UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

Theme Park

27/03/2007

HENRIQUE SAMPAIO
Colaboração para o UOL
Se você acompanha a indústria dos videogames desde a década de 90, com certeza já ouviu falar de "Theme Park". Lançado originalmente pela Bullfrog, empresa fundada por ninguém menos que o visionário Peter Molineux (de "Black & White" e "Fable"), "Theme Park" foi um grande marco nos anos 90 e recebeu versões para mais de cinco plataformas diferentes, incluindo PC, Super Nintendo, Mega Drive, Sega Saturn e outros.

O jogo trazia toda a complexidade da administração e gerenciamento de um parque de diversões, com gráficos coloridos, muitas opções de customização e, ainda, a possibilidade de brincar em suas próprias atrações. A nova versão para o DS é, basicamente, uma conversão fiel ao jogo original, com algumas novidades (e exclusões). E embora isto seja garantia de diversão e nostalgia para quem já conhecia o original, será que ele também é capaz de agradar os novos jogadores?

Parque temático é coisa séria

Como em qualquer jogo de simulação/tycoon, em Theme Park DS, seu objetivo é lucrar. Conseqüentemente, você poderá investir em novas atrações e tornar seu parque cada vez mais atraente ao público. Antes de começar, você já se depara com uma novidade: desta vez, é preciso escolher um entre quatro guias, que lhe dão dicas de administração no decorrer do jogo. Em seguida, você deve escolher um país para construir seu parque - inicialmente, apenas a Inglaterra está disponível.

A dificuldade do jogo varia para cada país, devido uma série de fatores, como a economia local, interesse das pessoas em parques temáticos, pode de aquisição da população, clima, número de habitantes etc. No entanto, independentemente do país escolhido, você pode optar em aumentar ou diminuir o grau de dificuldade e, ainda, limitar a simulação às tarefas mais simples.

Em seguida, você tem acesso ao terreno onde seu parque será construído. No começo, as atrações são escassas e modestas, como balão pula-pula ou escorregador. Para ter acesso a novas atrações, é preciso investir dinheiro em pequisa.

O mesmo vale para aprimoramentos técnicos em brinquedos já disponíveis (que diminuem os riscos de problemas operacionais e aumentam a quantidade de usuários simultâneos), treinamento de funcionários (que ganham mais agilidade e eficiência) e melhorias no sistema de transporte gratuito para visitantes.

Tão frustrante quanto um carrossel

Um dos aborrecimentos do original que se repete aqui é a dificuldade de ter acesso às montanhas-russa. Se atração é a primeira que nos vem em mente quando pensamos em parques de diversão, por que disponibilizá-la apenas após adquirir uma dezena de atrações pouco interessantes?

Os guias estão sempre auxiliando o jogador a tomar decisões e indicando o momento certo para aumentar ou diminuir o preço do ingresso ou de determinados estabelecimentos, como restaurantes. Contudo, eles também podem ser bastante irritantes, pedindo para você procurar por uma criança perdida (que raramente você a encontra) ou alterar o preço de um mesmo produto repetidamente.

Após atingir a meta de lucro de um estágio, você tem a possibilidade de continuar jogando ou vender seu parque e partir para um outro país. Embora a última opção seja a ideal, para que você possa dar continuidade ao jogo, no próximo estágio será preciso recomeçar seu parque do zero - a frustração é inevitável. Se ao menos houvesse a possibilidade do jogador manter parte das atrações conquistadas, o progresso seria mais justo.

Apesar do aspecto infantil, "Theme Park DS" pode ser muito difícil e complexo. Escolhendo a simulação completa, em vez da limitada, você deve comprar ações na bolsa para aumentar sua renda e, ainda, precisa se preocupar com a mercadoria disponível, para que não faltem produtos em seus estabelecimentos. Nos modos e fases mais difíceis, algumas horas de jogo serão perdidas até você "pegar o jeito". Afinal, uma decisão mal planejada e você terminará no vermelho.

"Theme Park DS" pode parecer um pouco limitado, se comparado aos títulos mais recentes, com a mesma temática. O clássico "Rollercoaster Tycoon", por exemplo, oferece mapas irregulares em 3D contra mapas totalmente planos, quatro ângulos de câmera contra um, além de customização e administração mais completa. No entanto, não se trata de uma comparação justa, visto que "Theme Park" foi o precursor deste subgênero dos jogos de estratégia.

Um clássico intocável

A versão miniaturizada de "Theme Park" não poderia ter sido melhor convertida. Tudo funciona perfeitamente como no original: a stylus faz uma ótima substituição do mouse e o uso das duas telas para a apresentação simultânea de seu parque e dos menus, não poderia ser melhor. Estes, aliás, ganharam cara nova e estão muito práticos, informativos e amigáveis.

Embora seja possível movimentar a câmera para os lados e para baixo com a própria stylus, nada acontece se você aproximar a canetinha do canto superior da tela. Se não fosse por um pequeno e inexplicável problema, seria possível jogar "Theme Park DS" apenas com a stylus. Alguns pequenos bugs também incomodam, mas não chegam a atrapalhar o andamento do jogo. O mais comum deles acontece quando um visitante de seu parque prende-se a algum objeto, sem nenhum motivo aparente, e você não consegue retirá-lo.

Infelizmente, a opção de brincar em suas próprias atrações, que no original apresentava animações em 3D pré-renderizadas, foi excluída. Graficamente, porém, o jogo é exatamente como era nos anos 90: em 2D, sem um pixel a mais ou a menos e com as mesmas animações sutis e divertidas. Uma peça rara aos saudosistas.

CONSIDERAÇÕES

"Theme Park DS" é um exemplo de conversão de qualidade. Além de trazer tudo que o original já tinha de melhor, apresenta menus aprimorados e faz um ótimo uso das duas telas do portátil. Apesar de persistirem alguns problemas do original, garante diversão e desafio para todos os jogadores. Para os fãs do original, é um título indispensável.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    Theme Park (DS)

    35 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Electronic Arts
    Lançamento: 20/03/2007
    Distribuidora: Electronic Arts
    Suporte: 1 jogador
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host