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Ultimate Ghosts 'n Goblins
PSP
"...homenageia o seu passado, trazendo uma mecânica de jogo como a de seus antecessores..."


08/09/2006
da Redação

Há 20 anos, a produtora Capcom lançava uma de suas mais famosas séries. "Ghosts 'N Goblins" assolou os fliperamas da época com sua visão de mundo particular - parecia mais um Dia das Bruxas para videogames - e pela sua mitológica dificuldade, numa época em que os jogos, principalmente os títulos para arcades, já eram pra lá de difíceis.

Depois, a franquia ganhou duas continuações de igual valor, um para Mega Drive e outro para Super Nintendo - "Ghouls 'N Ghosts" e "Super Ghouls 'N Ghosts", respectivemente - , que se consagraram como um dos melhores jogos da era de ouro dos 16 bits. Depois de dois episódios paralelos em 3D para PlayStation 2 (a série "Maximo"), a aventura do cavaleiro Arthur retorna aos velhos tempos no PSP, com as devidas atualizações.

Mais um seqüestro em andamento

"Ultimate Ghosts 'N Goblins" é um jogo de ação com plataformas, com visão lateral. O sistema de jogo é quase igual aos antecessores, ou seja, o protagonista enfrenta uma série de obstáculos que exigem trabalho de pernas e pulos certeiros, além de confrontar uma vasta gama de inimigos atirando uma série de armas. Pode-se dizer que o título é um jogo "2,5D", ou seja, tem gráficos 3D, mas "simula" o visual 2D da época do arcade e dos 16 bits, mas com muito mais efeitos.

A história do game é clássica, mas pelo jeito foi mantida para não destoar com os episódios passados. Aliás, durante todo o jogo percebe-se que a produtora quer ser o mais fiel possível com os "Ghosts 'N Goblins" feitos até hoje. Em "Ultimate", novamente o cavaleiro Arthur vai até o reino sombrio para resgatar a princesa seqüestrada por um monstro.

O game começa igual aos outros. O guerreiro, com sua armadura prata e sua lança, percorre um cemitério, com árvores sinistras e diversos monstros, como esqueletos e espíritos malignos de capuz. Quem já jogou os antecessores, vai notar que a controlabilidade é igual, podendo o personagem andar e atirar para os lados e para cima (e para baixo, caso esteja pulando). O salto, como sempre, não pode ter sua trajetória alterada, isso pode confundir quem só conhece os games de ação modernos, em que os saltos são geralmente controláveis em pleno percurso.

Mas há também alguns movimentos novos, como a corrida e a habilidade do herói poder se dependurar no canto das plataformas. Somado a isso, Arthur ganha habilidades extras com itens, como a bota que o permite saltar uma vez em pleno ar, ou várias alternativas para o herói poder planar.

Dificuldade à flor da pele

A estrutura das fases é muito similar aos antecessores. Cada uma delas tem um tema distinto um do outro, sempre com aquele clima de Halloween. Há um castelo maligno e um estágio todo orgânico, com muco verde em todo cenário. Os inimigos não ficam para trás: esqueletos, fantasmas, morcegos e diversos tipos de monstros atacam o herói.

Seguindo a tradição, há muitas plataformas móveis e vários locais que exigirão do jogador uma boa coordenação para os saltos, uma das marcas da série. Isso sem esquecer de matar os inimigos que aparecem incessantemente. O grande problema contra os oponentes é quando eles aparecem pela diagonal, para onde Arthur não tem como atacar, pelo menos com as armas mais simples. Como se não bastasse, há diversos tipos de armadilhas, como serras giratórias e jatos de líquidos venenosos.

A série tem a justa fama de ter a dificuldade bem alta. "Ultimate Ghosts 'N Goblins" tenta agradar a jogadores de diversos níveis de habilidade, mas não tem jeito: não é para usuários casuais. É preciso um mínimo de intimidade com o gênero para poder avançar no game. Qualquer que seja o nível escolhido, a tendência é morrer bastante, até decorar todas as surpresas das fases. Dito isso, o game traz três níveis de dificuldade, que influenciam muito mais que no número de vidas do jogador e na velocidade e resistência dos inimigos.

No mais fácil, o Novice, as armaduras têm pontos de resistência, Arthur recua menos quando é tocado pelos inimigos e quando morre, volta para a plataforma mais próxima, com sua arma no poder máximo. Já na dificuldade Standard, média, há menos vidas e Arthur não retorna com armas fortificadas. Quem quiser desafios, já pode ir para o Ultimate, onde não tem moleza. Aqui, como nos velhos tempos, a armadura se espatifa com um ataque e, em caso de morte, você retorna para o início do estágio.

Armas e proteção contra os monstros

"Ultimate Ghosts 'N Goblins" evoluiu principalmente na quantidade de itens. Agora, há muito mais objetos espalhados nas fases. Para começar, há vários tipos de armaduras. A que o personagem veste no começo é prata, básica, que agüenta até dois ataques - nas dificuldades Novice e Standard, é claro -, até que se espatifa. Nesse caso, o cavaleiro fica apenas com sua famosa cueca samba-canção, sem poder usar magias, e fica a um passo da morte. Ao pegar uma outra armadura prata, a proteção é retomada.

