Topo

OPINIÃO

Capcom muda perspectiva para 3D e acerta em Ultra Street Fighter IV

Reprodução
Imagem: Reprodução

Rodrigo Guerra

Do UOL, em São Paulo

06/06/2014 16h35

Quando "Street Fighter IV" surgiu, em 2009, dificilmente pensaríamos que seria um jogo tão relevante para uma geração inteira de videogames. Desde a primeira versão, o game produzido por Yoshinori Ono se tornou referência para jogos de luta. Para manter o título relevante, a Capcom fez atualizações e correções e lança agora "Ultra Street Fighter IV" que, segundo a empresa, é a última atualização que o game recebe.

Lançado primeiro como conteúdo extra para "Super Street Fighter IV", "Ultra" faz um profundo estudo de balanceamento e adiciona novos personagens para engrossar o panteão de lutadores, além de trazer uma pancada de novas funções menores, mas que são muito bem-vindas.

Comecemos com o balanceamento. Essa parte, geralmente não é percebida por quem tira uns contras apenas nos fins de semana. Entretanto, quem leva o game a sério vai perceber que todos os lutadores estão em pé de igualdade, alguns com mais resistência a danos, outros com alcances alterados, mas tudo em prol de um jogo mais justo e divertido.

A lista de balanceamento é gigante e conta com mudanças significativas o suficiente para deixar de lado a impressão que Ryu ou Yun são personagens invencíveis ou que o pilão de Zangief causa mais dano do que é 'justo'.

Esse balanceamento faz com que você queira ao menos experimentar cada um dos 44 personagens, principalmente os recém-chegados, Rolento, Hugo, Elena e Poison, em versões que lembram bastante "Street Fighter X Tekken", e a estreante Decapre, que sim, tem a aparência de Cammy, mas conta com um estilo de jogo totalmente diferente.

Ultra Street Fighter Review 1 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O gigantesco Hugo, por exemplo, faz parte do time dos agarradores, com pilões e golpes fortíssimos que farão frente a Zangief e Hakan. Elena traz a ginga da capoeira que torna seus rápidos movimentos difíceis de serem previstos. Já Poison e Rolento contam com estilos tão próprios que adicionam uma variedade que vem bem à calhar.

Decapre é um capítulo à parte. Enquanto muitos reclamaram que sua adição não foi nada além de um embuste, ela acaba se mostrando uma personagem forte e consistente para, inclusive, figurar entre os principais lutadores para campeonatos. Suas habilidades impõem respeito e cautela por parte do adversário, que deve se manter atento a cada milésimo de segundo de cada round.

Mais um embate

Infelizmente, para aprender a jogar com esses personagens você não vai contar com as lições do "Trial Mode", que foram muito úteis nos títulos anteriores. Para descobrir as principais combinações de golpes você vai ter que recorrer ao modo de treino livre.

Pelo lado positivo, essa modalidade tem alguns truques novos, como o Save State, que ajuda a estudar combos, gravando o momento exato que você definir, como por exemplo, o final de um hadouken - aí você pode tentar fazer as mais variadas combinações que desejar. Outra forma de aprender a jogar é entrar no modo online de treinamento, onde você pode conversar com um "tutor" - uma pessoa de verdade - para aprender novas manhas.

Ultra Street Fighter Review 2 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Essas pequenas adições estão espalhadas por todo o game, como até mesmo escolher a versão do personagem que você quer jogar. Por exemplo, não gostou das mudanças do Ken? Tudo bem. Você pode escolher o carateca loiro de "Arcade Edition 2012", ou a Chun-Li do "Street Fighter" original.

Até mesmo a opção de escolher qual Ataque Ultra Especial foi melhorada, dando ao jogador a possibilidade de ir para o ringue com os dois golpes ao mesmo tempo. Claro, eles vão causar menos dano, mas a opção concede uma variedade maior para reagir em condições específicas de combate.

Final Round

No final das contas, "Ultra Street Fighter IV" é um ótimo conteúdo extra para quem tem as versões anteriores, mas não deixa de ser um excelente jogo de luta para quem está chegando ao PS3, X360 e PC somente agora.

Os novos personagens e estágios, o rebalanceamento e os pequenos ajustes nas mecânicas do jogo valem os R$ 30 do investimento, ainda mais se for para ter o game mais completo possível para jogar online com amigos. Faz falta o modo "Trial" para os novos personagens? Claro que sim, mas isso não tira o brilho do game que continua sendo um dos mais viciantes e completos do mercado.

Nota: 9 (Excelente)

Olha o listão! Conheça todos os personagens da franquia "Street Fighter"

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL