UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
Hot Shots Tennis
PlayStation 2
"... traz uma mecânica simples, mas competitiva e divertida."


01/08/2007
da Redação

Há dez anos, em 1997, "Hot Shots Golf" foi lançado para o PSOne. Sua proposta era tornar o golfe simples e divertido, e isso fez com que a série se tornasse muito popular. Agora, a mesma produtora Clap Hanz quer fazer o mesmo com o tênis, mas nesse esporte já há um competidor muito forte: o "Virtua Tennis" da Sega.

Como na edição dedicada ao golfe, "Hot Shot Tennis" pretende ser simples de jogar (e, portanto, atendendo ao público casual), mas ter profundidade de estratégia suficiente para agradar aos usuários mais avançados. Consegue atingir em parte o objetivo, mas está bem aquém do que foi alcançado com "Hot Shots Golf". Outras características também foram herdadas, como os personagens baixinhos e graciosos.

Escolinha de tênis

Apesar de "Hot Shot Tennis" ser simples, os games de tênis já tinham certa tendência para ser mais casual, como pode ser atestado por "Virtua Tennis". Por outro lado, "Top Spin" representa a modalidade esportiva em seu lado mais técnico, voltado para os jogadores de videogame mais avançados.

O jogo da Clap Hanz usa uma fórmula diferente da que foi empregada do título da Sega. Neste, a eficiência da devolução depende de quanto tempo o botão foi pressionado, mas, aqui, o que dita a regra é o ritmo, ou seja, tudo depende do momento em que o comando foi realizado. De fato, é algo mais intuitivo para os jogadores, e o título ainda ajuda colocando ícones, que são mostrados na hora da rebatida.

Essas figuras mostram se seu tempo de tocar na bola está correto. Isso é representado com uma nota musical. Se a rebatida for rápida ou lenta demais, aparecem um coelho e uma tartaruga, respectivamente, e a qualidade da devolução é prejudicada: fica mais lenta, e, pior, pode acontecer de tocar na rede ou dar bola fora. Ainda há os extremos. Se o tempo for realmente ruim e de um ângulo que não favorece (como você ficar exatamente na trajetória da bolinha), aparece uma bomba, e, nesse caso, só destino sabe onde vai parar a devolução. Por outro lado, um tempo perfeito é indicado com uma nota dupla vermelha, e essa rebatida é rápida e muitas vezes mortal, pois pode acertar locais difíceis de alcançar, pingando, por exemplo, em cima da linha. Enfim, buscar esse "timing" perfeito é o requisito fundamental para a vitória.

Existem três tipos de rebatida: o top spin (acionado como o botão X), o slice (botão bolinha) e o lob (triângulo). O primeiro é a raquetada mais comum, com força, que serve principalmente para mandar a bola para o fundo de quadra. Já o slice é mais lento, e serve principalmente para pingar a bolinha mais perto da rede. Por fim o lob é uma bola alta, que tem o intuito de ultrapassar o adversário por cima, quando este está na frente da quadra. No entanto, essas rebatidas altas podem se converter em smash, uma "bomba" de alta velocidade, caso seja interceptado.

Seleção de atletas baixinhos

Trata-se de uma mecânica de jogo equilibrada, que alia risco e recompensa, ingrediente fundamental para um bom game. Isso resulta em partidas multiplayer local (não há modo online) bastante competitivas e com regras justas. Oferece várias opções de estratégia e isso passa também pelos personagens. É que cada um deles tem características marcantes: Ashley, por exemplo, é uma tenista equilibrada, podendo atuar em todos os lugares da quadra, enquanto Jun é mais talhada como uma jogadora de rede. O baixinho JJ, ao contrário, não se dá bem no meio da área, mas tem velocidade, o que facilita ir "buscar" as bolas. E também tem um lob rápido.

Os primeiros personagens liberados são para iniciantes, em que é mais fácil pegar o tempo da bola. Mas os atletas médios e avançados, se não são tão fáceis de acertar o "timing", possuem grande capacidade. Eles podem ter devoluções poderosas, voleios angulados ou saques sinuosos. Ou até mesmo todas essas características. Nas mãos do computador ou de um jogador experiente, eles se tornam grandes ameaças.

Faltou guarnição

Embora a Clap Hanz tenha desenvolvido uma mecânica bem azeitada para "Hot Shots Tennis", pecou no conteúdo. As modalidades são apenas básicas: um de treino, outro de "carreira" e um multiplayer. E todas as modalidades são muito simples. O de treinamento, por exemplo, traz quatro opções, cujo intuito é melhorar a devolução, o serviço, o voleio e o smash. Não há minigames como no clássico da Sega. O multiplayer também tem apenas o essencial.

O modo para um jogador consiste apenas em ir enfrentando os adversários seguidamente, seja em partidas de simples ou em duplas. A cada oponente vencido são liberados novos personagens, quadras, juízes e roupas, por exemplo. Para avançar de uma classe para outra é preciso vencer ao menos quatro dos cinco desafios propostos. Nesse quesito, também fica atrás de muitos dos concorrentes, que trazem uma modalidade de carreira bem mais completa. Infelizmente, não foi adotado um sistema de colocar acessórios nos personagens; cada um deles apenas têm um traje alternativo.

Em termos gráficos, "Hot Shot Tennis" não traz nada de excepcional. A produtora tentou variar o estilo das quadras e dos personagens. Embora não sejam atletas reais, há um quê de gente famosa neles. Ashley, por exemplo, lembra a principal estrela da atualidade, Maria Sharapova. Dois jogadores de "Hot Shot Golf" também estão presentes: Suzuki e Gloria. O estilo meio bonecos "Super Craques" permitiu que se exagerasse na animação. Como não poderia deixar de ser, o game roda com velocidade e suavidade.

A trilha musical também é animada, mas meio genérica. Em quadra, além do som das raquetadas, dos gritos e da (pouca) torcida, ouvem-se códigos sonoros, para saber se o tempo da rebatida está correto. As falas ficam limitadas na apresentação e no final dos confrontos, além das instruções dos juízes.

Um bom começo

"Hot Shots Tennis" herda parcialmente o espírito de "Hot Shots Golf", e traz uma mecânica simples, mas competitiva e divertida. O problema é que a simplicidade se estendeu também ao conteúdo, trazendo apenas modalidades básicas. Sem minigames interessantes ou uma opção de careira mais completa, acaba ficando atrás de outros títulos consagrados. Mesmo assim, o título pode ser um bom começo para quem gosta de tênis ou novatos nesse tipo de game.