UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Rock Band 3

17/01/2011

AKIRA SUZUKI
Da Redação
Cinco anos depois do estouro dos chamados jogos musicais, deparar-se com "Rock Band 3" para Nintendo DS soou como voltar aos velhos tempos, em que se jogava "Guitar Hero" sem a guitarra (não muito diferente desses tempos atuais, naquela época era difícil e caro encontrar o tal controle em forma do instrumento musical símbolo do rock).

Veja "Rock Band 3" no Nintendo DS
Enquanto as versões para consoles dos games musicais tiveram cada vez mais opções de parafernálias - não que tenha impedido de a Activision inventasse um acessório na versão para Nintendo DS de "Guitar Hero" -, a produtora Harmonix e a Backbone Entertainment resolveram ir pelo caminho simples nos portáteis. E, assim como em "Rock Band Unplugged" para PSP, resultou numa experiência singela, mas bastante autêntica.

Na verdade, pode-se dizer que a origem de "Rock Band 3" para Nintendo DS está num jogo antigo da Harmonix chamado "Amplitude". Na tela, tudo parece similar à edição para consoles, mas aqui se usa apenas direcionais e botões. Todos os instrumentos, da bateria ao teclado (que divide a pista alternando-se com a guitarra), tem quatro posições, correspondentes aos comandos de esquerda, cima, X a A.

No entanto, diferentemente dos consoles, o jogador comanda todos os instrumentos - baixo, bateria, voz e guitarra/teclado -, sendo que as pistas são trocadas pelos botões de ombro (L e R). Pode parecer confuso no início (uma passada no modo de tutorial é altamente recomendável), mas percebe-se que isso ajuda a quebrar a monotonia (e, não; não é estranho jogar a faixa de voz com os botões).

Amador e profissional

Mas como saber quando trocar de instrumento? Aí, depende da modalidade escolhida. Se for a Normal, o game funciona por compassos (sessões delimitadas dentro das músicas), em que, ao conseguir tocar todas as notas dentro desse trecho, a pista fica limpa, obrigando o jogador a continuar a música com outro instrumento. De fato, é um modo mais guiado; quase um treino para a modalidade Pro.

Nesta opção, o jogador tem mais liberdade, pois todas as notas de todos os instrumentos estão visíveis, e a troca entre eles pode ser feita a qualquer instante. No entanto, se o usuário conseguir chegar ao limite máximo de atenção da pista, as notas seguintes ficam apagadas, indicando que não precisam ser tocadas - e que configura o momento ideal para trocar de instrumento. O lado bom do Pro é que o jogador não precisa trocar de faixa quando avistar as notas especiais (dá até mesmo para limpar mais de uma sessão dessas notas prateadas, dependendo da música, mas isso exige uma certa habilidade).

Repertório limitado

Enfim, a mecânica de "Rock Band 3" para Nintendo DS funciona muito bem, dando boa sensação de ritmo. Sendo assim, o único empecilho para a aquisição do game está em seu repertório, que pode ser considerado bastante limitado. São apenas 25 faixas, sem poder contar com músicas extras por download, como era possível na versão "Unplugged", para PSP.

As escolhas são ecléticas, tanto no estilo como na época em que as canções foram gravadas, mas, no final, a decisão de compra depende da empatia que o jogador tiver em relação à lista de canções. Particularmente, gostei bastante de "Combat Baby" (Metric), "Misery Business" (Paramore), "Portions for Foxes" (Rilo Kiley), "Just Like Heaven" (The Cure), "Crazy Train" (Ozzy Osbourne) e "Crosstown Traffic" (The Jimi Hendrix Experience). E "Bohemian Rhapsody" (Queen) matou a pau.

Veja se você gosta do repertório de "Rock Band 3":

Anos 2000

. "Oh My God" (Ida Maria) . "Combat Baby" (Metric) . "Misery Business" (Paramore) . "Lasso" (Phoenix) . "Portions for Foxes" (Rilo Kiley) . "Humanoid" (Tokio Hotel) . "Get Free" (The Vines) . "The Hardest Button to Button" (The White Stripes)

Anos 90

. "Midlife Crisis" (Faith No More) . "Been Caught Stealing" (Jane's Addiction) . "Walkin' On The Sun" (Smash Mouth)

Anos 80

. "Just Like Heaven" (The Cure) . "Need You Tonight" (INXS) . "I Love Rock N' Roll" (Joan Jett) . "Sister Christian" (Night Ranger) . "Crazy Train" (Ozzy Osbourne) . "The Look" (Roxette) . "Here I Go Again" (Whitesnake)

Anos 70

. "Rock Lobster" (The B-52's) . "China Grove" (Doobie Brothers) . "Cold As Ice" (Foreigner) . "Bohemian Rhapsody" (Queen) . "Roundabout" (Yes)

Anos 60

. "Break on Through (To the Other Side)" (The Doors) . "Crosstown Traffic" (The Jimi Hendrix Experience)

CONSIDERAÇÕES

A edição para Nintendo DS de "Rock Band 3" surpreende pela diversão, apesar de não usar controles em forma de instrumento com nas versões para consoles. A mecânica de jogo é simples porém dá plena sensação de ritmo. No fim das contas, o que decide o valor do game é a empatia que o repertório causa - e se for de seu gosto, tem tudo para ser uma boa adição na sua biblioteca de games.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Rock Band 3 (DS)

    12 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Harmonix
    Lançamento: 29/10/2010
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1 jogador, cartão de memória
    Outras plataformas: PS3 WII X360
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host