UOL BUSCA
PC
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Nintendo
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Sony
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
Xbox
Notícias Análises Previews Galerias Fórum Vídeos
DesafiosDownloadsFórumJogos Online
Atrativa Banana Games Cruzadas.net Fliperama Jogue no Charges Meteorus Ryudragon Sodoku Xadrez Online Web Jogos
Loja de jogos
SuperGames Ragnarok Priston Tale
NotíciasReportagensRevistas
Finalboss Fliperama Full Games Gamehall GamesBrasil IDG Now!
ServidoresTV UOLVideopodcast

RECEBA O BOLETIM
UOL JOGOS

Publicidade


Análises
Track & Field
Xbox Live Arcade
"um título clássico capaz de proporcionar apenas algumas horas de diversão."


13/08/2007
da Redação

A divertida coletânea de esportes olímpicos "Track & Field", que a Konami lançou originalmente para fliperama em 1983, ficou conhecida nas plataformas que passou, incluindo NES e Gameboy, por detonar joysticks. Tudo graças ao esquema de controle, que consiste em pressionar botões tão rápida e freneticamente quanto possível. O retorno ao Xbox 360, através do Live Arcade, revive a competitiva disputa, pelo menos por algumas horas, mas também coloca em risco, inevitavelmente, os joysticks do console.

Correria

As seis modalidades do original estão presentes, a começar pelos 100 m livres, talvez a que cause mais estragos, uma vez que é essencial "debulhar" o controle para chegar a índices insanos de velocidade. Já no salto em distância e no arremesso de dardo, pressionar os botões pode ser feito de forma mais balanceada, só que é necessário apertar outro botão, na hora H, de forma a garantir o pulo e o arremesso, respectivamente - sem falar no controle do ângulo. Os 100 m com barreira, o arremesso de martelo e o salto em altura completam o cardápio de opções.

No Xbox 360, são oferecidas diferentes alternativas de controle - em último caso, o jogador pode personalizá-los como quiser: joga-se utilizando os botões X ou B para correr e o A para ação; com o direcional analógico para correr; ou, enfim, com a alavanca analógica. Tudo bem que é uma questão pessoal, mas esta última opção acaba sendo a melhor em termos de performance; contudo, a impressão que se tem é que, na busca pelos altos índices de velocidade, quebrar a alavanca é só uma questão de tempo (o mesmo vale para o direcional e até para os botões).

O risco é desencorajador, mas, no final das contas, reforça o fato de que "Track & Field" é um jogo para somente algumas horas de diversão. São poucas as modalidades e a melhor parte do entretenimento está reservada ao multiplayer, local ou online, para até quatro participantes. Na Xbox Live, o lag atrapalha as disputas em tempo real, mas os rankings ("leaderboards") garantem a disputa pelas melhores marcas.

Não que "Track & Field" seja difícil, mas é preciso "debulhar" o controle, aliando velocidade e coordenação motora para não perder o "timing", fórmula que garante a competitividade. As conquistas - são 200 pontos, como de costume - estimulam ainda mais a concorrência, já que a maioria envolve atingir o máximo desempenho nas modalidades.

Vida curta

Com gráficos renovados, "Track & Field" está muito mais agradável aos olhos, sem o "pixelamento" do original, e os 400 Microsoft Points (US$ 5) parecem justos por um título clássico capaz de proporcionar apenas algumas horas de diversão. Muito mais que isso já colocaria os joysticks em sério risco. Contudo, para certos clássicos, funciona a alternativa de adicionar conteúdo novo, o que poderia ter sido feito em "Track & Field", com algumas modalidades inéditas, para assegurar uma vida útil maior.