UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

WarioWare Touched!

22/02/2005

da Redação
A Nintendo surpreendeu muita gente com "WarioWare", uma coletânea de dezenas de micro-games. A idéia era simples, mesmo que diferente: pequenos desafios com duração de meros segundos, arremessados um a um em ritmo frenético - Quem brincou sabe como a fórmula é capaz de prender a atenção por hora. Agora é a vez do Nintendo DS ter sua versão do jogo.

"WarioWare: Touched!", como o nome indica, se aproveita da tela sensível do portátil. Com exceção de uma pequena série de micro-games que utilizam o microfone, o jogador dependerá apenas da caneta stylus para arrastar, picar, puxar e rodar uma variedade de objetos em 180 desafios.

E agora, para algo completamente diferente...

Essas atividades são extremamente variadas e malucas. Jogadores irão fatiar legumes que passam voando, varrer pequenas criaturas, assoprar apitos (usando o microfone), cutucar gatinhos, escrever caracteres japoneses, assoprar deuses, fazer carinho em cachorros... tudo usando um visual que mistura elementos psicodélicos com realismo. Parece estranho? Espere só até testar pessoalmente.

Fãs da série não vão se surpreender com a fórmula que é virtualmente igual à do original: você deve completar uma série com cerca de 15 desafios e um chefe, liberando novos conjuntos de micro-games. Depois de liberar todos os conjuntos você completa a coleção de atividades repetindo os desafios até conseguir todas, e luta para conseguir placares altos para liberar alguns extras.

Mais é menos

Mas apesar da mecânica geral dos micro-games ser imediatamente familiar aos donos do primeiro "WarioWare", a nova versão decepciona por alguns pequenos problemas. O uso exclusivo da caneta e do microfone faz com que os games sejam menos variados em relaçào ao original - isso sem contar que eles também chegam em uma quantidade menor. Com o alto número de personagens, é muito fácil liberar todos logo na primeira sentada, o que faz parecer exageradamente curto.

É verdade que a fórmula de "WarioWare" permite que eles sejam jogados indefinidamente, mas é difícil não se decepcionar ao liberar tudo tão rapidamente, e ainda sentir que o game é menos variado. O título tenta compensar o fato oferecendo um número grande de extras a serem destravados - alguns curiosos, mas, no final das contas, menos recompensadores que "Dr. Wario" e "Jump Forever". É especialmente triste ver que o conceito de multiplayer que fez a estréia na versão para GameCube foi completamente ignorado aqui.

Opção sinistra

Vale notar que a empresa adicionou uma opção especialmente feita para canhotos, facilitando a operação do jogo independente da mão que o jogador use. Isso apenas faz com que algumas fases progridam da esquerda para direita ao invés do contrário - mas faz uma grande diferença para quem usa a outra mão.

CONSIDERAÇÕES

Quem comprou um DS atraído pelas duas telas e a caneta provavelmente não resistirá à tentação de "Touched!" - e possivelmente vai gostar do game, mesmo que fique um pouco decepcionado ao compará-lo com o original. Com "WarioWare: Twisted!" trazendo maior variedade e um sensor de movimento ao Game Boy Advance apenas algumas semanas depois, quem tiver mais paciência fará um melhor negócio esperando pelo outro título.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    GALERIA

    WarioWare Touched! (DS)

    19 imagens

    FICHA TÉCNICA
    Fabricante: Nintendo
    Lançamento: 14/02/2005
    Distribuidora: Nintendo
    Suporte: 1 jogador
    RecomendadoAvaliação:
    Recomendado

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host