Topo

Project Spark

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 15h05

"Project Spark" é um misto de game e ferramenta criativa, conceito visto em jogos como "LittleBigPlanet" e "Minecraft". O título pode ser adquirido de graça, mas é recomendável investir ao menos no 'Starter Pack', que traz conteúdo o bastante para se aventurar por alguns dias sem recorrer às microtransações.

"Spark" conta com uma aventura episódica que ensina os conceitos básicos de lógica utilizados no desenvolvimento de um game enquanto os jogadores exploram um mundo de fantasia que lembra os cenários da série "Fable". Também é possível baixar jogos feitos por outros usuários e a oferta é bem variada: games de ação, RPG em turnos, plataforma... você pode também modificar explorar e modificar o conteúdo enquanto desenvolve suas próprias obras.

O sistema de código (ou Kode, como é chamado no jogo) permite inserir instruções em todo tipo de coisa, desde objetos imóveis como uma bandeira até personagens, tanto os do jogador quanto os inimigos. Um tutorial ensina o básico, como definir o sistema de movimentação de um personagem via teclado ou joystick até definir uma tela de 'game over'.

"Project Spark" está totalmente dublado em português, o que é muito bom para o público brasileiro. Num jogo comum, a barreira do idioma pode até ser contornada, mas num título educativo como este, seria um problema e tanto. A interface é fácil de usar e o editor de cenários é bem robusto. Mas vale notar, criar um jogo, por mais simples que seja, demanda tempo do usuário. É assim na vida real e não é diferente em "Project Spark".

Uma fase sem grandes complicações leva pelo menos 1 hora para ficar pronta.Faltam tutoriais para atividades mais avançadas e para o desenvolvimento de jogos de outros gêneros além da ação. Isso não impede os jogadores mais dedicados a explorarem as opções de comando e criarem obras mais complexas do que seria possível supor em um primeiro momento.

O estúdio Team Dakota promete atualizar "Spark" com mais tutoriais nos próximos meses. Tomara que não demore: esse é um título com muitas possibilidades que precisam ser melhor apresentadas aos usuários.

Considerações

Mais ferramenta de criação do que jogo, "Project Spark" ensina lógica e conceitos de programação de forma divertida, despertando a criatividade nos aspirantes a desenvolvedores.

O modo de criação e edição de cenários é fácil de usar, com controles intuitivos que permitem gerar belas paisagens para explorar. O sistema de comandos, porém, exige dedicação e paciência - e a ausência de tutoriais mais elaborados pode afastar os iniciantes.

Nota: 7 (Bom)