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Geometry Wars: Galaxies

15/01/2008

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
"Geometry Wars" nasceu como um minigame para o jogo de corrida "Project Gotham Racing 2", de 2003, lançado para o Xbox original. Logo, esse pequeno título inspirado em fliperamas retrô ganhou status de cult, e uma versão evoluída e pirotécnica fez vôo solo ao estrear no Live Arcade, seção da rede online do Xbox 360 que vende jogos clássicos ou simples por download, sendo um dos maiores sucessos do serviço em seu início. Agora, o título dá um novo passo, agora virando um game "completo" em embalagem, para Wii e Nintendo DS.

Atirando para todos os lados

O jogo é de tiro espacial, que pode ser descrito como um "Asteroids" (1979) com controles ao estilo de "Robotron 2084" (1982) ou "Smash TV" (1990). Esses dois últimos arcades estabeleceram um sistema de tiro para várias direções, usando um segundo direcional para controlar os disparos.

Guerra de partículas
As regras são simples: no controle de uma nave, o jogador deve destruir todos os inimigos que aparecerem na tela. A fase é fechada, como se fosse uma arena. Apesar da simplicidade, o game é voltado para fãs de jogos de tiro, que geralmente adoram enfrentar um enxame de oponentes, em confrontos que, quanto mais caóticos, mais emocionantes.

Como mencionado, "Geometry Wars" é um título que usa dois direcionais, e, como o Nintendo DS não tem nenhum, adaptações foram feitas. Na configuração inicial, a tela sensível ao toque serve para controlar o ângulo dos tiros, enquanto o direcional em forma de cruz cuida do deslocamento. O esquema funciona apenas em parte.

O direcionamento do canhão é preciso nessa configuração, mas o deslocamento é bem limitado, pois o botão de cruz permite apenas oito direções possíveis. Além disso, segurar o portátil ao mesmo tempo em que usa o direcional é desconfortável, e partidas longas não são nada aconselháveis.

O antigo...

Os controles são apenas um dos fatores que depreciam a experiência em relação à edição para Xbox 360. Não é justo comparar um dos consoles mais poderosos da atualidade com o modesto Nintendo DS, mas a grande parte da graça de "Geometry Wars" está no contraste de sua simplicidade com os efeitos pirotécnicos, que mais parecem fogos de artifício, e que, junto com a enorme quantidade de inimigos, criam o caos na tela.

"Galaxies", que traz o modo "Retro Evolved" do Xbox 360, tem efeitos visuais bem mais modestos, além de perder a adrenalina. O game possui uma taxa de quadros mais errática e, quando muitos inimigos aparecem na tela, a execução fica lenta. A fórmula, irresistível do original, ainda está preservada em sua essência, mas despida do vestido de gala usado no console da Microsoft.

... e o novo

O maior preço é justificado pela expansão do conteúdo (a edição para DS custa cerca de US$ 30 nos Estados Unidos, contra US$ 5 do Xbox 360, que é vendido por distribuição digital), que inclui um modo de "campanha" e partidas multiplayer. A primeira modalidade leva o nome do título, que consiste em explorar 60 planetas.

Cada um desses lugares representa uma fase, que tem formas variadas e inimigos diferentes. Alguns estágios se assemelham a labirintos e há até aqueles cujas paredes mudam de forma lentamente. Assim, elas podem ser mais um obstáculo para a sobrevivência do jogador. Há mais tipos de inimigos e alguns são grandes, se desmantelando em pedaços menores ao serem destruídos.

Há outras diferenças: um pequeno satélite acompanha sua nave, que pode ter diversos tipos de comportamento. No começo, esse "drone" apenas ataca erraticamente, mas pode-se comprar novos programas, transformando-o numa artilharia fixa, em isca que atrai os inimigos ou pegar os geoms automaticamente. Essas peças douradas são a moeda do game, expelidos pelos inimigos derrotados. Pegá-los também aumenta o multiplicador, que faz aumentar em até 150 vezes a pontuação obtida.

Novos planetas e sistemas podem ser abertos com dinheiro, e cada fase possui pontuações estabelecidas para a obtenção de medalhas de bronze, prata e ouro. Mais: há registro de recorde mundial para cada estágio; a informação é enviada pela internet. Porém, sete dos planetas apenas são abertos ao conectar a versão para DS com a de Wii. Embora tenha muitas fases, acaba sendo mais do mesmo.

O jogo ainda possui alguns modos multiplayer, mas somente local, que podem distrair por algum tempo. No versus, um dos jogadores controla a nave, enquanto o outro envia os inimigos. Há também duas modalidades cooperativas distintas. Numa delas, a pontuação, as vidas e as bombas são compartilhadas.

CONSIDERAÇÕES

"Geometry Wars Galaxies" tem sua experiência depreciada em relação à edição para Xbox 360 devido aos controles meio capengas, além de perder o espetáculo visual e o dinamismo caótico. A essência está mantida, mas sem o mesmo entusiasmo da versão para o console da Microsoft. Para quem é fã da série ou de jogos de tiro (que são raros no DS), os 60 planetas podem justificar o preço seis vezes mais alto, mas, no geral, as fases não são tão variadas entre si.

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    Geometry Wars: Galaxies (DS)

    30 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Kuju Entertainment
    Lançamento: 27/11/2007
    Distribuidora: Sierra Entertainment
    Suporte: 1-2 jogadores
    Outras plataformas: WII
    RegularAvaliação:
    Regular

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