Topo

Sound Shapes

Pablo Raphael

Do UOL, em São Paulo

20/08/2012 19h32

"Sound Shapes" é, sem dúvida, um dos melhores títulos para o PS Vita atualmente. Também é um excelente jogo para PlayStation 3, embora seu design minimalista pareça mais adequado para a telinha portátil.

O game combina elementos básicos de plataforma com um excelente design de som. Mesmo sem ser um jogo 'musical' a trilha sonora desempenha papel fundamental na experiência de jogo. Acompanhar o ritmo das batidas é essencial para progredir através de suas fases.


Para completar, "Sound Shapes" oferece opções robustas de edição e fácil compartilhamento de fases, o que garante uma longa vida útil para o descolado game de plataforma da Queasy Games.

Introdução

Um dos primeiros títulos anunciados para o PS Vita, "Sound Shapes" chegou não só ao portátil mas também ao PlayStation 3, com uma proposta simples e viciante: é um jogo de plataforma onde você conduz uma bolinha através de cenários mais ou menos abstratos, coletando notas musicais ao longo do caminho, acompanhando o ritmo da música para chegar ao final.

Pontos Positivos

Trilha sonora excepcional

"Sound Shapes" se inspira em uma excelente trilha sonora para proporcionar uma experiência mais do que agradável ao jogador. Seus 'mundos' são álbuns em que cada faixa é um estágio cheio de desafios.

Cada álbum foi criado por artistas diferentes, tanto na direção de arte quanto na trilha sonora, conferindo aos estágios identidades próprias e bastante distintas.

Você avança na base da tentativa e erro, saltando e rolando para capturar todas as notas de cada estágio. Para se dar bem, a melhor tática é acompanhar o ritmo da música que repercute no cenário, seja com vibrações dos objetos ou obstáculos que se movem pela tela.

"Sound Shapes" é o tipo de jogo que fica muito melhor com fones de ouvido e o volume no máximo.

Notas colecionáveis

Pegar as notas musicais espalhadas pelas fases de "Sound Shapes" não é uma mera questão de orgulho, de fazer 100% da fase. Cada nota coletada se soma à música que rola no estágio. É uma idéia simples mas que dá valor e um senso de recompensa imediata ao esforço de pegar todas as peças.

Edição e compartilhamento

Assim como "LittleBigPlanet", "Sound Shapes" oferece ao jogador um robusto sistema de edição, que permite ao jogador criar seus próprios estágios com alguma dedicação e muita criatividade.

Mesmo partindo de conceitos simples, não é uma tarefa que vai envolver todos os usuários, mas certamente uma comunidade ativa tirará proveito da ferramenta, ampliando e muito a vida útil de "Sound Shapes".

Um ponto importante, no PS Vita, é que boa parte da edição é feita com as superfícies de toque e ao contrário do que se pode imaginar, a ferramenta funciona muito bem.

O compartilhamento de mapas é simples e intuitivo, permitindo aumentar os estágios do seu jogo rapidamente.

Death Mode e Beat School

Após terminar a campanha de "Sound Shape", você habilita as opções Death Mode e Beat School. O Death Note oferece desafios baseados nas fases do jogo, onde é preciso coletar notas em um intervalo específico de tempo.

Já Beat School é mais simples: você recebe uma nota e precisa recriá-la usando as ferramentas de edição do jogo. Não é tão divertido quanto o Death Mode, mas é possível aprender muito sobre ritmo praticando suas lições - o que melhorará suas habilidades na hora de criar seus próprios estágios.

Para os caçadores de Troféus, um aviso: com exceção de um troféu de ouro por completar a campanha, todos os outros 32 troféus de "Sound Shapes" envolvem os desafios do Death Mode e do Beat School.

Pontos Negativos

Problemas de sincronização

"Sound Shapes" é praticamente o mesmo jogo no PS3 e no PS Vita e oferece a opção de sincronizar o 'save' do jogador. Assim, seu progresso no jogo continua valendo em ambas as plataformas.

Uma ótima idéia, mas que na prática, não funciona direito. É preciso várias tentativas até que a sincronização ocorra de fato. É um problema técnico presente desde o lançamento do jogo e que ainda carece de correção.

Nota: 9 (Excelente)