UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
Super Contra
Xbox Live Arcade
"Além da mecânica repetitiva, (...) é altamente difícil."


25/07/2007
da Redação

Lançado originalmente em 1988 para os arcades, "Super Contra" é o segundo jogo da série e agora estréia no Xbox Live Arcade com pequenas melhorias gráficas e suporte para modo cooperativo online. Apesar do sufixo "Super", não deve ser confundido com a versão para Super Nintendo, "Contra 3", considerada por muitos o melhor episódio da franquia.

Corra e atire

A mecânica é típica dos jogos de ação da década de 80 e começo dos anos 90. Enquanto movimenta-se horizontalmente pela tela, você deve eliminar oponentes que aparecem incessantemente por todas as direções.

Tanto seu personagem quanto os inimigos morrem ao serem atingidos por um único projétil, o que torna o jogo bastante desafiador. Habilidade e coordenação são imprescindíveis para mover seu personagem enquanto pula, atira e desvia de uma enxurrada de tiros.

Entre uma fase e outra o ponto de vista muda e você passa a ver a ação do alto. Entretanto, esta visão não só dificulta sua movimentação pelo cenário como faz com que seu personagem se enrosque nos cantos e paredes. Em um jogo no qual é impossível sair ileso ao deixar o personagem parado por alguns segundos, isso não é nada bom.

Quando jogado por duas pessoas a dificuldade cai pela metade - seja com um segundo controle ou através da Xbox Live. No entanto, como o número de "continues" é limitado, somente os jogadores com bastante experiência conseguirão chegar ao fim do jogo, mesmo que para isso você não gaste mais do que meia hora.

As melhorias gráficas não se resumem ao já padrão filtro de suavização das conversões para Xbox Live Arcade. Novos elementos visuais foram adicionados, como explosões que distorcem o cenário (estranhamente, a interface também é afetada pelo efeito) e diferentes tipos de rastros para os projéteis. Para a felicidade dos nostálgicos, os gráficos originais também foram mantidos, mas sem os novos efeitos.

Só para hardcores

Além da mecânica repetitiva, "Super Contra" é altamente difícil. Contudo, levando em consideração o tamanho do game, a dificuldade elevada torna-se um fator positivo e incentiva o jogador a começar tudo de novo. Chegando ao final, porém, não há motivos para jogar novamente.