UOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos onlineUOL Jogos - Tudo sobre games e Jogos online
UOL BUSCA

DS

05/11/2009 - 08h40

Nintendo estuda uso de rede 3G para DSi

da Redação

Reprodução

Nintendo DSi depende de acesso Wi-Fi para acessar a internet

Nintendo DSi depende de acesso Wi-Fi para acessar a internet

Em uma declaração feita ao jornal Financial Times, Satoru Iwata, presidente da Nintendo, revelou o interesse em trazer uma estratégia similar à utilizada pela Amazon para o Kindle (aparelho para a leitura de livros em formato eletrônico) no Nintendo DSi.

"Estou interessado porque é um novo modelo de negócios em que o jogador não arca com os custos de comunicação", afirmou o executivo. Chamada WhisperNet, a rede 3G usada pelo Kindle para a distribuição de seu conteúdo sem custo adicional, pois já está embutido no valor cobrado na compra do aparelho.

A iniciativa tornaria o Nintendo DSi um sistema constantemente conectado, algo que o rival PSP não faz, e sistemas como o iPhone só tornam possível mediante o pagamento das taxas de transferência de dados. De acordo com Iwata, "somente pessoas que possam pagar milhares de ienes ao mês [em assinaturas de telefone celular] podem ser clientes do iPhone. Isso não combina com os consumidores da Nintendo porque fazemos produtos de entretenimento".

Esta manobra poderia chamar a atenção de mais clientes em potencial da linha DSi, principalmente em se tratando daqueles desprovidos de redes sem fio em casa. No entanto, o executivo afirma que existem mais fatores a serem levados em conta: "na realidade, se fizéssemos isto, o custo do hardware cresceria, e consumidores reclamariam da Nintendo aumentando os preços, mas é uma opção para o futuro".

O console brasileiro Zeebo também faz uso de uma rede 3G própria. Assim, o usuário pode comprar jogos por download sem precisar de internet.

Compartilhe:

    Receba Notícias

    JOGOS ONLINE

    Shopping UOL

    UOL Jogos no TwitterMais twitters do UOL
    Foots - Jogo social online para Orkut
    Hospedagem: UOL Host