Topo

Wii Play Motion

FELIPE CARETTONI

Colaboração para o UOL

04/07/2011 13h34

“Wii Motion Plus” nasceu velho para o console da Nintendo. Em vez de caprichar com algum tipo de enredo ou modo online competitivo, a empresa japonesa se limitou a criar um jogo que apenas copia o que foi feito em “Wii Sports” e “Wii Sports Resort”. Apesar de contar com alguns modos interessantes e vir acompanhado de um controle Wii Remote Plus, o título não vale seu preço e só deve ser considerado na falta de um jogo multiplayer.

Introdução

Tradicionalmente, a Nintendo costuma lançar um jogo para estimular as vendas de algum novo periférico. Foi assim com “Wii Sports” e o controle Wii Remote, mais tarde complementados por “Wii Play”, “Link’s Crossbow Training” e o Wii Zapper, “Wii Fit” e a Balance Board e também com “Wii Sports Resort” e o Wii Motion Plus.

Agora, para explorar as possibilidades desse último acessório, chegou “Wii Play Motion”, um conjunto de 12 minigames que possui a difícil missão de competir com títulos bastante variados para Kinect e PlayStation Move, em uma época na qual o Wii perde forças com a chegada de seu futuro sucessor, o Wii U.

Pontos Positivos

Boas ideias

Apesar de poucos, os minigames de “Wii Play Motion” apresentam ótimas ideias e usos variados do controle do Wii e o seu giroscópio. Na fase Spooky Search, por exemplo, os jogadores devem mover o Wii Remote e ouvir com atenção o barulho de fantasmas de acordo com a posição do aparelho.

O objetivo é encontrar as criaturas no escuro apenas com o auxílio de efeitos sonoros e então capturá-las. Outro minigame interessante é o Teeter Targets que transforma o controle em uma plataforma giratória que por sua vez serve como base para uma pequena bolinha. Com ela, o jogador deve acertar alvos espalhados no cenário e fazer mais pontos do que o adversário.

Pontos Negativos

Muito Curto

Uma hora é o bastante para conhecer todos os modos de “Wii Play Motion”. Por não possuir nenhum tipo de campanha ou objetivos, o jogo se limita demais com uma pequena variedade de minigames.

Apesar de contar com algumas fases para uma pessoa, não há graça alguma de competir contra ela mesma, além de não haver sequer conectividade online para competição entre jogadores ou mesmo um ranking para comparação de resultados.

Pouco variado

Se limitar a experiência para mais de um jogador não é uma boa ideia, oferecer poucos modos para quatro pessoas é ainda pior. A maior parte dos minigames oferece opção para apenas dois jogadores, tornando a brincadeira ainda menos divertida e tediosa.

Seria muito mais interessante se cada modo contasse com todos os tipos de opções de pessoas, o que certamente iria valorizar as boas ideias presentes nos minigames. Uma boa alternativa para ampliar a vida útil de “Wii Play Motion” e torna-lo um pouco mais variado seria reaproveitar alguns outros acessórios criados pela Nintendo, como o Wii Zapper e a Balance Board, mas nem isso o jogo possibilita.

Nota: 4 (Medíocre)