Mas caso você faça isso já estando com a envoltura prata, passa a ter uma azul, mais resistente e com poder de magia maior. Se conseguir pegar mais uma, você fica com a dourada, com uma defesa ainda mais alta e com poder mágico no máximo. Mas há modelos especiais também. Por exemplo, a de cor vermelha é uma loteria. Ao pegá-la você pode ser premiado com um dos dois tipos de couraça: uma delas, a boa, tem poder mágico médio, gasta metade dos pontos de magias, possui dois pontos de resistência e faz locomover o herói com maior velocidade; já a outra, ruim, tem poder mágico pequeno, gasta o dobro de pontos, possui o dobro de resistência da versão boa e deixa o personagem lento. Por fim, há outra envoltura especial, a do anjo caído, azul, que só aparece depois de pegar um item especial, e faz Arthur voar. Com ela, o herói consegue alcançar quase todos os objetos do game.

Agora, o escudo está muito mais evoluído. Com ele, o cavaleiro pode evitar os tiros dos oponentes, principalmente dos chefes. Há seis tipos deles, cada um com um nível de resistência diferente, além de alguns especiais, como um que recupera pontos de magia ao bloquear os tiros ou um que faz Arthur planar por um tempo, como se fosse um surfista aéreo. Esses itens são consumíveis, mas podem-se acumular vários deles.

O número de armas está mais variado. A lança, faca e uma espécie de coquetel molotov já são conhecidos da série, mas agora há uma foice-bumerangue e um chicote feito de um vegetal com espinhos, a única arma corpo-a-corpo do game e que torna o título mais parecido com um "Castlevania" da Konami. Ambas as armas também permitem pegar itens que estão longe. Além deles, há uma besta que solta flechas para várias direções e um tiro que persegue os inimigos. Agora, as armas melhoram ao pegar o item Pow e não ao pegar novas armaduras, como antes.

Itens para dar e vender

As magias também não são novidades, mas agora não estão associadas às armas. Agora, eles são itens separados, que estão guardados geralmente em baús secretos - estes aparecem quando se passa por determinadas localidades. Para usá-las, você precisa de pontos de magia e ter pelo menos a armadura de prata. São dez magias no total, que são trocados num menu próprio. A maioria é para fins ofensivos, mas há alguns para defesa e outros que servem para acessar novos locais. Uma delas faz Arthur planar e uma outra quebra lacres mágicos, por exemplo.

Os itens especiais têm papel fundamental no game. Com um deles, o cavaleiro pula duas vezes e um outro faz aparecer armaduras do anjo caído, por exemplo. São cinco desses itens e mais nove ingredientes que servem para uma bruxa fabricar mais itens. As fases também escondem anéis de ouro - imprescindíveis para entrar na última fase - e Warp Spears, que parecem chaves e há uma delas por fase. Assim, o jogador poderá ir para qualquer estágio em que tenha encontrado esse objeto.

Por conta de todos esses mecanismos, é preciso pelo menos repetir o jogo duas vezes, como é de praxe na série. É que muitos dos anéis de ouro estão em locais impossíveis de serem alcançados sem itens como o escudo voador ou a armadura do anjo caído. É uma espécie de tradição, mas mesmo fazendo jogador revisitar as fases, os mapas são pequenos para os padrões de hoje. É verdade que há muitos objetos para pegar, tem três finais, mas mesmo assim, o título não dura mais que oito horas, já que quase não extras.

Roupa nova com cara de antiga

Sendo um game para PSP, foi usado tecnologia de gráfico 3D, mas com a mesmo funcionamento de controle da época do arcade e dos consoles de 16 bits. O resultado final foi algo muito próximo ao visual desenhado a mão de antigamente, com excelente nível de detalhes e um senso artístico que não deve a nenhum game da série. Por outro lado, a técnica de gráficos 3D foi essencial para dar mais vida aos inimigos, principalmente os chefes. Em geral, eles vão ficando cada vez mais impressionantes à medida que o jogador avança pelas fases, com especial destaque para o último inimigo.

O visual também se destaca pelos inúmeros efeitos, como transparências, a chuva e brilhos difusos de todo tipo, que enfeitam vários inimigos e o próprio protagonista em algumas situações. Tudo isso é reforçado pela tela do PSP, com seu característico brilho e definição. A escolha de cores está excelente, usando tons mais sombrios de vermelho ou verde, por exemplo, como pode ser observado pela tsunami de sangue nas partes iniciais do jogo.

A trilha musical também começa igual sempre, com a tradicional composição que perdura desde o primeiro episódio. Mas houve uma evolução tecnológica evidentemente, agora usando mais canais sonoros, que deixam o som mais compacto. As músicas usam muito uma sonoridade que parece um conjunto de cordas, para dar o tom de assombração, que até tem um clima similar com a série "Castlevania", mas com personalidade própria. A trilha de "Ultimate" mantém o alto nível da série.

O eterno cavaleiro de cuecas

"Ultimate Ghosts 'N Goblins" homenageia o seu passado, trazendo uma mecânica de jogo como a de seus antecessores, que ainda eram da época dos 16 bits. Além de "Castlevania", talvez esta seja a última série que ainda representa a velha escola de jogos de plataforma e ação em 2D, e esta edição de "Ghosts 'N Goblins" traz as boas idéias do gênero, com fases planejadas para oferecer desafio. Além disso, a produção, tanto visual como sonora, é ótima, mas talvez o game seja muito curto para os padrões de hoje. Ainda assim, vale a pena encarar mais uma aventura do eterno cavaleiro de cuecas.
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Videoanálise de "Ultimate Ghost 'n Goblins" na TV UOL