Apesar da Sierra ter dissolvido a Dynamix, "Tribes" sobreviveu: a equipe da Irrational Games (responsável por grandes jogos como "Freedom Force" e "System Shock 2") está completando a trilogia com "Tribes: Vengeance". Mas ao invés de simplesmente reciclar as antigas fórmulas dos games anteriores, o novo episódio promete trazer uma verdadeira revolução à série.
A grande mudança será a criação de uma modalidade de campanha para um jogador. No desenrolar de uma grande e épica guerra, você controlará diferentes personagens - cada qual com poderes, missões e tramas diferentes. Tendo em vista o currículo da Irrational, não é exagero imaginar que o enredo será muito mais profundo do que visto na maioria dos jogos de tiro. Os lutadores utilizados nessa campanha poderão posteriormente ser usados na opção multiplayer, fazendo com que essa opção sirva também de treino.
Quem quiser cair na Internet com o game também não ficará decepcionado: além de trazer TODAS as modalidades de "Tribes" e "Tribes 2", o game terá muitas modalidades inéditas. Algumas delas serão parecidas com esportes - misturando toques de "Unreal Tournament" e, na descrição de um dos criadores, "algo como 'Tony Hawk' com Spinfusors (uma das armas mais tradicionais da série)".
O game utiliza uma versão modificada do mecanismo de "Unreal 2", garantindo um visual de primeira linha. E com as novas modificações implementadas, como novos efeitos de partículas, a empresa garante que a parte gráfica será comparável a "Doom 3" e "Halo".
Todas essas características, somadas ao tremendo potencial de futuros MODs, faz de "Tribes: Vengeance" um dos mais esperados jogos de tiro online para PC.