UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Contra 4

05/12/2007

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
Nos fliperamas, dificuldade vale dinheiro. Essa máxima era verdadeira principalmente na década de 1980, numa época em que os jogos das casas de arcades eram basicamente para um jogador (na década de 1990 veio um filão de ouro: dos games de luta). Com alto grau de desafio, o intuito era fazer com que a ficha durasse menos. Mas não podia ser tão alto a ponto de ser frustrante, senão, afastava os jogadores. Era um equilíbrio delicado, mas muitos clássicos nasceram nessa época.

Ao lado de "Ghost 'n Goblins", da Capcom, "Contra" é tido como um dos games mais difíceis de sua época. Lançado em 1987 para fliperamas, a série que teve versões para vários consoles agora faz 20 anos. Nos videogames pós-PSOne, a franquia tentou se modernizar, mas o formato clássico, de visão lateral com plataformas, é sua faceta mais conhecida e a preferida dos fãs. E é nesse formato que "Contra 4" surge para Nintendo DS.

'Hardcore' de corpo e alma

Visual estilo 'Alien Wars'
Como o título denuncia, trata-se de um legítimo herdeiro de "Contra III: The Alien Wars", game para Super Nintendo lançado em 1992 e considerado o melhor de toda a série. Na verdade, "Contra 4" é continuação direta desta versão, que se passa dois anos após os incidentes de "The Alien Wars". Desta vez, os protagonistas Bill e Lance devem repelir uma nova invasão alienígena, desta vez liderada por um tal de Black Viper. A exemplo dos antecessores, isso é só uma desculpa para sair dando tiro em todo que fizer sombra.

Basta alguns minutos de partida para perceber a herança das versões para NES, Mega Drive e Super NES. A primeira fase lembra muito a do primeiro jogo, para o 8 bits da Nintendo, que se passa numa floresta, com pontes e artilharias. Os controles são simples, como manda a tradição: um botão para tiro e outro para pulo. Mas há duas novidades por aqui: é possível ter duas armas e usar um gancho que alcançar locais mais altos.

Ter duas armas, é claro, permite criar estratégias, como ter uma de ampla cobertura para superar a fase em si e uma potente contra os chefes. Mas também serve para conservar um dos equipamentos quando morrer (somente a que estiver sendo usada se perde). Na dificuldade normal em diante, as armas tem nível, sendo que é preciso pegar o item correspondente para melhorá-las.

Dobro de visão

O que mais mudou na versão para Nintendo DS é a área da tela. Os dois monitores são usados como se fosse um só, e, no começo, é provável que se perca vidas com ataques vindos de inimigos posicionados na outra tela, onde se recebe menos atenção. Há um ponto cego entre as duas metades, o que dificulta ainda mais as coisas. Mas, de qualquer jeito, "Contra 4" é um game da "velha guarda", de enorme dificuldade, no qual se faz necessário decorar o local de aparição dos oponentes.

O game não esconde que se trata de um título voltado para fãs da série, ou aqueles saudosos de um bom jogo "das antigas". Mesmo na opção mais "fácil", a dificuldade é proibitiva para iniciantes. Nem "Ultimate Ghost 'n Goblins", para PSP, chegou a tanto. Fiel ao estilo arcade, basta receber um único dano para perder a vida (são 10 no easy e 5 no normal). E o "continue" faz o jogador voltar do último "checkpoint", que, geralmente fica no meio da fase. Acabaram todos os "continues"? Comece tudo de novo! Da fase 1!

Mas o público-alvo do game provavelmente já conhece todas essas regras e sabe que, para chegar longe, é preciso estudar a fundo as características das fases. A dificuldade é alta, mas não frustrante, pois, a cada nova tentativa, o jogador vê evolução. E o que parecia impossível antes fica até relativamente simples, ao menos nas dificuldades mais baixas.

"Contra 4" não falha em entregar o que os fãs esperam. Estão no pacote as situações das mais absurdas (os protagonistas combatem dependurados num foguete em movimento, por exemplo), chefes gigantes (alguns vindos dos antecessores), fases em 3D (similar ao primeiro "Contra") e estágios a bordo de veículos.

Pode vir quente que estou fervendo

Aos heróis que conseguirem terminar o game, abre-se uma nova opção chamada challenge, que consiste em pequenas fases em que são dados objetivos. O prêmio não poderia ser melhor para os admiradores da série: as versões originais de "Contra" e "Super C". A emulação está quase perfeita, mas, infelizmente, não funciona com dois jogadores. No modo "2 players", o jogador controla sozinho os dois personagens, tendo botões de tiro e de pulo independente para cada um deles (o direcional é comum aos dois). Já no game principal, é possível jogar multiplayer através da rede sem fio. O título também tem a opção de museu, que traz informações e artes de todos os "Contra" lançados até hoje.

A produtora WayForward não inventou e fez o visual totalmente em 2D nas fases principais. Isso permitiu belos cenários desenhados a mão, e lembra muito os gráficos de "Contra III: The Alien Wars". As animações são fluidas, principalmente a do protagonista. Já nas eventuais fases em 3D, tudo fica um pouco mais simples, mas não a ponto de perder a essência. O game também traz uma boa trilha sonora. A produtora fez um bom trabalho em recuperar a sonoridade de antigamente nas composições próprias, ao mesmo tempo em que introduziu, aqui e ali, trechos das músicas originais.

CONSIDERAÇÕES

"Contra 4" comemora os seus 20 anos apenas com seus fãs. Fiel ao estilo que o consagrou, é um jogo apenas para os admiradores da série ou jogadores "hardcore", sedentos por desafios. Para estes, o título não falha em entregar o que eles procuram: a dificuldade aparentemente implacável, mas irresistível a ponto de querer começar tudo de novo. Além disso, traz conteúdos para matar a saudade, como as artes originais e, o melhor, os dois primeiros games da série para o NES.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Contra 4 (DS)

    26 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Konami
    Lançamento: 13/11/2007
    Distribuidora: Konami
    Suporte: 1-2 jogadores
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host