UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Sonic Rush Adventure

01/10/2007

AKIRA SUZUKI
Colaboração para o UOL
O primeiro "Sonic Rush" apareceu em 2005, na estréia do Nintendo DS e, em termos de inovação, foi pouco mais que uma continuação de "Sonic Advance", para Game Boy Advance. Agora, quase dois anos depois, a maior virtude de "Sonic Rush Adventure" é ter mantido a solidez da mecânica principal - que vem desde os tempos de Mega Drive - e apimentado com funcionalidades que só o portátil pode oferecer.

O "Adventure" incorporado ao título se refere aos elementos de exploração que o game ganhou. Não se trata da parte primordial, mas é propícia para dar um pouco mais de liberdade, saindo um pouco do esquema linear dos antecessores. Mas a estrela principal continua sendo as fases em 2D para serem cruzadas em alta velocidade, como manda a tradição.

Num país tropical

Nesta aventura, Sonic e Tails são sugados por uma espécie de ciclone, que os levam para uma ilha tropical, onde conhecem a guaxinim Marine. Enquanto tentam descobrir como fazem para voltar para casa, eles devem ajudar Blaze a recuperar um artefato nas mãos do temível robô-pirata Captain Whisker. Então, é hora de colocar a velocidade de Sonic em ação.

Antes, navegar é preciso. Tal e qual em "The Legend of Zelda: Phantom Hourglass", existe uma parte de exploração marítima. Você escolhe a rota e joga um minigame durante o trajeto. Com o primeiro veículo, a mecânica lembra um pouco títulos como "Wave Race", só que mais simples e também prático.

É a hora que o jogo aproveita para usar a tela sensível, pois quase todos os comandos são feitos com a caneta: basta deslizar para os lados para controlar a embarcação. Durante o percurso, aparecem argolas para coletar e inimigos para destruir, o que é feito com a aceleração temporária, ativada pelos botões de ombro. Mas esse movimento não pode ser feito indiscriminadamente, pois depende de uma barra que é preenchida ao fazer manobras. Para executá-las, use as rampas e deslize a caneta na direção indicada na tela. Trata-se de algo simples, mas rápido e divertido.

Mais para frente, o jogador ganha um novo tipo de embarcação, que também faz mudar o minigame: sai a corrida e entra o combate. Com o outro navio, o jogador atira três tipos de projéteis, que servem para recolher argolas e destruir tudo o que se vê pela frente, incluindo cenários e inimigos. Na verdade, são quatro tipos de embarcações, cada uma com uma autonomia diferente, mas, apenas dois tipos de minigames associados.

Mantendo a tradição

Até agora, a exemplo de "Castlevania", os melhores momentos da franquia "Sonic" foram reservados aos títulos em 2D, e isso não é diferente em "Sonic Rush Adventure". Estão aqui os mesmos tipos de fases, cheios de caminhos, armadilhas, e todo tipo de artifício para realizar as ações mais malucas: seqüência de trampolins, dispositivos para fazer correr, jatos de ar, carrinhos de mineração, asa delta e muito mais.

Como sempre, nas primeiras fases, basta ao jogador ir prosseguir à a direita para chegar ao final do estágio. Trata-se de um jogo fácil, se o objetivo é apenas chegar ao ponto final da fase. Mas, para os entusiastas, o desafio está em completar as fases cada vez mais rápido, e com quantas argolas for possível.

Nessa equação entram as manobras, que podem ser feitas em grandes saltos e durante os "grinds", que é como aquela manobra de skate em que se desliza num cano, por exemplo. Basta apertar o botão B para isso, mas é preciso tomar cuidado, pois esse botão também faz Sonic (ou Blaze, dependendo da situação) pular, e isso pode desviar o personagem do caminho pretendido. Além de pontos, as manobras fazem encher uma barra, que serve para fazer a superaceleração (essa é rápida mesmo!).

O botão R também amplia os movimentos dos protagonistas, servindo para fazer os saltos duplos - muitos itens e localidades só são acessados com isso - ou um ataque giratório, em que se desloca para os lados, ao mesmo tempo em que atinge quem estiver pelo caminho. Só usando bem esses movimentos se consegue explorar todos os cantos da fase e planejar a melhor rota para se chegar em menos tempo à linha de chegada.

Cheios de alternativas, os estágios convidam a replays, mas, mesmo não querendo, o jogador é praticamente obrigado a refazê-los. É que as recompensas ao terminar as fases consistem vários materiais, que são usados por Tails para construir as embarcações e instalações. Estas, por sua vez, são necessárias para atingir novas ilhas, ou seja, novas fases. É verdade que, conseguindo altos rankings, se ganha mais itens, mas, um jogador mediano não consegue fazer isso logo de cara. No fim, parece um sistema que pretende ampliar artificialmente o tempo de jogo. Mesmo assim, seis ou sete horas bastam para liquidar os 14 estágios e sete chefes.

Gráficos e sons vibrantes

Ainda, existem cem missões alternativas, mas elas se repetem muito. A recompensa são alguns extras, como decorações. Fora a campanha principal, a modalidade mais divertida é o multiplayer, que aceita download play (com apenas um dos DS tendo o cartucho) e também funciona com a Wi-Fi Connection, ou seja, online. Mas a corrida pelo menor tempo ou número de argolas é simples demais para prender a atenção por períodos prolongados.

O visual de "Sonic Rush Adventure" é agradável e com um colorido típico da série. O estilo artístico parece ter mudado, mas todos os cenários - cada fase tem seu tema particular - são vibrantes. É quase tudo em 2D, mas há minigames em 3D dentro das fases e, além disso, as lutas contra os chefes também são nessa perspectiva. Essas partes em três dimensões também exploram bem a capacidade limitada do portátil, apesar dos "quadriculados" incomodarem em algumas partes. A trilha sonora também é muito agradável. Mescla o estilo eletrônico e alegre dos antecessores com um toque tropical, caribenho. Tem até tema vocalizado na abertura.

CONSIDERAÇÕES

Se Sonic tem seus melhores momentos no estilo 2D que o consagrou, o DS parece ser o hardware perfeito para acolhê-lo. A produtora Dimps manteve o bom trabalho que fez em "Sonic Rush" (e também na franquia "Sonic Advance"), mas, desta vez, incluiu um bom "tempero" de minigames para usar os recursos do portátil da Nintendo. De fato, eles ajudam a complementar a mecânica sólida da parte principal. Os estágios convidam novas explorações, mas, mesmo assim, a quantidade de conteúdo deixa a desejar (são 14 fases, mais sete chefes). Mesmo com os extras - até há um multiplayer interessante - a curta duração de "Sonic Rush Adventure" deixa um gosto de quero mais, pois a nova aventura do ouriço terrestre continua sendo divertida.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Sonic Rush Adventure (DS)

    19 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Sega
    Lançamento: 18/09/2007
    Distribuidora: Sega
    Suporte: 1-2 jogadores, multiplayer online
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host