Nas duas últimas décadas, a obesidade explodiu nos Estados Unidos: de acordo com estatísticas dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention) e do Centro Nacional de Estatísticas da Saúde (National Center for Health Statistics), 30% dos adultos e 15% das crianças e jovens norte-americanos são obesos.
Trata-se de um problema de saúde que tem mobilizado organizações públicas e privadas na tentativa de mudar o comportamento dos norte-americanos com relação à alimentação e exercícios físicos. Produzido pela Persuasive Games e pela ITVS Interactive, "Fatworld" é um jogo que explora a relação entre obesidade, nutrição e as políticas sócio-econômicas dos Estados Unidos. O download é gratuito.
O objetivo não é dizer às pessoas o que elas devem comer ou como devem ser exercitar, mas demonstrar a complexa e intrincada relação entre nutrição e fatores como orçamento, subsídios e regulamentos. "Fatworld" é um "serious game", ou seja, um jogo cujo objetivo vai além do puro e simples entretenimento.
Nos dias de hoje, os esforços para conscientizar as pessoas sobre a importância da prática diária de exercícios não funcionam como desejado, à medida que tanto jovens quanto adultos parecem não conseguir visualizar os efeitos que um determinado estilo de vida pode desencadear dentro de 5, 10 ou 50 anos. Por isso, em "Fatworld" o jogador criar um mundo, um personagem e vive um ritmo de vida acelerado e contínuo, esteja jogando ou não.
É possível determinar peso e condições de saúde iniciais, incluindo predisposição para problemas como diabetes, doenças cardíacas ou alergias a certos alimentos. O jogador deve construir cardápios e receitas, decidir o que comer e o que evitar, exercitar-se (ou não) e gerenciar um restaurante para o resto da cidade.
Ao escolher os hábitos alimentares e de exercícios do personagem, o jogador vê como isso afeta a saúde geral do mesmo. Uma dieta ruim vai engordá-lo, enquanto não praticar exercícios faz com que ele movimente-se custosamente. Eventualmente, doenças e mesmo a morte baterão à porta dos personagens com uma saúde ruim, enquanto os saudáveis viverão mais e melhor.
O jogador determina o seu plano de alimentação, escolhendo entre centenas de ingredientes e receitas inclusas no jogo, ou criando o seu desde o início e depois dividi-los com outros amigos online. Já os exercícios funcionam na base de minigames. Para influenciar os habitantes de "Fatworld", que são controlados pelo computador, o jogador cria restaurantes e decide o que vai oferecer no cardápio.
Existe também um forte componente político: que tal, por exemplo, mudar dinâmicas de mercado para encorajar certos produtos e desestimular outros, banindo frutas ou carnes das prateleiras? Tudo é possível em "Fatworld", que, com o perdão do trocadilho, joga pesado contra a obesidade.