada requisito atendido, são gerados pontos que, acumulados, dão ao jogador até três estrelas.
 

Veja trailer norte-americano de "Pilotwings Resort"


Mesmo com gráficos bonitos, efeitos 3D impressionantes e controles intuitivos, a falta de variedade no primeiro modo de jogo transforma a experiência em uma mera brincadeira repetitiva. Qual seria a razão para desafiar o jogador sempre da mesma maneira e não fornecê-lo novos comandos ou cenários diferentes a cada dificuldade vencida?

O modo de exploração, chamado de Free Flight, possibilita conhecer cada canto da ilha de "Pilotwings Resort", divertindo o jogador por mais 10 minutos, no máximo! Bastante, não? Pois é, esse é o tempo médio para explorar absolutamente todo o cenário do game. Depois disso, ainda é possível coletar itens espalhados e desbloquear variações dos três veículos.

Pontos altos e baixos

"Pilotwings Resort" é divertido para quem gosta de concluir desafios sem errar, mesmo que isso signifique reiniciar cada missão inúmeras vezes. Para outras pessoas, ou mesmo para aquelas que concluiram os poucos desafios, não há a menor necessidade de repetir qualquer uma das fases. Esse detalhe remove praticamente todo o replay do game, tornando-o divertido por pouco mais de uma hora.

É interessante reparar os diferentes efeitos que as três dimensãos provocam no jogo, mas fornecer apenas esse detalhe ao jogador não significa que a experiência possa custar tanto quanto qualquer jogo para Nintendo 3DS. É possível até mesmo dizer que "Pilotwings Resort" é uma demo que constantemente deixa um gosto de "quero mais".

Nota: 6 (Razoável)