Os dois primeiros "Serious Sam", intitulados "First Encounter" e "Second Encounter" já deram uma mostra do talento da produtora croata Croteam e a verdadeira seqüência do original pretende mostrar mais músculos da softhouse.
"Serious Sam 2" usa as mais recentes funções implementadas no DirectX9, como iluminação dinâmica e efeitos de textura. Um dos monstros da nova versão, uma espécie de Orc vestido de uniforme de futebol americano, mostra um novo sistema de mapeamento de reflexo e de ambiente, fazendo com o que o cenário se reflita na pele brilhante da criatura.
As características do primeiro "Serious Sam" serão mantidas, isto é, ação e tiros ininterruptos, sem espaço para enredos e eventos complexos. Novas armas com efeitos ainda mais impressionantes é a promessa da Croteam.
A simulação da física também foi melhorada. Os objetos e inimigos reagem às quedas de maneira realista. Quando um deles é jogado de um penhasco cheio de obstáculos no meio do caminho, eles quicam como se fossem bonecos articulados.
Além disso, a softhouse inventou alguns truques para aumentar a performance, como um sistema de no qual os objetos que ficam no fundo e ofuscados por um item que está mais a frente não precisem ser renderizados, deslocando processamento para outras tarefas.