UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Metroid Prime Pinball

29/11/2005

da Redação
Uma das habilidades mais poderosas de Samus Aran é a "morph ball", que transforma a mercenária em uma esfera, permitindo ao jogador alcançar locais até então inatingíveis, na série "Metroid". A Nintendo, com a criatividade habitual para explorar suas principais franquias em diferentes nichos, decidiu utilizar a premissa da morph ball em "Metroid Prime Pinball" que, como o próprio nome sugere, leva ao DS as emoções das clássicas máquinas de fliperamas, devidamente "repaginadas" com os elementos conhecidos de "Metroid".

O risco aqui é mais do que aparente, afinal, uma mudança de ação para pinball é, no mínimo, radical. E, em se tratando de uma série tão conhecida pela competência, a conversão teria que ser extremamente cuidadosa. E foi, ainda bem.

Desafio vibrante

Logo de cara, quando se fala em um jogo de pinball baseado em "Metroid", a primeira impressão é a de que a maior parte de seu apelo será atraente somente aos fãs de Samus, mas, na prática, o que se vê é um título competente e repleto de alternativas criativas, capaz de conquistar até mesmo quem nunca ouviu falar da série.

Mas, naturalmente, os que já conhecem "Metroid" tendem a se divertir muito mais, graças às inúmeras referências à série presentes em todo o título. O modo "Mult Mission", prato principal, reúne várias mesas com desafios variados, sendo o objetivo principal coletar artefatos suficientes para abrir novas mesas, ambientadas em regiões como Magmoor Caverns e Phendana Drifts.

Se para algumas pessoas pinball pode significar algo "devagar" ou até mesmo "monótono", o jogo derruba qualquer conceito nesse sentido. É raro ter um instante qualquer de calma ou paz controlando os "pads", pois a quantidade de ações e minigames disponíveis é sensacional. Não apenas é preciso destreza para rebater a bolinha no alvo desejado, mas também para combater uma razoável gama de inimigos, inclusive chefes.

Por sorte, Samus conta com alguns itens para facilitar as coisas, como mísseis ou bombas que exterminam os inimigos mais facilmente , no modo "Combat", quando Samus volta à sua forma convencional para distribuir tiros pela tela. Como qualquer jogo de pinball que se preze, pontuar é preciso e todos os inimigos mortos e artefatos coletados contarão muito para o marcador, principalmente quando ao final de cada rodada, quando a pontuação pode ser multiplicada de acordo com o seu desempenho.

No "Combat Mode", por exemplo, Samus pode ser atingida somente quatro vezes, enquanto uma enxurrada de inimigos desce pela tela. O jogador movimenta apenas a direção para a qual a personagem atira, sendo necessária uma boa sincronia ao pressionar os botões referentes à esquerda e direita.

Este é apenas um dentre os diversos minigames, que ajudam a quebrar a rotina (por menos que ela exista). Tudo bem que boa parte deles se resume a matar inimigos antes que o tempo se esgote, mas há ainda as indispensáveis multiballs (em diversas variações) e o "Wall Jump", no qual é preciso pressionar os "flippers" na hora certa para que Samus escale obstáculos até o topo.

Alguns dos inimigos são bem criativos, como os irritantes Triclops, criaturas que "agarram" qualquer item próximo, inclusive a bolinha, atirando-a perigosamente na direção dos flippers. Muitos dos oponentes são velhos conhecidos em "Metroid", caso dos piratas espaciais, por exemplo. Mesas como Pirate Frigate e Tallon Overworld dão acesso a outras áreas, com chefes e novos desafios.

"Metroid Prime Pinball" acompanha o Rumble Pak, acessório no formato de um cartucho de Game Boy Advance e que, conectado ao respectivo slot do Nintendo DS, faz o portátil vibrar, contribuindo significativamente para a experiência com o jogo. O efeito de vibração, embora um pouco barulhento, funciona bem, lembrando muito as sensações de jogar em um pinball de verdade. Na tela sensível, arrastando o dedo (ou a caneta Stylus) para a direita e esquerda, você literalmente chacoalha a tela para os lados.

"Metroid Prime Pinball" inclui ainda o modo "Single Mission", para jogar as mesas já destravadas, com objetivo único de atingir o maior número de pontos. Para completar, o "Wireless Mission" permite jogar simultaneamente com até outros sete jogadores em uma mesma mesa, através do multiplayer sem fio do portátil. É preciso apenas um cartucho para que todos joguem, numa simples competição pela maior pontuação.

Na medida certa

Para um jogo de pinball, o visual está soberbo, na medida do ritmo frenético da ação, ou seja, com muitos efeitos visuais e animações realistas para a movimentação, tanto de Samus quanto dos inimigos. As texturas, bem detalhadas, evidenciam as paisagens de cada cenário, ajudando na identificação de elementos conhecidos da série - em alguns cenários até chove, e mesmo os efeitos de física em relação à bolinha estão muito convincentes. A trilha sonora complementa com efeitos e músicas no melhor estilo de "Metroid", devidamente caprichados.

CONSIDERAÇÕES

"Metroid Prime Pinball" faz bom uso da série, criando uma experiência divertida, com um desafio razoável e uma fórmula que vai ao encontro do propósito do portátil, ou seja, partidas rápidas, com a possibilidade de se divertir entre amigos. Uma pena que as cerca de seis mesas disponíveis, de tão bacanas que são, acabam sendo pouco.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Metroid Prime Pinball (DS)

    31 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Fuse Games Limited
    Lançamento: 24/10/2005
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1-8 jogador, multiplayer sem fio
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host