Análises | Athens 2004 PlayStation 2 "A fórmula funciona de maneira aceitável quando jogado com amigos..."
11/08/2004 da Redação | As Olimpíadas acontecem de quatro em quatro anos - algo que quase todo mundo sabe. Então alguém poderia explicar por que quase todos os jogos do mais importante evento esportivo da Terra parecem ser feitos às pressas?
De olho no acontecimento, a Sony garantiu a exclusividade de jogos interativos das Olimpíadas de Atenas e colocou a tarefa de montar um game para PlayStation 2 nas mãos da talentosa Eurocom. Mas infelizmente isso não se traduziu em medalha de ouro.
Treine os dedos
Misturando modalidades de atletismo, ginástica olímpica e outros eventos menos lembrados como tiro - não espere ver basquete, futebol ou outros esportes em grupos ou mais complexos -, "Athens 2004" usa a fórmula de competição do clássico "California Games" só que com os controles do "Decathlon", do Atari. Em algumas competições, como o 100 metros rasos e natação, duas pessoas podem competir simultaneamente.
Para quem não experimentou esses jogos antigos, isso se traduz no seguinte: cada modalidade funciona como um mini-game. Até quatro jogadores alternam o controle e comparam suas notas no final para ver quem ganhou. Cada evento traz um sistema diferente: a ginástica olímpica, por exemplo, funciona como o jogo de dança com tapete "Dance Dance Revolution" (a Eurocom nem teve a decência de mudar a imagem das flechas); o tiro exige que você deslize a mira pela trajetória do disco e aperte o botão no momento certo; mas a grande maioria das modalidades olímpicas aposta na fórmula "aperte dois botões REALMENTE rápido".
Entre amigos, que parece ser a maneira mais sensata de jogar "Athens 2004", o jogo diverte. Mas competir contra o computador é um pesadelo. Nem mesmo os campeões do controle conseguirão pegar medalha de prata devido à velocidade absurda que é preciso apertar os botões X e O nas corridas. Alguns eventos, como natação, ainda exigem um botão de ombro do controle - algo quase impraticável, visto a necessidade de usar o indicador para os botões frontais - quem não tem medo de teste anti-doping pode usar um controle turbo. Na ginástica, que exige mais precisão do que velocidade, também sofre com a deficiência dos controles: as explicações do sistema de comandos são terríveis e demoram a ser assimiladas pelo jogador.
Atletas globalizados
Tanto o visual quanto o som do jogo acabam prejudicados por ficar no realismo forçado - em um título com tão pouca variedade, os gráficos cansam rápido e os sons parecem extremamente genéricos. Os atletas parecem ser clones uns dos outros, só tendo mudanças na cor da pele e cabelo - com base em estereótipos de cada nação.
Olimpíadas recentes dos videogames têm sido notoriamente fracas, e "Athens 2004" não é uma exceção. É uma pena que apesar de suas boas idéias criativas o game tropece em tantos erros.
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